4 dicas instrutivas para aprender a costurar

Olhar para algumas peças e pensar "eu que fiz" traz um sentimento bastante agradável. É possível desenvolver o dom da costura, basta ter o desejo e começar. Veja como.

1,902 views   |   4 shares
  • Quando temos o real desejo de aprender qualquer coisa, pode acreditar, nós conseguimos. Temos uma capacidade enorme de aprendizagem e um intelecto capaz crescer sempre, lógico que as aptidões das pessoas são diferentes, alguns tendem para os trabalhos manuais enquanto outros são mais voltados para atividades lógicas; porém isso não quer dizer de forma alguma que aqueles que têm talento para atividades de raciocínio lógico não são capazes de fazer trabalhos manuais de excelente qualidade. Basta querer e acreditar.

  • A costura é uma arte. Através dela é possível desenvolver peças maravilhosas para vestuário e decoração. A união de uma agulha, linha, tecidos e mãos para o trabalho é que desenvolvem este lindo conceito de costura.

  • Se você tem o desejo de iniciar já é um grande começo, tenha fé, acredite, você pode conseguir. Mãos ao trabalho.

  • 1 – Há alguns conceitos de costura. As costuras feitas de forma manual, ou seja, sem o auxílio de uma máquina de costura e também aquelas que utilizam este maquinário. Para produção de peças maiores e com melhor acabamento a máquina de costura é a mais indicada, uma vez que faz o processo de forma mais rápida, garante pontos simétricos e mais resistentes.

  • Para mais informações sobre diferentes máquinas de costura, clique neste link.

  • 2 – Procure ter o contato com uma máquina de costura. Pegue um pedaço de pano qualquer para sentir o funcionamento dela. Procure controlar a aceleração e fazer algumas vezes linhas retas em um pedaço de tecido. Desta forma você estará mais familiarizada com seu funcionamento e poderá partir para algumas peças mais fáceis.

  • 3 – Já que teve o contato com a máquina você pode partir agora para a confecção de uma peça simples. Como por exemplo, uma almofada totalmente fechada. Para isso escolha o tecido de sua preferência e adquira também o enchimento dela. Meça no tecido o tamanho que escolher e risque no avesso do mesmo. Corte dois quadrados do mesmo tamanho e junte-os e deixe a parte do avesso para o lado de fora, o melhor agora é prender as duas partes com alfinetes para que não se movam quando for passá-la na máquina. Costure três lados na máquina de costura em linha reta, coloque o enchimento, faça um acabamento para que assim possa costurar o quarto lado do quadrado. Prontinho, você já terá confeccionado uma peça. Por mais simples que ela possa parecer, isso já lhe dará um estímulo maior para seguir adiante.

  • Advertisement
  • Assista ao vídeo acima que ensina como fazer uma almofada de retalhos.

  • 4 – Há vários vídeos na internet que ensinam a confecção de outras peças lindas. Agora que já conhece um pouco e está mais familiarizada com o uso da máquina de costura você pode tentar acompanhar através destes vídeos e confeccionar peças mais fáceis com o uso de moldes e medidas. Uma outra opção bastante interessante também nesta fase é fazer um curso de corte e costura para aprimorar seus conhecimentos.

  • Aos poucos, com determinação, você conseguirá confeccionar peças lindas e irá aflorar mais um talento para sua alegria.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

4 dicas instrutivas para aprender a costurar

Olhar para algumas peças e pensar "eu que fiz" traz um sentimento bastante agradável. É possível desenvolver o dom da costura, basta ter o desejo e começar. Veja como.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr