Mães, pães e peixes: Como usar o milagre da multiplicação

Como este valioso ensinamento de Cristo pode ajudar a nós mães a preencher as várias exigências e realizar o milagre da multiplicação em nossas vidas.

Megan Wallgren

Uma vez uma vizinha com menores e menos filhos me perguntou, “Como você faz tudo?” Eu ri. Meu segredo? Eu nem sequer chego perto de fazer tudo.

Eu confesso que uma vez eu esqueci de levar minha filha para o mesmo compromisso agendado e reagendado no dentista três vezes. A secretária estava pronta para me amarrar à cadeira. É raro você encontrar minha cama feita. E nunca abra um armário na minha casa sem uma mão estendida para pegar os itens que vão cair e uma perna pronta para parar os copos no chão.

As mulheres têm muitos papéis a cumprir. Somos mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, conselheiras, criadoras, trabalhadoras, voluntárias e muito mais. Nós não podemos esperar ser capazes de cumprir todos estes papéis com perfeição – especialmente, todos ao mesmo tempo. Só de pensar nisso já sobrecarrega.

No entanto, eu tenho um segredo para atender às necessidades de todas as pessoas que eu cuido. É o milagre da multiplicação.

Um dos milagres mais conhecidos que Jesus Cristo realizou no Novo Testamento foi alimentar uma multidão com alguns pães e peixes. Costumamos olhar para este milagre como um testamento ao poder e divindade de Cristo. No entanto, olhando mais profundamente, eu percebi que esse milagre tem uma aplicação real para a vida das mães, e todas as mulheres, hoje em dia. Às vezes parece que temos literalmente uma multidão para cuidar. Cristo pode nos ajudar a preencher as várias exigências feitas a nós e realizar o milagre da multiplicação em nossas vidas.

Advertisement

Tenha compaixão dos que precisam de você

Crianças podem ser muito carentes. (Adultos também). Seja seu próprio filho, ou uma criança que você sabe que precisa de amor e atenção, não os ignore. Cristo não disse àqueles que se reuniram para ouvi-lo para ir a outro lugar para satisfazer sua fome. Ele não pensou no tempo e problema que isso seria para Ele. Ele teve compaixão e procurou uma maneira de atender às necessidades da multidão.

Conte com a ajuda de outros

Embora você deva responder à chamada daqueles que precisam de você, não há como fazer tudo por conta própria. Cristo não apenas transformou pedras em pão, apesar de que Ele poderia ter feito isso. Ele perguntou o que havia disponível na multidão e usou aquilo. Não tenha medo de precisar dos outros. Peça ajuda de amigos próximos para cuidar de seus filhos, quando necessário. Peça conselhos às mães e avós. Deixe maridos, pais e irmãos assumirem projetos. Expresse seus sentimentos e troque ideias com suas irmãs.

Dê o que você tem

Não fique tentada a reter. Ofereça tudo o que puder. É aqui onde o milagre da multiplicação entra. O jovem no meio da multidão pode ter pensado, “O que são alguns pães e peixes, entre uma multidão?” Mesmo assim ele os ofereceu. Você pode pensar: “O que eu posso dar não vai fazer a diferença.” Cristo irá torná-lo suficiente. Ele não vai fazer tudo correr perfeitamente para você e aqueles sob seu cuidado, mas Ele vai garantir que você tenha as coisas que você mais precisa e mais um pouco. Cristo alimentou a multidão e ainda levou cestas cheias depois.

Deixe Cristo lhe multiplicar

Você pode não ser o melhor para acalmar bebês chorando, conversar com adolescentes, fazer jantares saudáveis ou aconselhar um amigo com problemas. Mas se você tentar, Cristo vai tornar você em mais do que você é. Ele vai tornar você na mãe que fortaleceu, na amiga que entendeu, na irmã que salvou. Nós não podemos esperar fazer isso todos os dias. Cristo não alimentou a multidão cada vez que Ele ensinava. Quando for importante, Ele nos ajudará a ser fortes para aqueles que precisam de nós.

Não tente viver de acordo com uma ilusão mítica de uma supermãe. Ninguém pode fazer tudo. Sempre haverá consultas perdidas e armários bagunçados. Com Cristo operando o milagre da multiplicação em nossas vidas, nós podemos fazer as coisas que mais importam.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Moms, loaves and fishes: How to use the miracle of multiplication.

Toma un momento para compartir ...

Megan Wallgren

Megan Wallgren is a freelance writer and mother of four energetic children.