9 estratégias para transformar o seu casamento

Veja como agir, diante das dificuldades, para não deixar que as situações se compliquem ainda mais.

Suely Buriasco

Certa vez ouvi alguém dizer que Deus devia ser muito bem humorado para permitir que duas pessoas tão diferentes viessem a se amar e formar uma família. Não sei se é questão de humor, mas certamente é muito sábio, afinal, como melhor aprender e se aprimorar que não pelas diferenças?

Sabe aqueles casais idosos que andam nas ruas de mãos dadas? Meus avós sempre andaram assim; doces lembranças. Muito provavelmente um deles teve a iniciativa de segurar a mão do outro quando saíam, com o tempo tornou-se um hábito agradável para os dois.

Pensemos em algumas estratégias que os cônjuges podem usar para superar desentendimentos e transformar o casamento numa doce e alegre convivência.

1- Toque mais

Tocar carinhosamente seu cônjuge é uma aproximação física e emocional, que não precisa ter tempo ou hora certa, pode acontecer a qualquer momento em que estejam juntos. Um simples gesto que é capaz de demonstrar a importância dele em sua vida.

2- Esbanje afeto

Afeto se manifesta de muitas formas, seja na fala, em atitudes, nos gestos, na maneira de se expressar. Ser afetuoso com o cônjuge evita muitos pequenos conflitos que acabam se somando e desgastando a vida a dois.

Advertisement

3- Fale manso

Mais importante que aquilo que se fala é como se fala. A mansuetude é capaz de transformar o casamento porque tem o dom de tocar o coração dos cônjuges. Não sufoque seu descontentamento, não omita sua opinião, mas fale com mansuetude e humildade.

4- Pratique a gratidão

Quem dá valor às coisas boas, releva as ruins. Escolha agradecer sinceramente por tudo o que seu cônjuge representa em sua vida e evidencie o lado bom dele. Isso é motivador e vai fazer com que seu cônjuge deseje agradar você cada vez mais.

5- Compreenda mais e ataque menos

Também é forma de afeto a expressão da paciência, da compreensão e da tolerância para com o cônjuge. O problema da crítica é quando ela se torna contínua e sempre negativa. Buscar compreender melhor o cônjuge harmoniza e fortalece a relação.

6- Aceite incompatibilidades

É maduro aceitar que as pessoas são únicas e compreender as diferenças de personalidade do cônjuge, aprendendo a lidar com elas. Um casamento que termina por incompatibilidade denota inabilidade dos cônjuges em construir o consenso tão necessário na vida a dois.

7- Converse muito

O diálogo é a grande ferramenta para o entendimento dos casais. Diante de qualquer controvérsia e dúvida, conversar é sempre o mais indicado para não transformar acontecimentos em mágoas. Mas se a mágoa já existe, também é pela conversa que ela se dissolve.

Advertisement

8- Cultive o bom humor

O bom ânimo transforma qualquer ambiente, encarar as situações com bom humor é garantia de sucesso no casamento. Rir das dificuldades, de si mesmo e divertir-se juntos, além de ser medida inteligente, faz muito bem para ambos.

9- Saia da rotina

Rotinas combinadas são interessantes porque criam um ambiente satisfatório para o casal, mas precisam ser revistas sempre, para não cair no comodismo. Criar situações inéditas, propor ações diferentes ao cônjuge torna o casamento mais envolvente e feliz.

Como escrevi no artigo A relação vai mal? Transforme-a!: A ação diante de qualquer dificuldade é a melhor medida; se você deixar as coisas acontecendo à revelia elas só se complicarão mais.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.