19 atividades para ensinar crianças em idade pré-escolar em casa

Atividades simples realizadas em casa podem ajudar seu filho em idade pré-escolar a desenvolver suas capacidades físicas, mentais e sociais, além de prepará-lo para um ótimo desenvolvimento escolar e acadêmico.

47,999 views   |   133 shares
  • As crianças com idade entre 0 e 6 anos estão no periodo da pré-escola. Neste período as crianças passam por processos de transformações físicas e metabólicas. Esses processos são importantes pois estão relacionados à saúde do corpo e ao desenvolvimento cerebral e metabólico. Na pré-escola as crianças recebem estímulos que as ajudarão em seu desenvolvimento cognitivo, que envolve não apenas o aspecto físico, mas também ajudará na interação com outras pessoas e com o meio ambiente.

  • Explicarei rápidamente sobre o desenvolvimento cognitivo, para que você observe quão significativas e importantes são essas atividades.

  • Jean Piaget, um importante psicólogo, estudou a teoria cognitiva. Essa teoria diz respeito aos estágios de desenvolvimento da criança; se a criança tem um ótimo desenvolvimento cognitivo ela terá maior facilidade de aprender e ter sucesso em sua vida escolar e em todos os outros aspectos da vida (isso inclui capacidade de interagir significativamente com o meio, adquirir conhecimento e desenvolver a inteligência em qualquer fase da vida).

  • Por isso a importância de trabalhar o processo do desenvolvimento cognitivo por meio de estímulos internos e externos na fase pré-escolar. Ao estimular seus filhos você está dando a eles chances de, na idade escolar até a idade adulta, desenvolverem um melhor aprendizado. Ou seja, serem capazes de aprender com facilidade. "Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios." Jean Piaget

  • Como pai e mãe você tem a importante tarefa de tornar seu lar um ambiente favorável para o desenvolvimento cognitivo de seus filhos. No lar eles terão suas primeiras experiências sociais. Eles precisam de estímulos.

  • Yaro Ribeiro Granda em seu artigo da revista de saúde do estado de São Paulo no ano de 1981, fala sobre o pré-escolar. Ele diz que quanto mais frequentemente e mais adequados forem os estímulos, mais acelerado será o ritmo do desenvolvimento. Quando os pré-escolares estão em ambientes de pouco estimulo, ou nenhum, não apresentam facilidades para a aprendizagem.

  • O segredo para um bom desenvolvimento cognitivo e um ensino de sucesso se dá a partir da prática de atividades simples. Os pais são os principais responsáveis, juntamente com os educadores, por estimularem esse desenvolvimento.

  • As creches precisam estar adaptadas e capazes de promover esse ensino, porém nem sempre elas estão, portanto o sucesso e um bom desenvolvimento precisam começar em casa.

  • Advertisement
  • Estão abaixo algumas atividades que contribuirão para o desenvolvimento cognitivo e o sucesso no ensino de sua criança em idade pré-escolar em casa.

  • Atividades com exercícios físicos

    1. O primeiro exercício físico que uma criança precisa aprender na idade pré-escolar é o de levar o alimento à boca e mastigar, ou seja, comer. Uma alimentação saudável e balanceada ajudam muito no desenvolvimento físico dos seus filhos.

    2. Natação; o contato com a água é ótimo. Compre uma bacia ou uma piscina pequena e deixe a criança brincar lá por algum tempo. Sempre que possivel nade junto com ela.

    3. Balanço; faça um balaço e incentive ele (a) a se balançar, deixe ele (a) se sentir à vontade.

    4. Leve seu filho (a) ao parque e brinque com ele (a) de correr atrás da bola, você joga a bola e ele (a) corre para pegar.

    5. Ensine seus filhos a andarem de bicicleta.

    6. Dance com ele (a), ouvindo músicas clássicas ou músicas infantis que sejam do gosto da criança.

    7. Esconde-esconde; crianças de 3 a 5 anos adoram essa brincadeira.

  • Atividades para alfabetizar

    1. Jogos com os animais; compre bichinhos de pelúcia e brinque mostrando o animal e repetindo o seu nome em voz alta.

    2. Faça desenhos pontilhados com o formato das letras para eles completarem.

    3. Faça colagens.

    4. Quebra-cabeça; você pode cortar desenhos e fazer um quebra cabeça.

    5. Compre livrinhos de colorir.

    6. Leia livros com figuras em alto relevo.

    7. Cante músicas e os incentive cantar.

    8. Brinque com massinhas de modelar. Você pode encontrar várias receitas realizando uma busca na internet.

    9. Compre fantoches e dramatize uma história.

  • Atividades ao ar livre

    1. Leve seu filho ao zoológico com os amigos; mostre os animais e fale o nome de cada animal que vocês estiverem vendo.

    2. Realize piqueniques.

    3. Leve para ver o mar, aproveite e brinque na areia.

  • Sem sombra de dúvidas essas atividades serão de fundamental importância para o desenvolvimento de seu filho em idade pré-escolar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema é: Viva cada dia a dadiva do presente, faço o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

19 atividades para ensinar crianças em idade pré-escolar em casa

Atividades simples realizadas em casa podem ajudar seu filho em idade pré-escolar a desenvolver suas capacidades físicas, mentais e sociais, além de prepará-lo para um ótimo desenvolvimento escolar e acadêmico.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr