Você é um consertador ou um construtor?

O que há para se fazer com um corpo feito por Deus? Construir? Consertar? O que somos, construtores ou consertadores?

Kallie Dalley

“Este artigo foi originalmente publicado por Kallie Dalley no blog ‘Smitten by‘ e republicado aqui com permissão da autora, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Este é um post que tenho evitado. É que eu vou pirar quando apertar o botão de publicar, mas vou escrevê-lo de qualquer maneira, na esperança de que, talvez, apenas uma pessoa seja impactada pelas minhas palavras.

Eu tenho um distúrbio alimentar

Eu restringi o que eu comia a ponto de morrer de fome. Faço isso quando estou estressada, quando sinto que não estou no controle das coisas na minha vida, quando estou triste ou frustrada. Eu também faço isso quando comparo o meu corpo com o de outra pessoa. A maior parte da minha vida tenho lutado com o sentimento de nunca ser boa o bastante. Eu desejava ser perfeita e cativante, porque essas duas coisas andam juntas, certo? Durante anos, meu distúrbio alimentar foi alimentado por uma crença, uma crença de que eu nunca seria bonita o suficiente ou até mesmo apenas o suficiente para ser amada por alguém. Eu sabia que não estava bem para os padrões mundanos, mas eu sabia que podia ser magra e isto se tornou o que eu acreditei por 20 anos.

Dizem que leva de 7 a 10 anos para se sentir confiante o suficiente em dizer que está recuperado de um distúrbio alimentar. Estou há três anos apenas na minha recuperação e sinto como se uma eternidade estivesse à minha frente. Eu estou em um lugar muito melhor agora, mas todos os dias eu tenho que fazer escolhas para me manter saudável. Assim como com qualquer tipo de vício, existem gatilhos psicológicos que podem enviá-lo de volta ao caminho obscuro do qual você acabou de sair e com os transtornos alimentares não é diferente. Há gatilhos em todos os lugares e é desses gatilhos que eu quero falar neste post.

Um gatilho é algo que desencadeia um flashback, e transporta a pessoa de volta para o evento de seu trauma original.

Advertisement

Os gatilhos são muito pessoais; coisas diferentes se desencadeiam em pessoas diferentes. A pessoa pode começar a evitar situações que desencadeiam o flashback. Reagir a cada recapitulação, e o desencadear pode ter uma intensidade emocional semelhante à que foi no momento do trauma. Os gatilhos são ativados através de um ou mais dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Fiel a esta forma de pensar um dos meus maiores gatilhos é a visão. Sou ativada por fotos de pessoas que têm corpos magros, malhados, sexy, que são bonitas e parecem sentir-se suficientes e confortáveis em sua própria pele. Estas imagens me fazem ouvir todas as vozes das pessoas que zombavam de mim e que me chamavam de feia quando eu era jovem. Já ouvi pessoas dizerem que as imagens não são um gatilho e eu discordo disso. De fato, em tratamento, fomos aconselhados a não compartilhar fotos do nosso ganho ou perda de peso, porque é um gatilho forte para as pessoas. Também sou desencadeada pelas palavras ligadas a estas imagens. As imagens me enviam a um buraco escuro. Um buraco que eu nunca desejaria a ninguém. Estou compartilhando isso porque acredito que a consciência cria uma mudança. Quando nos tornamos conscientes, acho que optamos por ser um pouco mais gentis e atenciosos. Eu não estou me referindo a ninguém. Eu só quero que você pense sobre as fotos que você posta e os produtos que você promove.

Mensagens “Conserte”

Estas estão espalhadas em toda a mídia social através de campanhas publicitárias. Mensagens de conserto são encontradas em todas as revistas no balcão de embarque. Tenho certeza que você já as viu em todos os lugares. O anúncio que diz:

  • Perca 5 kg em 7 dias.

  • Tenha um abdômen liso e sexy com este treino de 10 minutos.

    Advertisement
  • Perca centímetros e fique com um visual deslumbrante.

  • Pareça 10 anos mais jovem.

  • Diga adeus à celulite.

  • Perca centímetros em menos de 45 minutos.

Estas frases atraentes são geralmente acompanhadas de uma foto de uma mulher linda, sorridente, feliz e com o corpo perfeito. Esses anúncios agora a prenderam com linha e anzol. Se você é como eu, inconscientemente, associa sexy, bonita, alegre e amável a uma aparência de modelos e quem não quer ser sexy, bonita, feliz e amada? As empresas sabem disso e é por isso que elas anunciam desta forma. Elas sabem que você quer a felicidade, beleza e sensualidade que estão vendendo, e contam com o fato de você querer se parecer com a pessoa na foto. Elas fazem você se sentir incompleta, que precisa de reparos e buscará a solução rápida que estão vendendo.

Advertisement

A minha pergunta é o que acontece se nossos corpos nunca forem parecidos com aqueles? O que acontece quando não encontramos a felicidade que estávamos procurando? O que acontece quando a solução rápida acaba sendo apenas isso… Uma solução rápida? Veja esses exemplos:

  • A cirurgia plástica aumentou em 446% na última década.

  • 92% desses procedimentos são realizados em meninas e mulheres

  • A maioria desses procedimentos são para aumento de mama e lipoaspiração.

  • Utah tem a maior quantidade de cirurgiões plásticos per capita no país

    Advertisement

Somos uma sociedade de gratificação instantânea e faremos o que for preciso para obtê-la e as estatísticas irão dizer-lhe tudo o que você precisa saber.

Achamos que estamos quebrados.

Achamos que precisamos de reparo.

Achamos que não somos suficientes.

Achamos que a felicidade está nas coisas e números.

Advertisement

Mais alguns fatos

  • 71% das mulheres relataram isolamento da vida cotidiana, incluindo a escola, a intimidade, as atividades físicas por causa da vergonha do corpo.

  • 60% das mulheres relatam ser “revoltadas” por seus corpos.

  • Cerca de 10 milhões de mulheres nos Estados Unidos são diagnosticadas como anoréxicas ou bulímicas.

  • Outras 25.000.000 lutam com uma desordem de compulsão alimentar.

  • Anorexia traz a maior taxa de mortalidade entre todas as doenças mentais.

    Advertisement

Entregamos à indústria da beleza e dieta, milhões de dólares todos os anos e fazemos isso em nome da felicidade e da chamada saúde. Nós compramos estas porcarias. O que estamos secretamente dizendo aos nossos amigos e entes queridos é que precisam mudar e corrigir seus próprios erros. Estamos dizendo a eles que não são suficientes na maneira como são – “você precisa pesar 10 quilos a menos”; “você precisa sumir com essas estrias; aquelas rugas fazem você parecer mais velha; aqueles pneuzinhos são repugnantes; você não é sexy, suas coxas encostam uma na outra”. Quando inadvertidamente vendemos essas mensagens, estamos contribuindo para a epidemia de vergonha do corpo que está correndo solta em nossa sociedade. A felicidade nunca será definida por um número, que pode ser o tamanho da sua calça, seu peso ou dinheiro no seu banco. A saúde nunca será encontrada pulando uma refeição, ou comendo 500 calorias por dia. A felicidade será encontrada quando você joga fora todas as noções de que precisa ser consertada, alterada ou melhorada. Sua saúde vai ser encontrada quando você criar hábitos alimentares saudáveis, exercitar-se e honrar seu corpo e não mudá-lo, e quando você parar de bater-se mental e emocionalmente por todas as coisas que você não é. Moderação em todas as coisas é algo pela qual tento viver.

Peço-lhe para mudar a conversa, para mudar o foco sobre o que são beleza e felicidade. Peço-lhe que pense em como você se sente sobre si mesmo, seu corpo e procure a verdade de por que isso acontece. Estaríamos bem com as nossas filhas fazendo as mesmas escolhas que temos em relação à forma como tratamos e vemos nossos corpos? Meus filhos eram a força motriz por trás da minha busca por ajuda e tratamento para anorexia e eu nunca desejaria que minha filha ou qualquer pessoa trilhasse o caminho pelo qual tenho andado. Eu olho para a minha filha e para as pessoas, e a última coisa de que precisam é serem consertados. Eles precisam de asas. Eles precisam saber que são lindos, inteligentes, capazes, bravos, corajosos, gentis, generosos e pessoas atenciosas. Os corações das pessoas mudam o mundo, não o número de seu peso ou a ausência de rugas. O mundo quer que você seja perfeito, mas as pessoas que você ama só precisam que você esteja presente. Eles precisam que você perceba que é adorável e suficiente do jeito que você é.

Se você está na indústria da dieta ou da beleza, peço-lhe que realmente pense sobre as mensagens que está compartilhando e promovendo. Você está contribuindo para a correção destas mensagens que são tão proeminentes na nossa sociedade? Você está usando fotos que objetificam as mulheres? Você está promovendo o seu negócio com poucas histórias de sucesso extremo? Se você respondeu sim a qualquer destas perguntas eu lhe peço para reavaliar seus motivos. Essas coisas afetam as pessoas de forma negativa, se é sua intenção ou não é algo para se pensar. Você sempre será livre para escolher, mas você não está livre das consequências de suas escolhas.

Se eu posso deixá-lo com qualquer coisa é isto: Você não precisa ser consertado. O mundo é que precisa de conserto.

Vamos parar de promover o perfeito e começar a promover o saudável, porque saudável pode ser em todas as idades e de todas as formas, pesos e tamanhos.

Advertisement

Não vamos ser o consertador que tem que corrigir a base quebrada, sejamos os construtores que o fazem forte desde o início.

Toma un momento para compartir ...

Kallie Dalley

Kallie is the creator of Smitten By. She is a mom to three kiddos and has been married to Mr. Dalley for 10 years now. She is a warrior for women everywhere. Striving to help them live happier, healthier lives, by uplifting, inspiring and empowering their why's. You can find her sharing her story of her battle with an eating disorder at www.smittenby.net.