Esqueça os sentimentos: Amor Real é uma escolha deliberada

O amor não acontece simplesmente, tampouco deixa de acontecer simplesmente. Amar ou não amar é uma escolha.

Seth Adam Smith

_Este artigo foi originalmente publicado no blog “Sethadamsmith.com” e republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger

Minha esposa e eu nos conhecemos desde o colégio, mas não namoramos até muito mais tarde. Com apenas uma semana de namoro, percebemos que estávamos loucamente apaixonados e queríamos nos casar.

Eu estava muito envolvido! Até sugeri um casamento espontâneo e instantâneo em Las Vegas. (Sério.) Kim, no entanto, foi um pouco mais prática sobre a coisa toda. Queria ter tempo para planejar tudo.

Senti-me decepcionado. “Nós somos tão diferentes”, eu disse. “Você gosta de planejar, enquanto eu gosto de ser espontâneo.”

Os olhos de Kim se arregalaram. “Eu posso ser espontânea!”, Ela disse, apressadamente. “Eu posso ser totalmente espontânea. Você apenas tem que me avisar com antecedência quando você quer ser espontâneo, e vou anotar em minha agenda…”

Advertisement

Lancei-lhe um olhar estranho. Ela estava totalmente séria! Claramente, Kim não entendeu o significado de espontaneidade.

Por engraçado que possa parecer quanto mais eu penso sobre essa conversa, mais percebo que planejar amar alguém ou escolher amar alguém, é realmente uma das coisas mais bonitas sobre o amor.

Eu ouvi dizer que o verdadeiro amor é um compromisso incondicional com uma pessoa imperfeita.

É verdade.

Quando todas as borboletas já se foram do estômago e o dia do seu casamento torna-se uma memória distante, você vai descobrir que se casou com alguém que é tão imperfeito quanto você. E seu par, por sua vez, virá a saber que você tem problemas, inseguranças, lutas, peculiaridades e odor no corpo tão reais quanto os dele!

Advertisement

Em seguida, você vai perceber que o verdadeiro amor não é apenas uma eufórica e espontânea sensação – é uma escolha deliberada – um plano para amar um ao outro no melhor e no pior, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. Claro, você não escolhe por quem vai se sentir atraído, mas você definitivamente escolhe por quem vai se apaixonar e (mais importante) por quem você vai permanecer apaixonado.

Nossa sociedade coloca muita ênfase nos sentimentos. Somos ensinados que devemos sempre segui-los e fazer o que nos faz felizes. Mas os sentimentos são muito inconstantes e fugazes. O amor real, por outro lado, é como a estrela do norte nas tempestades da vida; é constante, certo, e verdadeiro. Sempre que estamos perdidos e confusos, podemos encontrar força no amor que escolhemos.

Além disso, a vida já nos oferece muita espontaneidade: rejeição, perda de emprego, mágoa, decepção, desespero, doença, e uma série de outros problemas. Nós simplesmente não podemos abandonar o navio cada vez que encontramos uma tempestade em nosso casamento. O amor verdadeiro envolve a resistência às tempestades da vida juntos.

Vovô e Vovó Adams

Quando minha avó estava na casa dos cinquenta, ela foi diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença degenerativa que prejudica a capacidade do corpo de se comunicar com seu sistema nervoso. Dentro de poucos anos, vovó tinha perdido a capacidade de andar e estava confinada a uma cadeira de rodas. Vovô, que era então um chefe de polícia, precisou aposentar-se dois anos antes do previsto, a fim de cuidar dela. Ele a ajudou a fazer tudo – desde o serviço da casa, até visitar o médico, bem como ajudá-la com os remédios e a tomar banho.

Ao falar sobre a minha avó, meu avô disse certa vez à minha mãe, “Dói-me vê-la assim. Você sabe, quando eu me casei eu pensei que tudo seria um mar de rosas. Eu nunca imaginei que eu teria que ajudá-la a mudar de cateter a cada dia. Mas eu faço isso e eu não me importo, porque eu a amo.”

Advertisement

O amor é muito mais do que um sentimento aleatório, eufórico. E o verdadeiro amor nem sempre é macio, bonito e fofinho. Mais frequentemente do que não, o amor verdadeiro tem suas mangas arregaçadas, sujeira e gordura manchada em seus braços, e suor escorrendo por sua testa. O verdadeiro amor nos pede para fazer coisas difíceis – perdoar uns aos outros, apoiar os sonhos um do outro, confortar nos momentos de tristeza, ou cuidar da família. O verdadeiro amor não é fácil e não é como no dia do casamento, mas é muito mais significativo e maravilhoso.

Recentemente, deparei com esta frase maravilhosa: “Ninguém se apaixona por escolha, mas por acaso. Ninguém permanece apaixonado por acaso, mas por trabalho. E ninguém deixa de amar por acaso, mas por escolha.”

Sempre que minha esposa e eu nos deparamos com um problema em nosso casamento fazemos o possível para escolher o amor. Embora ele certamente não seja perfeito, o amor que compartilhamos hoje é mais real e mais maravilhoso do que qualquer coisa que eu poderia esperar.

Assim, qualquer que seja tempestade espontânea que chegue a nosso caminho, eu penso em continuar a amar minha esposa.

Se você realmente ama alguém (e esse alguém realmente lhe ama), comprometer-se com esse amor e traçar planos para ele pode ser um trabalho árduo.

Advertisement

Mas também traçar esses planos pode ser o trabalho mais gratificante de sua vida.

Toma un momento para compartir ...

Seth Adam Smith

Seth Adam Smith é um leitor ávido, escritor e um homem numa odisséia literal para publicar seus livros. Aprenda mais visitando seu website.