5 formas que filhos adultos machucam seus pais sem perceber

O que você está fazendo para iluminar a vida de seus pais idosos? Trazer um pouco de luz e felicidade em suas vidas vai deixar um legado de amor que seus próprios filhos vão imitar.

Gary and Joy Lundberg

A maioria das pessoas ama e aprecia seus pais. Não duvido disso. O problema é, os pais não saberão disso a não ser que você demonstre isso na forma como os trata. Às vezes, os filhos adultos podem trazer uma dor no coração aos pais sem perceber que o estão fazendo. Separamos as cinco principais maneiras que isso acontece. Se você é pai(mãe) de filhos adultos, você pode reconhecer algumas delas. Se você é o filho adulto, você pode acabar despertando. Como pais idosos, suas necessidades físicas podem mudar, mas a sua necessidade de seu amor nunca muda. Verifique se você está fazendo algumas destas coisas.

1. Você não liga muito para eles

O tempo voa, e você percebe que faz um mês desde a última vez que você ligou para seus pais para ver como eles estão ou para compartilhar o que está acontecendo em sua vida. Você pode estar pensando, bom, eles podem me ligar quando quiserem. Não há dúvida, os pais precisam ligar para seus filhos também.

Mas a questão é, eles não sabem o seu horário, e eles não querem interrompê-lo na hora errada. Ou eles não querem lhe incomodar com seus problemas. E mesmo assim, eles querem que você se importe. Você precisa tomar a iniciativa e ligar para eles, pelo menos algumas vezes. Até mesmo uma curta ligação para ver como eles estão. Pergunte o que eles fizeram naquele dia e compartilhe o que você está fazendo. Certifique-se de incluir boas notícias. Muitas vezes, as únicas notícias compartilhadas são as más. Saber o que acontece em pelo menos parte de sua vida lhes trará mais felicidade do que você pode imaginar. Se eles começarem a dar uma pilha de conselhos indesejados, basta dizer: “Obrigado pai, eu aprecio sua preocupação. Eu só estava pensando em você e queria saber como você está.” Não se esqueça de dizer: “Eu te amo.” Isso é música para os seus corações.

2. Você lhes pede dinheiro

Alguns filhos só ligam quando precisam de dinheiro. Não faça isso. Na verdade, nunca peça dinheiro a eles. Você é um adulto e capaz de prover para si e para a família. Seus pais trabalharam duro para ter o que eles têm, e eles merecem mantê-lo para suas necessidades. Conforme suas vidas passam, eles não têm ideia de quais despesas terão pela frente. Eles precisam dessa reserva de aposentadoria para o desconhecido. É reconfortante para eles ter uma segurança. Conhecemos alguns filhos que já secaram todo o dinheiro de seus pais e, depois, quando chegou o dia em que os pais precisavam do dinheiro para viver, já não havia mais nada. Isso não é justo. Não peça dinheiro aos seus pais. Se você deve a eles algum dinheiro que você já tenha pego “emprestado”, pague-os de volta assim que puder. Carinhosamente ajude-os a proteger o que é deles. Eles precisam ser capazes de aproveitá-lo em seus últimos anos.

3. Você se esquece de seus aniversários

Os pais gostam de ser lembrados em seu dia especial. Não precisa ser uma celebração extravagante, apenas uma lembrança. Você sabe como você se sente quando recebe um presente deles. Eles não são muito diferentes. Eles também gostam. Descubra as coisas que eles gostam. Um jovem casal que conhecemos dá a seus pais um gift card para seu restaurante favorito, e eles realmente o apreciam. Se você não tiver dinheiro para um presente, você com certeza tem dinheiro para um cartão. Receber um cartão pelo correio de um filho que mora longe ilumina o dia de todos os pais. Um telefonema é ótimo também. Se você morar perto, passe em sua casa com um abraço e bons desejos. Demonstre que você está pensando neles, e lhes deseja um feliz aniversário. Você pode até acrescentar: “Eu com certeza sou muito grato por você ter nascido. Eu te amo, mãe.” Alguns filhos convidam a família para celebrar um aniversário especial. Fazer 70 anos é muito mais divertido quando você está cercado por aqueles que você ama.

Advertisement

4. Você não lhes oferece sua ajuda

Você pode estar pensando, ei, eu disse a meu pai para me avisar se tiver alguma coisa que eu possa fazer por ele, mas ele não me disse nada. Ele provavelmente está hesitante porque acha que você está muito ocupado, ou ele acha que você não estivesse falando sério. Que tal sugerir algo a ele? Olhe ao redor e veja as necessidades. As pessoas mais velhas são aconselhadas a ficar longe de escadas porque seu equilíbrio é debilitado, e é muito arriscado. Que tal oferecer para ir até a casa deles, subir nessa escada e limpar suas calhas de chuva? O filho de um amigo fez isso recentemente para seus pais, e eles ficaram muito gratos pela ajuda. Uma pequena ajuda sua pode significar muito para seus pais e fazê-los se sentirem amados.

5. Você não os inclui em seus eventos familiares

Eles não precisam ser incluídos em tudo, mas convide-os para os principais eventos. Eles querem ser parte de ocasiões especiais, como jantares de Natal, um batismo, uma apresentação de seu filho, casamentos ou férias. Deixe que eles desfrutem a alegria de estar com você e sua família, quando for possível. Às vezes, apenas um convite para o almoço de domingo em sua casa vai alegrar o dia deles. Se eles convidarem você e sua família para jantar, aceite o convite e apareça.

É isso que você quer?

Veja como você está tratando seus pais e pergunte-se se esta é a maneira que você quer que seus filhos o tratem quando crescerem. Eles estão aprendendo ao observar a maneira como você trata seus pais. É uma lição que eles não vão esquecer. Se você não está fazendo um bom trabalho, não é tarde demais. Você pode fazer uma mudança hoje mesmo. Comece pegando o telefone e ligando para seus pais agora.

Veja o novo e-book de Gary e Joy Lundberg “Call Wake-Up: What Every Husband Needs to Know” na amazon.com.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 ways adult children hurt their parents without realizing it

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email