3 segredos dos casais que possuem um casamento feliz

Conheça os segredos que alguns casais desvendaram para os casamentos felizes e estabeleça a felicidade na própria relação.

38,819 views   |   1 shares
  • Para escrever este artigo conversei com alguns casais, com mais de trinta anos de casados, que se dizem muito satisfeitos com suas escolhas. São pessoas que admitem suas imperfeições e as do cônjuge; que contam muitos desafios na jornada de evoluir juntos e que concluem que são, verdadeiramente, felizes juntos.

  • Dessas divertidas e reflexivas narrativas pude entrever os seguintes segredos de tamanha harmonia conjugal:

  • 1- Admiração

  • Foi muito rico observar o quanto um cônjuge admira o outro, claro que a admiração está relacionada ao amor, mas eu me refiro ao quanto demonstram esse sentimento. Falam com tanto amor das qualidades, exaltando seus cônjuges de forma sincera e meiga. Quando perguntei sobre os defeitos de suas "caras-metades" citaram alguns, como quem fala de algo sem grande importância. Chamados a falar das famosas dificuldades que todo casal enfrenta no casamento, relataram que a vontade de estar bem com o outro é um elemento fundamental para a adaptação necessária. Dos problemas fizeram desafios e lidam com eles sempre da melhor maneira possível.

  • 2- Guardar a intimidade

  • Muito claro ficou também que esses casais têm vida social ativa; convivem com amigos, familiares de um e de outro, colegas e tudo mais, no entanto, guardam assuntos e atitudes só para eles. Enquanto conversavam comigo eu percebia uma constante troca de olhares, uma descarada cumplicidade nas palavras e nos gestos. Uma piscada aqui, uns sorrisinhos marotos ali entregando a intimidade de cada casal e a forma cuidadosa como a mantêm. Falaram na importância de construir rotinas juntos e de quebrá-las de vez em quando; ressaltaram o quanto é revigorante cultivar momentos únicos, só deles e vivenciá-los com afeto e alegria. Mas e como eu insistia em perguntar das dificuldades de convívio, notei algumas piadinhas que, claramente, denunciavam um código que só eles entendiam.

  • 3- Comprometimento

  • Parceria é a palavra chave! Para falar de comprometimento em minhas palestras gosto de contar essa fábula sobre a diferença de compromisso e comprometimento: num projeto de omelete entre uma galinha e um porco, a galinha entra com o ovo, isso é compromisso; o porco entra com o presunto, ou seja, com a própria vida, isso é comprometimento. O que eu observei naqueles casais felizes foi um comprometimento genuíno e franco entre os cônjuges, uma promessa recíproca de confiança, desvelo e doação de si mesmos. São muito seguros de terem escolhido um ao outro e vivem por manterem-se unidos sempre. Para viverem em harmonia e cultivarem os bons sentimentos dessa união não medem esforços e assume a responsabilidade que lhes compete, cada um fazendo a sua parte para que a relação flua e provoque satisfação em ambos.

  • Advertisement
  • Muito se fala nas dificuldades do casamento, no entanto, muito mais há para ser dito da alegria de ter uma companhia amorosa para transformar divisões em multiplicações. A grande questão é que muitos acreditam que se há amor, necessariamente, o casamento dá certo, desconsiderando o poder desse sentimento na transformação de quem o possui. Por experiência própria e nas entrevistas que fiz, pude ter ainda mais assegurada a concepção de que quem ama é capaz de desenvolver outros sentimentos fundamentais no relacionamento a dois, tais como: tolerância, paciência, compreensão e respeito.

  • Segredos revelados; agora é só aplicá-los!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: http://www.suelyburiasco.com.br

3 segredos dos casais que possuem um casamento feliz

Conheça os segredos que alguns casais desvendaram para os casamentos felizes e estabeleça a felicidade na própria relação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr