Mantendo o espírito de Natal no lar o ano inteiro

Quer vivenciar a beleza do Natal todos os dias? Este artigo traz 4 chaves para que isso seja possível.

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Os shoppings começam a ser decorados, as luzes ganham mais espaço, as guloseimas de Natal ocupam as prateleiras dos supermercados, o coração fica mais caridoso e sentimentos mais doces tomam as pessoas. Isso indica que o Natal está se aproximando. Aquele dia especial, onde as crianças esperam pelo tal presente, todos colocam as melhores roupas e se deliciam com as comidinhas que mais gostam. O Natal realmente é uma época de alegria.

Podemos antecipar tudo isso contando histórias sobre o Natal, suas simbologias e lendas. Fazendo em família um calendário com contagem regressiva para o grande dia ou trabalhando juntos na construção de uma árvore de Natal personalizada. Ou qualquer atividade que possa fortalecer a união e desfrutarmos dela por mais tempo, enfatizando a verdadeira razão da nossa comemoração.

Comemoramos o nascimento de Jesus, a personificação de todas as qualidades que o ser humano almeja, ou deveria almejar. Nosso símbolo de compaixão, generosidade, bondade, paciência, amor, humildade, respeito, afetividade, desprendimento material, e todas as outras virtudes que são representadas por Aquele que nasceu trazendo alegria.

Somos levados a agir como Ele, passamos a agir com mais amor copiando todas as qualidades que Jesus nos ensinou. Exemplo disso são as campanhas contra a fome, auxílio humanitário, doações, trabalhos voluntários, entre outras caridades que ganham muitos adeptos nessa época do ano. Famílias ficam mais unidas, na noite de Natal solucionam ou simplesmente decidem por esquecer as desavenças e recomeçar. Recomeçar significa começar novamente, colocar um ponto final no que se deve, esquecer o que passou e escrever algo novo. O Natal representa isso, pois também antecede o fim do ano velho e o começo de um novinho em folha. Mas não precisamos esperar pelas festividades de dezembro para recomeçarmos. Coloquemos em prática em nossa vida, começando por nossa casa, aquilo que acende e perpetua o espírito de Natal. Recomeçar é possível se começarmos a:

Perdoar

Não espere a noite de Natal para reconciliar-se com algum familiar. Resolva as diferenças imediadamente, instanteneamente. Não carregue esse peso. Perdoe, peça perdão. Uma paz enorme tomará conta do seu coração, a alegria que você sentiria só no dia de Natal poderá ser antecipada em seu lar.

Advertisement

Amar

Obviamente amamos nossa família. Nós sabemos disso. Mas nem sempre quem amamos o sabe. Abrace, beije, deixe bilhetes, faça cartas, prepare aquele prato que sua família tanto gosta, ou simplesmente diga que os ama. Do seu jeito demonstre seu amor cotidianamente, não espere a noite de Natal para discorrer um lindo discurso. Lembre-se “Quem não demonstra seu amor, não ama.” William Shakespeare

Cuidar

Tome conta dos seus. Zele por eles, zele para que não sofram, zele para que tenham alegria, zele para que tenham atenção e se divirtam. Só você sabe exatamente os cuidados que seu lar e seus amados necessitam para que tenham paz e alegria. Pratique esses cuidados. Expressar seus cuidados fazendo atividades salutares com seus filhos e sendo atencioso com seu cônjuge pode ser um belo início.

Relevar

Perdoar e relevar são atos que caminham juntos. Porém, ao relevar não chegamos à fase do perdão, pois relevamos antes. Releve a bagunça de brinquedos e as roupas desarrumadas, evitando assim gritar ou brigar. Brigar por coisas simples e banais é pagar um valor muito alto por algo simples e banal. Perdoar um atraso aqui, relevar um esquecimento ali, não tirará sua autoridade, apenas manterá em seu lar o espírito de tolerância que tanto queremos.

Verbos tão simples, mas que resumem, juntos ou indivualmente, o que só o Natal proporciona. Mas por que não vivenciamos tudo isso nos outros dias do ano? Talvez porque não relevamos, não cuidamos, não amamos e não perdoamos, o que torna inviável o renascimento e o recomeço.

Aproveite a beleza do Natal, seus enfeites, sua magia, a união que isso promove e reflita como manter essa harmonia depois que os fogos de artifícios apagarem e dias comuns nascerem em sua casa. O espírito de paz, hamornia, tolerância e a alegria que desfrutarmos diariamente passarão a ser motivos de comemoração nas festas de final de ano. Viva o Natal todos os dias, você já tem os melhores presentes.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.