10 maneiras de destruir sua própria felicidade

A vida é muito curta para não ser feliz, mas acredite ou não, normalmente nós somos os culpados por destruir nossa própria felicidade. Aqui estão 10 maneiras de destruir sua própria felicidade.

Megan Shauri

Você conhece o ditado: “Eu sou o meu pior inimigo?” Bom, é verdade. Você pode ter relacionamentos significativos e amorosos com os outros, ter uma grande carreira e parecer ter tudo dando certo para você, mas mesmo assim não ser feliz. Há hábitos nos quais você pode cair que podem estar destruindo sua própria felicidade. Coisas que você pode nem perceber que está fazendo. Aqui estão algumas coisas que eu me peguei fazendo que só me trazem sofrimento e não felicidade.

1. Comparação

Hoje em dia, é extremamente fácil comparar-se com os outros. As mídias sociais, muitas vezes, apresentam todas as realizações surpreendentes dos outros. A realidade é que dificilmente alguém coloca o que realmente está acontecendo em sua vida na mídia social. É fácil postar uma foto do que parece ser o dia perfeito, enquanto do outro lado da câmera seus filhos estão fazendo birras, seu cônjuge está bravo com você e você acabou de receber uma má avaliação no trabalho. Por favor, não caia na armadilha de que a vida de todo mundo é melhor que a sua. Todo mundo é diferente, todo mundo tem diferentes desafios, sucessos e fracassos. Conte suas próprias bênçãos e realizações.

2. Zonas de conforto

Oh, zonas de conforto, a área na qual queremos viver e nunca mais sair. Elas são tão aconchegantes e familiares, mas geralmente o que nos impede de ser ainda melhor. O que nós queremos geralmente está um pouco além da nossa zona de conforto. Você está disposto a se sujar, quebrar seus limites e até mesmo sentir-se desconfortável por vezes para alcançá-lo? Talvez a grama realmente seja mais verde… Fora da nossa zona de conforto.

3. Preguiça

Deixar-se levar por sua zona de conforto é preguiça. É natural ser preguiçoso, mas é prejudicial para o progresso e crescimento. Estar ocupado realmente ajuda as pessoas a fazer mais em um dia. Obriga-nos a estruturar nosso dia e planejar as coisas que sabemos que precisam ser feitas. Quando temos o dia todo para completar uma tarefa, é natural adiá-la com o pensamento de que mais tarde chegaremos nela, e então, antes que você perceba, o dia acabou e você não concluiu sua tarefa. Tente adicionar estrutura ao seu dia. Nossos corpos prosperam na rotina, então levante-se no mesmo horário todos os dias, enfrente as tarefas mais difíceis em primeiro lugar, e certifique-se de ir para cama em um horário definido a cada noite.

4. Dívida

Estar em dívida pode realmente afetar nossa felicidade. Problemas financeiros podem levar ao estresse, preocupação e até mesmo problemas conjugais. Pare de comprar as coisas a crédito, faça uma reserva e reserve dinheiro para emergências. Isto é muito mais fácil dizer do que fazer, mas se você for capaz de fazer isso, você terá um enorme fardo tirado de seus ombros.

Advertisement

5. Fofoca

A fofoca é como comida gordurosa. Você sabe que é ruim para você, você sabe que vai prejudicar sua saúde, mas é tão bom. Pode ser viciante querer saber o que está acontecendo na vida de outra pessoa, especialmente se a notícia for impertinente. Nem importa se é verdade ou não, quando ouvimos algo sobre alguém nos faz sentir melhor sobre nossas próprias vidas. Infelizmente, isso traz negatividade, quebra confiança e ao longo prazo prejudica todos os envolvidos.

6. Duvidar de si mesmo

Duvidar de si mesmo pode destruir sua confiança. Quando duvidamos de nós mesmos, isso nos faz questionar as nossas decisões e torna impossível seguir em frente. É importante acreditar em si mesmo e em suas decisões. Tire um tempo para pesquisar, aprender e reunir informações sobre suas decisões, mas uma vez que você as tomar elas são suas e duvidar de si mesmo só está impedindo que você progrida.

7. Medo

O medo é outro traço incapacitante que pode destruir a nossa felicidade. É saudável ter medo – até certo ponto. Ele nos impede de fazer atividades perigosas, mas se você deixá-lo controlar sua vida, ele pode impedir-lhe de viver. Se tivermos medo de tentar, então nunca vamos tentar nada. Pode doer quando você falhar, pode lhe derrubar e fazer você se questionar, mas o importante é ser capaz de levantar e não deixar que o medo o impeça de tentar novamente ou tentar pela primeira vez.

8. Desculpas

Ninguém gosta de ouvir desculpas, mas todos parecem ser realmente bons em criá-las. As desculpas são uma forma de validar os seus defeitos e erros. Talvez você deva parar de falar e começar a ouvir. Quando alguém oferece conselhos em vez de apenas descartá-los com uma desculpa, deixe que a informação entre, pense sobre ela e veja o que acontece.

9. Relacionamentos ruins

Pode ser difícil reconhecer quando estamos em um relacionamento ruim. É geralmente mais fácil para pessoas de fora verem o que um relacionamento está fazendo com você. Confie em seus amigos. Se eles estiverem preocupados com você ou vendo uma mudança para pior, pode ser por causa das pessoas com quem você está saindo. Dê uma boa olhada em si mesmo. Você é a pessoa que quer ser quando está perto deles? Você recomendaria suas decisões a um amigo? Se não, talvez você precise sair disso enquanto ainda pode.

Advertisement

10. Preocupação

A preocupação pode ser o que está impedindo a sua felicidade. Se estamos constantemente preocupados com o que poderia acontecer no futuro, isso nos impede de desfrutar do nosso presente. Quando um problema ocorre, certifique-se de estar preparado para lidar com isso e seguir em frente. Não passe as suas horas, dias e semanas se preocupando com algo que pode nunca acontecer. É um desperdício de tempo.

Para muitos, sentir-se feliz parece ser uma batalha para a vida toda. No entanto, basta dar uma olhada em algumas das escolhas que fazemos em nossas vidas e alcançar a verdadeira felicidade pode ser mais fácil do que você pensa.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 ways you are ruining your own happiness.

Toma un momento para compartir ...

Megan Shauri

Megan Shauri se formou em Antropologia com mestrado em Psicologia. Ela mora em Salt Lake City e é mãe de gêmeos.