3 passos para um pedido genuíno de desculpas

Pedir desculpas é mais que dizer “me desculpe”, deve trazer junto o sentimento e atitude adequados. Veja como fazer.

4,313 views   |   shares
  • Este artigo foi originalmente publicado no blog "365 days of Pinterest" e republicado aqui com permissão da autora Nicole Burkholder, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • Acabamos de voltar de um retiro de casais em Aliso Viejo no condado de Orange, organizado pela nossa igreja. Foi um deleite ficar longe de nosso trabalho, das crianças e da vida em geral por 24 horas e se concentrar em nosso relacionamento! Eu costumo postar sobre o casamento no primeiro dia do mês, mas como eu sabia que este retiro estava chegando, eu queria compartilhar um pouco do que aprendi com todos vocês! A última sessão desta manhã foi sobre aprender a arte de se desculpar. Por que aprender como pedir desculpas corretamente?

    • Porque você vai precisar fazê-lo.

    • Desculpar-se é a ponte para a reconciliação.

    • Haverá consequências se não o fizer.

  • Admito de bom grado e prontamente que no nosso casamento, eu sou quem mais precisava desta sessão. Sou péssima em pedir desculpas. Ou eu não peço, simplesmente, ou eu ofereço as palavras sem a sinceridade que deveria ir com elas. Se eu puder me lembrar destes três passos para um verdadeiro pedido de desculpas, eu sei que quando eu ferir alguém posso ter a certeza de curar corretamente essa relação.

  • 1. Remorso e arrependimento

  • Simplificando, esta é a parte "Sinto muito" de pedir desculpas. Isso precisa ser combinado com a atitude de coração correta. Todos já instruímos os nossos filhos a dizer a alguém que sentem muito e isso foi feito com palavras não muito sinceras.

  • Um pedido de desculpas duro nada mais é que um segundo insulto.

  • Ele também precisa ser mais do que apenas: "Eu sinto muito." Um pedido de desculpas deve incluir o reconhecimento do que foi feito para prejudicar a outra parte. Ele precisa ser específico e não vago. Por exemplo, "Me desculpe, eu falei com você naquele tom de voz rude e desrespeitoso e eu não deveria ter reagido daquela maneira." Por último, o seu pedido de desculpas oferecido deve ser dado sem nada esperar em troca. Esperar que a outra pessoa siga o seu pedido de desculpas com seu próprio pedido, não é um verdadeiro pedido de desculpas.

  • Advertisement
  • 2. Responsabilidade

  • O próximo passo é provavelmente o mais difícil. Aceitar a responsabilidade por uma injustiça significa que você tem que se humilhar e dizer essas três pequenas palavras: "Eu estava errado." Ui! É preciso coragem para dizer essas palavras! Isso não significa que você é fraco! É necessário confiança e maturidade. Uma pessoa imatura vai fazer o que puder para passar a culpa ao outro. Além disso, ninguém jamais morreu sufocado por engolir seu orgulho.

  • 3. Reconciliação

  • Depois de expressar remorso (me desculpe) e aceitar a responsabilidade (eu estava errado), o último passo é conciliar. Isto é expresso ao dizer: "Você me perdoa?" É o próximo passo na restauração da confiança quebrada em um relacionamento. Você não está apenas dizendo as palavras "você vai me perdoar?", você está dizendo: "Você é importante para mim. Eu me importo com o nosso relacionamento. Eu me importo em remendar o que está quebrado mais do que eu me preocupo com o meu orgulho." Com o tempo você chega ao ponto de, na verdade, pedir perdão, se você tiver feito os passos um e dois da maneira correta, o perdão provavelmente será rápido e prontamente dado.

  • E você? Você é bom na arte de desculpar-se? Ou você tende a deixar as coisas como estão e ignorar a situação até que você ache que o problema se foi?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Nicole é esposa, mãe de 3 garotos, cristã, professora de piano. Possui um filho autista e ensina seus filhos em casa através de homeschooling.

3 passos para um pedido genuíno de desculpas

Pedir desculpas é mais que dizer “me desculpe”, deve trazer junto o sentimento e atitude adequados. Veja como fazer.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr