Preparando seu filho para cirurgia

Seja para uma amigdalectomia ou algo mais sério, preparar a criança para a cirurgia irá incentivar a cura e aproximação entre vocês.

2,071 views   |   shares
  • Um dos maiores fatores de estresse para os pais é quando os nossos filhos têm que passar por procedimentos cirúrgicos. Minhas experiências com cirurgia infantil cobrem uma grande variedade - desde pequenas coisas como abertura de vias lacrimais para nosso caçula quando ele tinha 1 ano de idade até uma cirurgia de coração muito complicada em nosso terceiro filho quando ele tinha apenas uma semana de idade.

  • Obviamente, não havia muito que pudéssemos fazer para preparar os nossos filhos para suas cirurgias por causa de suas idades, mas quando nossa filha de 12 anos removeu suas amígdalas, fizemos o nosso melhor para ter certeza de que ela estava pronta. Seja para uma amigdalectomia ou algo mais sério, ajudar seu filho a sentir-se preparado para uma cirurgia irá ajudá-lo a curar mais rapidamente, e pode até mesmo transformar a experiência em algo que irá ajudar o seu relacionamento a crescer. Veja como:

  • 1. Faça um tour pelo hospital

  • A cirurgia pode ser assustadora e trazer muitas emoções. Se possível, vá para o hospital com antecedência e leve seu filho em um tour. Ajude-o a se familiarizar com as pessoas que ele pode conhecer e os lugares que ele possa ficar. Muitos hospitais infantis oferecem aulas de pré-cirurgia. Essas aulas são frequentemente oferecidas para cirurgia geral e também para tipos mais específicos de cirurgias. Seu hospital terá também, provavelmente, "especialistas de vida da criança", que são treinados para ajudar as crianças a estar mental e emocionalmente confortáveis antes e depois da cirurgia.

  • 2. Explique os "porquês" e "comos" da cirurgia

  • Pesquise o procedimento de seu filho e pergunte ao cirurgião, de antemão, coisas como o tempo médio de cirurgia, o que provavelmente vai acontecer durante a cirurgia, tempo de internação hospitalar, o tempo médio de recuperação, medicamentos necessários e os resultados esperados. Então, reserve um tempo para sentar-se com seu filho e explicar exatamente porque ele precisa ter o procedimento feito e o que vai acontecer. Explique a anestesia, e ajude seu filho a entender que ele não vai sentir a cirurgia. Seja honesto de uma maneira apropriada à idade, dando ao seu filho a oportunidade de fazer perguntas e expressar suas preocupações.

  • 3. Faça um "cartaz da cirurgia"

  • Para ajudar seu filho a se sentir o mais pronto possível para a cirurgia, criem um pôster da cirurgia juntos. Anote ou desenhe o período de tempo do grande dia e o que irá acontecer em termos simples. Como seu filho não poderá comer ou beber antes da cirurgia, ajude-o a desenhar ou cortar imagens de alguns alimentos que ele gostaria de desfrutar depois da cirurgia. Desenhe ou tire foto de todos os itens que ele vai querer com ele antes e após o procedimento - um cobertor favorito ou bicho de pelúcia, fotos de família, chinelos confortáveis, música ou algo que ele goste. Inclua onde você e o resto da família vão estar durante a cirurgia. Faça o cartaz colorido e único, e incluam afirmações positivas e expressões de como a cirurgia irá fazê-lo sentir-se melhor eventualmente.

  • Advertisement
  • 4. Peça aos seus amigos e familiares para contribuir com uma "caixa de melhoras"

  • Antes do grande dia, compile secretamente uma caixa de melhoras contendo cartões, fotos e cartas de familiares e amigos. Você pode até mesmo incluir um pequeno brinquedo novo ou livro. Revistas, Sudoku, livros de palavras cruzadas e livros de desenho também podem ajudar as crianças mais velhas a vencer o tédio que provavelmente vai experimentar durante a recuperação. Após a cirurgia, assim que você sentir que seu filho está pronto, surpreenda-o com a caixa. Sentir o apoio e preocupação daqueles ao seu redor vai ajudá-lo a curar mais rapidamente.

  • 5. Mostre paciência e amor

  • Passar por um procedimento cirúrgico, mesmo que seja pequeno, pode ser muito difícil. Acima de tudo, o seu filho precisa do seu amor. Faça mostrar-lhe amor uma prioridade. Gaste tanto tempo quanto possível com ele enquanto ele se recupera. Massagens, chamegos e conversas ininterruptas podem ser tão úteis para a sua recuperação quanto medicamentos e descanso.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Preparing your child for surgery.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

An Idaho native, Deborah Goodman is an editor, writer, and mother of four now residing in Springville, Utah.

Preparando seu filho para cirurgia

Seja para uma amigdalectomia ou algo mais sério, preparar a criança para a cirurgia irá incentivar a cura e aproximação entre vocês.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr