Festas de final de ano e conflitos familiares: Como conciliar?

Reflexões sobre a importância de conciliar conflitos familiares para não comprometer a alegria do encontro da família nas festividades de final de ano.

4,065 views   |   2 shares
  • Sempre que o final de ano se aproxima muitas pessoas me perguntam como agir, pois não podem isolar-se da família, mas não se dão bem com esse ou aquele familiar. Procuro alertar que conflitos familiares são normais e, desde que gerenciados a tempo, não chegam a tomar proporções que atrapalhem os encontros familiares. No entanto, entendo que quando as pessoas não se dão bem o ano todo, não é pelo período de festas que poderão, magicamente, tornarem-se amigas.

  • Caso você esteja vivendo uma situação assim, pensemos em algumas sugestões para, apesar disso, você manter o bom humor nas comemorações:

  • 1- Esclareça mal-entendidos

  • A grande maioria dos desentendimentos familiares tem origem em mal-entendidos, porque as pessoas se magoam antes de esclarecer melhor as coisas. Então a comunicação se deteriora e o desentendimento toma maior vulto. O diálogo é a melhor forma de resolver contendas, assim, sempre que possível, busque esclarecer os acontecimentos com respeito e afetividade, lembrando-se de ouvir o outro com atenção e sem julgamentos.

  • 2- Reveja a sua posição

  • Conflitos não resolvidos geram mágoas que restringem muito a visão de alternativas diferentes, procure observar melhor se o seu orgulho não está impedindo você de reconhecer a sua responsabilidade no problema. É importante notar que o conflito pode ter tido origem na atitude do outro, no entanto, quando o desentendimento perdura, ambos passam a alimentar o conflito, porque ninguém briga sozinho. Assim é importante que você analise francamente o que pode estar fazendo para desconstruir essa situação. Claro que não depende só de você, mas você se sentirá muito melhor cumprindo a parte que lhe cabe para, ao menos, amenizar o problema.

  • 3- Seja gentil

  • A boa educação não depende de qualquer condição externa, assim, mesmo que o relacionamento entre você e seu familiar esteja complicado, jamais deixe de se comportar de forma educada e gentil. A gentileza é capaz de romper barreiras aparentemente intransponíveis e todos saem ganhando com isso. Mesmo que você chegue à conclusão que o melhor é afastar-se dessa pessoa, faça-o de forma educada, evite comentários negativos e trate-a com todo o respeito.

  • 4- Supere mágoas

  • Interessante essa frase que ronda a internet anonimamente: "Perdoar não significa concordar com o ato errado; perdoar significa ser livre de um peso que você não fez nada para merecer". Claro que para alcançar essa tranquilidade é importante ter feito o máximo para resolver a situação e estar, sinceramente, com a consciência tranquila. Entender o perdão facilita a superação das mágoas e ameniza o desconforto nos encontros inevitáveis.

  • Advertisement
  • 5 - Comemore

  • É muito triste quando conflitos entre familiares comprometem o bem-estar de toda a família em datas tão importantes. Mas não precisa ser assim, você pode participar das festividades com o coração leve, valorizando a presença dos familiares queridos e colocando os problemas em segundo plano. Não se trata de fingir que nada aconteceu, isso não lhe causaria paz, mas de sinceramente encarar que não vale a pena estragar a festa e, então, colocar-se emocionalmente longe do familiar difícil.

  • Para conciliar conflitos familiares com as festividades de final de ano vale muito despender algum esforço em prol da harmonia familiar, afinal Natal e Ano Novo são datas que inspiram o amor, a paz e a renovação. Aproveite o ensejo!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: http://www.suelyburiasco.com.br

Festas de final de ano e conflitos familiares: Como conciliar?

Reflexões sobre a importância de conciliar conflitos familiares para não comprometer a alegria do encontro da família nas festividades de final de ano.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr