Ajudando alguém com depressão

Depois de anos em depressão e tentar o suicídio, minhas experiências poderão ajudar quem passa por isso.

4,648 views   |   17 shares
  • Este artigo foi originalmente publicado no blog "On a literal odissey" e republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

  • Bem, essa é uma pergunta muito difícil de responder, porque a maior parte do tempo eu realmente não sei como ajudar a mim mesmo. A natureza da depressão é drenar a esperança e a energia do corpo, deixando-nos desamparados e sozinhos.

  • Dito isso, esse sentimento pode ser superado pela empatia e compaixão das outras pessoas.

  • Cerca de seis meses depois do meu casamento, eu comecei a passar por um episódio muito intenso de depressão. Parecia que uma espessa nuvem de tristeza se instalara em mim e comecei a afastar-me das pessoas - incluindo minha esposa, Kim.

  • Obviamente, Kim notou a diferença e tentou tudo o que podia para me ajudar. Mas eu insisti que eu não queria falar sobre isso, que eu não sabia o que fazer, que eu só queria ficar sozinho.

  • Um dia, Kim veio até mim e perguntou se poderíamos fazer uma caminhada. Eu dei um aceno de cabeça entediado e saímos de mãos dadas. Algum tempo depois enquanto caminhávamos, Kim disse o seguinte: "Seth, eu sinto que há algo dentro de você que quer mantê-lo longe de mim. Eu não sei como ajudá-lo", ela parou e colocou as duas mãos nas laterais do meu rosto. "Mas eu quero que você saiba que eu não vou a lugar nenhum, ok? Eu estou aqui com você. E mesmo quando você não consegue se amar, eu quero que você saiba que eu te amo."

  • Olhei para Kim. Lágrimas rolavam pelo seu rosto. Meu coração amoleceu e, de repente, a tristeza não parecia tão forte. Veja só, a depressão se desenvolve em sigilo, mas se encolhe com a empatia.

  • Obviamente, há uma linha tênue entre amar alguém e capacitar alguém. Após esse momento com a minha esposa, ainda precisávamos de muitas conversas sobre o que poderíamos fazer para lidar com a depressão e superá-la juntos. Mas a empatia foi o que abriu a porta para essas conversas. Quando me senti seguro, pude o abrir o coração e explorar opções de ajuda (profissional ou não).

  • A depressão se desenvolve em sigilo, mas se encolhe com a empatia. Se você conhece alguém que está lutando com a depressão, o melhor conselho que posso dar é amá-lo e ter empatia com sua dor. A empatia, juntamente com seu incentivo, vai abrir a porta para outras soluções.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Seth Adam Smith is an avid reader, writer and a man on a "literal" odyssey to publish his books.

Website: http://www.SethAdamSmith.com

Ajudando alguém com depressão

Depois de anos em depressão e tentar o suicídio, minhas experiências poderão ajudar quem passa por isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr