O suicídio é egoísmo?

Aqueles que buscam essa saída para a sua dor são egoístas? Será que não pensam nos outros? Será que não encontraram outro caminho para a sua dor? Podemos julgar?

Seth Adam Smith

Este artigo foi originalmente publicado no blog “On a literal odissey” e republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Em 2006, eu quase consegui acabar com a minha vida.

Seis meses depois, eu recebi uma carta de um amigo próximo. Eu meio que esperava que fosse uma carta de conforto. Não era. Ele estava sendo duro. Das muitas coisas que estavam escritas, só vou compartilhar duas frases: “Eu não posso acreditar que você tentou tirar sua vida. Como você pode ser tão egoísta?”

Segurei a carta com a mão trêmula, lembrei-me imediatamente de todas as cartas e bilhetes que eu havia escrito para minha família e amigos antes de tentar acabar com a minha vida. Nesses bilhetes, eu chorosamente expressava profundo pesar e remorso pelo que eu estava prestes a fazer. Mas a dor tornou-se tão insuportável que eu acreditava ser tóxico – que continuar minha existência seria realmente ferir a minha família e amigos. Eu sinceramente acreditava que o suicídio era a única maneira de acabar com a dor para mim e para todos os associados comigo.

É egoísmo?

E o que dizer das dezenas de milhares de pessoas cuja agonia emocional torna-se tão intensa que substitui seu inato, desejo natural de viver? São egoístas, por que são consumidas por uma dor que não vai embora? E as pessoas que tentam o suicídio como um grito desesperado por ajuda? São egoístas por precisarem de ajuda? É egoísmo sentir como se estivesse preso em um prédio em chamas e sua única saída é se atirar pela janela? É egoísmo esquecer como sua morte pode ferir os outros?

Advertisement

Eu honestamente não sei. Levei anos para dar sentido a minha própria condição médica. Como neste mundo eu poderia avaliar com precisão a situação de outra pessoa? A luta de cada pessoa é única e há muito que nós simplesmente não sabemos.

Mas aqui está uma coisa que eu sei:

Chamar alguém de egoísta não ajuda

Chamar alguém de egoísta por estar deprimido e ter pensamentos suicidas não irá ajudá-lo a se recuperar. E chamar alguém de egoísta por ter cometido suicídio não ajuda suas famílias e amigos a se recuperarem. Só incentiva a amargura, o ressentimento e a culpa.

Mas você sabe o que ajuda?

Empatia. Estender a mão e amar aqueles que estão sofrendo e estar ao lado daqueles que sofrem, é isso que importa. Essa é a coisa mais útil que qualquer pessoa pode fazer por outra.

A pessoa que me escreveu a carta e me chamou de egoísta quase me rasgou em pedaços. Suas palavras entraram em meu estômago como uma navalha. Eu não conseguia dormir. Eu estava consumido pela culpa e por um renovado sentido de autoaversão.

Advertisement

Cerca de uma semana depois, recebi outra carta, esta da minha irmã Shannon. Shannon é a mais velha dos irmãos e nasceu com uma forma leve de paralisia cerebral. Sua condição faz com que ela lute contra uma dificuldade de aprendizagem grave e tornou difícil para ela andar em linha reta. Shannon é tão gentil e inocente como uma criança e ela é uma das pessoas mais caridosas e amorosas que eu já conheci.

Aqui está parte da carta que Shannon escreveu-me:

“Seth… Continue impulsionando-se para frente. Sua família te ama muito. Não desista.”

Você pode sentir a diferença entre as duas cartas? A primeira me cortou o coração, enquanto a segunda me elevou. Fiquei tão tocado pela carta de Shannon que eu a carregava comigo aonde quer que eu fosse (está no canto da minha mesa agora). E “impulsionar” e avançar desde então se tornou meu próprio lema pessoal.

Já vi um monte de comentários e artigos que debatem se é ou não egoísmo o suicídio. Eu humildemente sugiro que você traga essas questões a Deus, o Médico dos Médicos. Ele é o único que entende perfeitamente cada situação única. E, em vez de chamar alguém de egoísta por estar deprimido ou suicida, eu gostaria de lhe pedir para chegar a essa pessoa em amor. Escreva-lhe uma carta e diga-lhe que você a ama e incentive-a para seguir em frente.

Advertisement

Aprendam da minha experiência: qualquer que seja a raiz do problema de alguém, a empatia é de grande valor para ajudá-lo a avançar.

… E ele nunca, nunca esquecerá.

Toma un momento para compartir ...

Seth Adam Smith

Seth Adam Smith é um leitor ávido, escritor e um homem numa odisséia literal para publicar seus livros. Aprenda mais visitando seu website.