5 exames médicos que toda mulher deve fazer

Sua saúde não é brincadeira. Não adie o que você pode fazer hoje para amanhã. Pode ser tarde demais.

Mayra Bitsko

A maioria das mulheres tem agendas lotadas – as crianças, o marido, trabalho e outros compromissos – e tendem a colocar a sua saúde de lado. Algumas mulheres presumem que desde que elas se sintam fisicamente saudáveis, não há nada para se preocupar. Elas continuam com suas tarefas a cada dia. Infelizmente, sentir-se bem nem sempre significa que você está saudável.

Em um ponto em minha vida, eu costumava ir a um exame físico anual sem falhar. Mas em algum lugar ao longo do caminho, eu interrompi a rotina e fiquei anos sem ir ao médico para um exame de rotina de corpo inteiro. Até que um dia, minha mãe reforçou o quanto era importante para mim agendar uma consulta. Estou contente por ter ouvido a minha mãe, porque na minha primeira consulta de volta, eu descobri alguns problemas de saúde que nunca havia suspeitado. Eu talvez não tivesse sido capaz de corrigir os meus problemas se eu esperasse mais. Independentemente de como estou me sentindo, todo ano eu programo meu exame físico anual. Eu escolhi ficar de olho no que está acontecendo com meu corpo antes que seja tarde demais.

É compreensível que uma agenda lotada possa impedir que você cuide de sua saúde. Mas você precisa se lembrar que você é tão importante quanto qualquer outra pessoa. E você merece viver uma vida saudável ao lado da família e amigos.

Aqui estão cinco exames médicos importantes que você deve fazer:

1. Mamografia

Embora as mamografias sejam oferecidas para mulheres com mais de 40 anos, existem circunstâncias especiais em que as mulheres em seus 20 e 30 anos estão tendo o exame feito. Eu já fiz alguns, e eu estou nos meus 30 e poucos anos. Se você sentir um nódulo em sua mama, vir uma erupção cutânea em desenvolvimento em um ou ambos os seios, sentir dor nos seios, ou houver descarga de sangue do mamilo, vá ao seu médico imediatamente. Não espere.

Advertisement

2. Papanicolau

Realizar um exame de Papanicolau anual pode ajudar o médico a detectar sinais de câncer de colo do útero e de ovário. Além disso, o exame pode detectar sinais da doença sexualmente transmissível chamada HPV (papilomavírus humano), o que pode levar ao câncer do colo do útero.

3. Colesterol

É importante verificar os seus níveis de colesterol. Uma quantidade excessiva de colesterol no seu sangue pode desenvolver placa, que irá comprimir a fluidez em seu fluxo sanguíneo. Com colesterol alto, você corre risco de doenças cardíacas.

4. Pressão arterial

A pressão arterial elevada é conhecida como a assassina silenciosa. Se você sofre desta condição e não a trata, você está colocando sua vida em risco de doença cardíaca ou parada cardíaca súbita. O estresse, o consumo excessivo de sódio, tabagismo e álcool podem contribuir para pressão arterial elevada.

5. Exame oftalmológico

Além de visitar seu oftalmologista para óculos de grau e/ou lentes de contato, você deve considerar pedir exames mais detalhados sobre os olhos e visão. Durante este tempo, este profissional especializado irá testar a saúde dos seus olhos e detectar se você está sofrendo de doenças oculares, como o glaucoma ou hipertensão ocular.

Uma vez por ano, não se esqueça de agendar uma consulta com seu médico para um exame completo – apesar de não sentir sintomas de nenhuma doença.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 health tests every woman should have.

Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.