Recuperando-se após uma infidelidade

Você se preocupa que seu casamento nunca vá cicatrizar completamente por causa de uma infidelidade? Não só pode o seu relacionamento ser recuperado, mas pode ser melhor do que antes.

18,433 views   |   22 shares
  • Como um conselheiro matrimonial em Denver, CO, recebo muitos casais que se sentam no meu sofá porque um dos cônjuges teve um caso. Na maioria das vezes, se ambos os cônjuges estão sentados no sofá, eles querem restaurar sua relação. Mas em muitos casos, os cônjuges que foram enganados não têm certeza se eles podem ou não seguir em frente com seus relacionamentos - ou nem mesmo se eles querem.

  • Se você foi traído, muitas vezes deve ter se perguntado como você pode ter certeza de que nunca vai acontecer de novo. Você quer saber como confiar em seu cônjuge novamente. Afinal, o seu companheiro foi um mentiroso tão convincente no passado, que você não sabe se será capaz de atravessar futuras mentiras.

  • Apesar da traição e de todas as perguntas, existem maneiras que você e seu cônjuge podem se recuperar da infidelidade e sair mais forte dela.

  • 1. Assumir responsabilidades

  • Sempre que há um caso, há quase sempre duas vulnerabilidades em curso: 1) algo no relacionamento o tornou vulnerável à traição, e 2) há uma vulnerabilidade em um dos parceiros para fingir e ser infiel. Devido a isso, há responsabilidade para ambos os parceiros assumirem. Você pode assumir a responsabilidade de olhar dentro do relacionamento para ver o que fez a relação vulnerável a essa situação, e você pode trabalhar para corrigir essa vulnerabilidade, agora e no futuro.

  • Isso não significa que a traição de seu parceiro é culpa sua. Muitos relacionamentos passam por dificuldades, e a maioria das pessoas atravessa esses momentos sem trair. O fato de seu cônjuge agir na vulnerabilidade da relação e ser infiel é 100 por cento responsabilidade dele - e seu cônjuge tem que assumir que a ação veio dele ou dela.

  • 2. Criar novas fronteiras

  • Fronteiras não só protegem, mas também enviam mensagens para outras pessoas sobre como tratá-lo. Como um casal, vocês precisam identificar maneiras de reparar limites quebrados e proteger seu relacionamento de influências externas. Isso significa que o parceiro que teve o caso precisa mostrar que ele ou ela está disposto a colocar o relacionamento em primeiro lugar. Isso significa parar a comunicação com a pessoa com quem teve o caso, dedicar mais tempo ao casamento e descobrir as muitas maneiras em que ambos têm permitido que influências externas venham antes de seu casamento.

  • Vocês também precisam criar novas fronteiras. É preciso deixar claro ao parceiro o que você vai e não vai aceitar no relacionamento, e deixar claro quais são suas expectativas daí em diante.

  • Advertisement
  • 3. Encontre a sua voz interior

  • Ninguém espera que o cônjuge tenha um caso. Mas em todos os meus anos de prática, eu posso contar em uma mão provavelmente os momentos em que um cônjuge ficou completamente surpreso que seu parceiro ou parceira estava tendo um caso. Na maioria das vezes, os cônjuges dizem que viram sinais, mas os ignoraram, ou dizem que tiveram suas suspeitas, mas não achavam que fosse realmente possível.

  • A verdade é que, se você realmente pensar sobre isso, você teve uma voz interior lhe dizendo o tempo todo que algo estava acontecendo. Talvez não fosse uma voz alta ou pode também ter sido fácil ignorar, mas se você olhar para trás, você verá que ela realmente estava lá avisando o tempo todo. E ouvir a mesma voz interior agora, lhe dará a direção para confiar em si mesmo e ver se o seu cônjuge está fazendo o trabalho necessário para proteger o seu relacionamento contra outro caso.

  • 4. Aprenda a amar novamente

  • Depois de assumir as responsabilidades, estabelecer limites e deixar sua voz interior brilhar, é hora de aprender a amar novamente. Isso significa que é hora de suavizar esses lugares internos que se tornaram insensíveis ou resguardados como resultado da infidelidade. Se o seu parceiro assumiu sua responsabilidade e se propôs de agora em diante proteger o relacionamento, definindo limites, é normalmente seguro deixar-se amar de novo - o que significa que você pode confiar em seu cônjuge com o todo coração novamente e começar a construir um novo relacionamento.

  • Lembre-se, no seu antigo relacionamento com seu cônjuge onde estava a vulnerabilidade, pois você não quer isso de volta. Você precisa fazer um novo relacionamento baseando-se nos pontos fortes que você aprendeu através do processo de cicatrização. De uma forma muito real, vocês se tornaram pessoas diferentes e estão aprendendo a amar um ao outro novamente. Ambos, você e seu relacionamento são melhores agora: porque você caminhou rumo a superar as vulnerabilidades dentro do relacionamento e dentro de si mesmo.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Recovering after infidelity.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.

Website: http://www.TheMarriageandFamilyClinic.com

Recuperando-se após uma infidelidade

Você se preocupa que seu casamento nunca vá cicatrizar completamente por causa de uma infidelidade? Não só pode o seu relacionamento ser recuperado, mas pode ser melhor do que antes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr