O que os Três Mosqueteiros e os conselhos familiares têm em comum

O lema dos Três Mosqueteiros, "Um por todos! Todos por um!", é um modelo para os conselhos de família.

Jen Savage

O conselho familiar é uma grande ferramenta no arsenal de um pai, porque é uma reunião para resolução de problemas, onde todos têm voz, onde a família pode unir-se em torno de um objetivo comum e onde a responsabilidade de criar um lar feliz pode ser compartilhada. O lema dos Três Mosqueteiros, “Um por todos! Todos por um!”, pode servir de modelo para a realização dos conselhos de família.

Joaquim, um pai e avô de uma grande família, manteve o conselho de família por mais de duas décadas. Ele sugere que os conselhos de família sejam parte de um padrão divino para a aprendizagem, para alcançar a concórdia, estabelecer planos de ação, criar e satisfazer as relações interpessoais.

Há inúmeros benefícios para os conselhos de família. Aqui estão alguns deles:

Contribuir

para o livre fluxo de ideias e discussões.

Estabelecer direitos iguais

Todos devem ter voz e direito de escolha.

Advertisement

Operar a paz do grupo

Algumas decisões podem necessitar de vários conselhos, outros apenas de um.

Melhorar o diálogo

Os pais, em vez de darem sermões, ouvem.

Escutar um ao outro

Os filhos tendem a ouvir quando se sentem ouvidos.

Unificar

Todos trabalham para um objetivo comum.

Inclusão

Envolve todos os membros da família que queiram ser incluídos e que estejam dispostos a contribuir.

Advertisement

Solução de conflitos

Ressentimentos podem ser compartilhados e resolvidos.

O que podemos discutir em um conselho de família?

Mudanças, as tarefas domésticas, questões financeiras e planejamento dos estudos são apenas algumas ideias que poderiam ser discutidos em um conselho de família.

Durante um recente recesso escolar, eu necessitava implantar regras e ser mais firme com a disciplina. Busquei o conselho de família. Como o conselho seria mais uma discussão sobre a disciplina do que um sermão, meus filhos se mostraram mais interessados. Depois de votar as regras e penalidades, postamos em um lugar visível para referência futura. Agora não me sinto mais como um policial em casa. Em vez disso eu, meu marido e nossos filhos, verificamos nosso comportamento em relação ao acordo mútuo sobre as regras da família. Nossa casa tornou-se mais pacífica como resultado da mudança de foco do “eu” para “um por todos e todos por um”.

Como começar?

É mais fácil do que você imagina estabelecer e manter os conselhos de família.

  • Escolha um tempo e lugar onde todos sejam capazes de se envolver de forma significativa.

    Advertisement
  • Tragam uma questão ou problema específico para ser discutido.

  • Empreguem os princípios democráticos a fim de conseguir um consenso.

  • Marquem o próximo conselho de família em comum acordo sobre data e hora.

Josué é pai de quatro filhos e desejava saber a expectativa deles sobre férias em família. Ele reuniu-os em um domingo à noite, quando todos os filhos podiam estar em casa. Cada um teve sua oportunidade de sugerir um destino para as férias. Anotações foram feitas e designações dadas para a pesquisa dos custos, e estabeleceu-se que estas informações deveriam ser compartilhadas no próximo conselho. Nesse ínterim, Josué ajudou as crianças a encontrarem informações online sobre os destinos que haviam escolhido.

No próximo conselho, todos votaram e depois de alguma discussão, um consenso foi alcançado. Em seguida, discutiram atividades que teriam durante as férias. Novamente atribuições foram feitas, as informações coletadas foram relatadas e uma votação realizada. Josué estava surpreso que seus filhos não quisessem passar uma semana inteira em um parque de diversões. Estavam interessados em variedade, mas também em descanso e diversão. O pai havia decidido unilateralmente pelo local e programação das férias da família em vez de aconselhar-se com sua esposa e filhos, se não fosse o conselho, as suas férias não seriam muito bem-sucedidas.

Advertisement

Manter conselhos de família cria seu próprio bando de mosqueteiros. A cooperação aumentará na medida em que se unirem em torno de um objetivo comum que é ganhar a confiança dos membros da família sobre as decisões que afetam a todos e compartilhar a responsabilidade de criar um lar feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original What the Three Musketeers and family councils have in common, de Jen Savage.

Toma un momento para compartir ...

Jen Savage

Jen Savage trabalha com planejamento de eventos e é a chefe de seu lar.