7 formas de realmente fazer a diferença no Natal

Espalhe um pouco de boa vontade neste Natal – sete formas que poderão tornar este Natal ainda mais especial para nós, mas especialmente para quem nos rodeia.

João Martins

“É natal sempre que deixar Deus amar os outros através de si… sim é natal sempre que sorrir para o seu irmão e lhe oferecer a sua mão.” (Madre Teresa de Calcutá)

O Natal é realmente maravilhoso. É nesta altura que vemos nossos corações se abrirem mais, tornarem-se mais caridosos e cheios de amor para com todos os que nos rodeiam. Enchemos as nossas casas com decorações, o cheiro torna-se mais doce, as crianças correm para a árvore de Natal e tentam adivinhar os presentes de cada um. No dia de Natal, vemos as famílias unidas à volta de uma mesa; nesta mesa um banquete as espera; não um banquete de comida, mas sim de paz, harmonia e de amor. No Natal nós abrimos o nosso coração ao mundo; como Charles Dickens afirmou:“[devemos] tentar honrar o natal no [nosso] coração e guardá-lo durante todo o ano”. Esta paz e alegria, que sentimos nesta época natalícia, podem ser alargadas a todo o ano, mas como podemos tornar este Natal ainda mais especial?

1. Criar um presente em vez de comprar

Esta é uma forma maravilhosa de tornar os presentes mais pessoais. Quando criamos algo, que até pode ser a caixa que envolve o que foi comprado, nós mostramos a essa pessoa que nós realmente gostamos dela, pois doamos o nosso tempo para criar o presente; ao fazer isto, tornamos um pequeno presente em algo bem mais especial.

2. Convidar vizinhos e amigos para uma celebração de Natal

Hoje em dia há cada vez mais pessoas a viver longe das suas famílias, principalmente devido ao trabalho. Essas pessoas, infelizmente, poderão passar o Natal sozinhas; então porque não convidá-las a vir celebrar o Natal com as nossas famílias?

3. Partilhar o Natal com uma família necessitada

Outras famílias não têm possibilidades para celebrar um Natal com mais conforto e fartura. O Natal é uma época de partilha e seria maravilhoso presentear essas famílias necessitadas com um banquete de harmonia, paz e amor, acompanhado com boa comida, doces e presentes para as crianças. Podemos convidá-las a vir partilhar esse banquete em nossas casas, mas se não temos essa possibilidade, podemos levar o Natal até elas.

Advertisement

4. Visitar a ala das crianças de um hospital para partilhar o nosso amor, dar presentes e apoio

Muitas crianças passam o Natal nos hospitais. Hoje em dia muitos hospitais e instituições organizam eventos, que aceitam voluntários, para levar o espírito de Natal às crianças. Não há nada mais gratificante e maravilhoso do que ver o sorriso alegre de uma criança e os seus olhos cheios de esperança.

5. Fazer voluntariado

A época de Natal também está cheia de oportunidades de voluntariado. Nos hospitais, como foi falado no ponto anterior, existem oportunidades para presentear os doentes, incluindo as crianças, com o espírito de Natal. Muitas instituições, como instituições onde vivem crianças e jovens, lares de idosos e, também, instituições de caridade em geral, aceitam voluntários para as suas ações durante esta época natalícia. Muitas dessas ações podem ser coros de natal, entrega de cabazes de alimentos às pessoas sem-abrigo ou pessoas que vivem sozinhas, como também ajudar em atividades de entretenimento.

6. Visitar amigos e familiares que não são visitados há muito tempo

O Natal também é a altura ideal para nos lembrarmos daqueles que não visitamos ou falamos há muito tempo; um familiar distante, um bom amigo. Devemos demonstrar a quem amamos, mas que, por alguma razão, não os contatamos muito, que nós nos lembramos deles e que os amamos.

7. Partilhar o que acreditamos

Se desejamos que este Natal seja diferente, então temos de compartilhar as “Boas Novas” com os outros através dos nossos atos, dos nossos investimentos e de um testemunho firme em Jesus Cristo. Ao fazermos isso, este poderá ser o melhor Natal de sempre!

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts