5 dicas para garantir um divórcio pacífico

Nem todos os casais vivem felizes para sempre. Se vocês decidiram pelo divórcio, faça-o da forma mais amigável e cordial possível. Aqui estão cinco dicas para ajudá-los.

1,161 views   |   2 shares
  • Nem todos os casais vivem felizes para sempre. Se vocês decidiram se divorciar, vocês não querem continuar com as brigas e discussões que vêm acontecendo no seu casamento - é por isso que vocês decidiram se divorciar, em primeiro lugar.

  • Como conselheiro matrimonial em Denver, CO, tenho visto centenas de casais que estão ainda brigando e discutindo anos após seu divórcio ter sido concluído. Uma coisa que eu aprendi ao longo de vários anos vendo esses casais (muitas vezes por ordem judicial) é que há certas coisas necessárias para garantir um divórcio pacífico.

  • 1. Um divórcio pacífico requer respeito mútuo

  • Depois de anos de brigas e, finalmente, decidirem pelo divórcio, é difícil pensar que você terá sentimentos ternos pelo seu ex novamente. Mas se você quer um divórcio pacífico, você vai ter que aprender a ter.

  • Eu sei, eu sei. Se vocês descobrissem como fazer isso, vocês provavelmente não teriam se divorciado, certo? Bem, é um pouco diferente. Você não tem que se apaixonar por seu ex de novo, mas você tem que respeitá-lo pelas coisas positivas que ele ou ela faz. Pense nisso desta maneira. Seu ex pode não ter feito tudo certo, mas há algumas coisas em que ele ou ela pode ter sido muito bom. Ainda que tudo o que você pode fazer é respeitar algumas coisas boas, já é bom o suficiente para começar.

  • 2. Um divórcio pacífico requer que você exorcize demônios e assuma bagagens do passado

  • Você pode culpar o seu cônjuge por as coisas que ele ou ela fez de errado, mas lembre-se que todo relacionamento tem duas pessoas. Assim, em vez de culpar o seu ex por tudo, olhe profundamente dentro de si mesmo e descubra as coisas que você fez e que contribuíram para o fim de seu casamento. Assumir essa "bagagem" vai ajudá-lo enquanto você tenta encontrar algum sentido de por que seu casamento fracassou, e isso irá ajudá-lo em futuros relacionamentos, certificando-se que você não está fazendo as mesmas coisas de novo.

  • 3. Pare de tentar fazer o seu ex lhe entender

  • As pessoas gostam de se sentir compreendidas; no entanto, quando há um divórcio, você pode garantir que esse conceito já voou pela janela lá atrás. Apenas aceite que seu ex não vai entender você ou ver o seu ponto de vista, e pare de tentar fazer isso acontecer. Não importa o quanto você torça o braço de seu ex ou fique bravo com ele ou ela, você não pode forçar o entendimento. Aceite isso e encontre coisas novas em que concentrar sua energia.

  • 4. Não procurar defeitos

  • Advertisement
  • É fácil procurar defeitos em alguém que você não gosta. Se você não gosta de alguém, então tudo que a pessoa faz é visto através de uma lente de insatisfação. Mas isso só cria mais raiva, ressentimento e sentimentos ruins entre você e seu ex. Depois de tanto tempo, os casais que têm sucesso em fazer um divórcio pacífico, perceberam que picuinhas não ajudam ninguém a ser pacífico ou feliz. Eles aprendem não se importar demais com coisas como deixar as crianças acordadas até um pouco mais tarde ou (ainda) não verificar o correio de voz.

  • 5. O divórcio verdadeiramente pacífico requer perdão

  • Lembra-se quando o seu cônjuge envergonhou você diante de sua equipe de trabalho? Ou como ele ou ela esqueceu seu aniversário e culpou a você? Bem, agora você está se divorciando, não há necessidade de manter essas coisas. Tenha a coragem de perdoar para que você possa olhar para frente e para um futuro melhor.

  • Perdoar o seu ex é, talvez, o mais difícil para a maioria das pessoas: porque, na maioria das vezes, o seu ex não oferece um pedido de desculpas. Mas, mesmo que ele não o faça, o perdão é ainda benéfico para você. Ele permite que você pare de sentir a mágoa e a dor das coisas que o outro fez no passado, e permite que você comece a se mover para frente, sem aquelas cicatrizes afetando o resto de sua vida.

  • Garantir um divórcio pacífico é difícil. As pessoas se divorciam porque houve tanta mágoa, dor e angústia que elas não podem estar com seus cônjuges mais. Seguir em frente e tentar criar uma relação cordial com alguém que o feriu tanto vai dar trabalho. Não tenha vergonha de procurar um conselheiro ou buscar entes queridos para ajudar.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Tips to ensure a peaceful divorce.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Aaron Anderson é terapeuta e diretor da clínica "The Marriage and Family Clinic em Denver, CO. Ele é escritor, palestrante e especialista em relacionamentos. Leia mais em seu blog RelationshipRx.net.

Website: http://www.TheMarriageandFamilyClinic.com

5 dicas para garantir um divórcio pacífico

Nem todos os casais vivem felizes para sempre. Se vocês decidiram pelo divórcio, faça-o da forma mais amigável e cordial possível. Aqui estão cinco dicas para ajudá-los.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr