Bienvenidos! Apresentando novas culturas à sua família

Provavelmente, você está exposto a novas culturas o tempo todo, não importa onde você vive. Tire proveito de uma oportunidade única para ampliar seu conhecimento e respeito por outros povos.

538 views   |   shares
  • Outro dia estávamos em uma loja eu e minha filha de dois anos de idade. Ela notou uma mulher usando um lenço na cabeça e perguntou-me por que a mulher estava usando uma máscara. Expliquei-lhe o melhor que pude que aquilo não era uma máscara, mas parte de sua cultura e religião. Os árbitros de futebol do meu filho usam turbantes sikhs. Amigos de nossa família recentemente adotaram duas crianças da Etiópia. Estes são apenas alguns exemplos das culturas ao meu redor. Apesar de viver nos EUA minha família está exposta a diferentes pessoas e culturas o que oferece grandes oportunidades de aprendizagem. Aqui estão sete maneiras de ajudar sua família conhecer e respeitar outras culturas.

  • Conheça os seus vizinhos

  • Observe as pessoas ao seu redor. Você provavelmente tem uma variedade de culturas representadas no seu círculo de conhecidos. Seja amigável e converse com as pessoas na vizinhança. Eu conheci uma mulher indiana em um evento da escola e acabei tendo dicas úteis sobre restaurantes indianos em nossa cidade. Tenha cuidado para não concluir que é estrangeira toda pessoa que pareça ser. Também seja sensível quando discutir a cultura de outras pessoas.

  • Experimente restaurantes novos

  • Por falar em comida, ir a um restaurante étnico é uma ótima maneira de aprender sobre uma cultura diferente, especialmente se os proprietários são do país cuja comida eles oferecem. As crianças podem ficar hesitantes em experimentar novos alimentos, mas a maioria dos menus oferece algo que elas comem. Após visitarmos vários restaurantes asiáticos, meus filhos descobriram que podem desfrutar de pratos diferentes e estão mais inclinados a tentar coisas novas.

  • Encontre um festival

  • Se há em sua cidade uma concentração de determinada cultura, procure um festival que celebre a herança étnica ou cultural desta comunidade. Na minha pequena cidade eu já vi anúncios de festivais escandinavos, irlandeses e asiáticos. Festivais oferecem comida, música e manifestações relativas às culturas representadas geralmente a um baixo custo e em um ambiente casual. Uma pesquisa on-line é uma boa maneira de encontrar festivais em sua área.

  • Visite um museu

  • Museus tanto grandes como pequenos oferecem informações sobre pessoas e culturas. Se você não mora em uma cidade grande, com excelentes museus procure um museu cultural menor ou museu de arte em sua área. Eu moro em Oregon, e existem vários museus perto de mim que destacam as culturas do noroeste do Pacífico. As universidades costumam ter museus abertos à visitação pública sobre outras culturas. O melhor é verificar o que há disponível em sua região.

  • Advertisement
  • Cozinhe em casa

  • Experimentar comida de outras culturas em casa pode ser uma boa e fácil introdução a algo novo. Se seus filhos parecem interessados em uma nova cultura tentem fazer um prato ou uma refeição juntos. Você talvez precise buscar uma loja da especialidade ou supermercado para encontrar os ingredientes, mas a maioria dos grandes supermercados tem um corredor com comida étnica. Uma colega do meu marido é da Coreia. Quando a convidei para a nossa casa, ela trouxe um prato típico para compartilhar. Foi divertido ouvir sobre sua família e seus anos de crescimento na Coreia.

  • Assista a um documentário

  • Canais a cabo como Travelou o National Geographic têm muitos programas que destacam diferentes culturas. Se você não tem acesso a esses canais, tente conseguir emprestado um DVD de sua biblioteca local ou procure alguma coisa online. Alguns documentários podem mostrar imagens de países em guerras ou lutas difíceis. Considere as necessidades da sua própria família ao escolher os programas.

  • Abrace as tarefas escolares

  • Muitas vezes, os alunos têm que pesquisar sobre outros países, como parte do currículo de geografia. Na próxima vez que o seu filho tiver que fazer algo nesse sentido, torne o aprendizado sobre esta cultura um assunto de família. Tentem aprender algumas palavras ou frases em uma nova língua, cozinhar um prato novo e deixe seu filho compartilhar o que ele aprendeu com a família.

  • Vivemos em um mundo multicultural em constante mudança. As crianças precisam desenvolver uma visão de mundo e ser capazes de aceitar e trabalhar com todos os tipos de pessoas. Ajude sua família a aprender, apreciar e desfrutar de outras culturas. Nosso mundo é uma aldeia, e está ficando cada vez menor.

  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Bienvenidos! Introducing your family to new cultures, de Amy Peterson.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.

Bienvenidos! Apresentando novas culturas à sua família

Provavelmente, você está exposto a novas culturas o tempo todo, não importa onde você vive. Tire proveito de uma oportunidade única para ampliar seu conhecimento e respeito por outros povos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr