Ter três filhos em cinco anos matou a diversão no meu casamento. Aqui está como meu marido e eu nos renovamos e recomeçamos a curtir um ao outro novamente.
-
Algumas noites atrás, meu marido e eu estávamos folheando álbuns de fotos dos "velhos tempos". Ficamos até muito tarde, rememorando todas as viagens divertidas, noitadas e loucura impulsiva dos nossos anos de faculdade. No entanto, não demorou muito para que as fotos de dois recém-casados loucos de amor dessem lugar a fotos do bebê. E é também o ponto onde a conversa tomou outro rumo.
-
"Por que não nos divertimos mais?"
-
"Quando foi a última vez que fizemos algo impulsivamente?"
-
"Esqueça o impulsivamente, quando foi a última vez que rimos?"
-
Essas são questões para as quais não temos respostas. Depois de três crianças em um período de cinco anos, a exuberância da juventude deu lugar à exaustão de zumbis, especialmente depois da chegada do nosso terceiro bebê este ano. Nós dois concluímos que estamos muito cansados, tensos e muito consumidos com crianças pequenas para ter alguma diversão.
-
Mas isso é uma desculpa esfarrapada. Sim, as crianças tornam mais difícil manter o romance vivo, mas elas não são uma desculpa perpétua para deixar de tentar. Eu escolhi meu marido antes de ter filhos, ele é a razão de eu tê-los, e se eu conseguir que fiquemos juntos, ele vai permanecer muito tempo depois de os filhos estarem crescidos e irem embora.
-
Eu tenho pensado muito sobre essa última parte - como "ficar juntos" para o bem do meu casamento. O melhor presente que meu marido e eu podemos dar aos nossos filhos é um relacionamento sólido, e eu sei que nós dois seremos mais felizes por isso também. Então, por que é tão difícil se comprometer a trabalhar em nosso casamento? A resposta óbvia é que não temos tempo algum. Teremos que nos contentar com o pouco tempo e os recursos que temos, confiando na qualidade sobre a quantidade. Aqui estão algumas ideias que têm nos ajudado.
-
1. Namore após colocar as crianças na cama
-
Quem disse que você tem que sair de casa para namorar seu cônjuge? Babás são caras, e nosso tempo é seriamente limitado. Optamos em vez disso por dedicar as noites de quarta-feira para um namoro em casa. Quer se trate de fazer a sobremesa juntos ou abraçarmo-nos assistindo a um filme, é uma noite por semana, onde podemos deixar de ser pais e nos divertir juntos por algumas horas.
-
2. Comprometa-se com a intimidade física
-
Você não pode ignorar o lado físico do casamento e esperar ter um relacionamento duradouro. Eu entendo que as crianças podem matar o clima, mas a intimidade física pode significar um monte de coisas diferentes, de modo criativo. Tudo o que você escolher fazer, torne isso um hábito.
-
-
3. Expresse sua apreciação
-
Acontece que, ser um adulto não é tão divertido quanto pensávamos. Pagar contas, limpar a casa e preparar a comida leva uma enorme quantidade de tempo a cada dia, por isso agradeça ao seu cônjuge por suas contribuições. No final do dia, todos querem se sentir apreciados pelo trabalho duro para manter a família.
-
4. Diga "eu te amo"
-
Tão simples, que quase parece bobagem, mas essas três pequenas palavras contribuem de forma significativa. Diga "eu te amo" até não poder mais. Diga como a primeira coisa quando você acorda, a cada vez que um de vocês sai ou volta e a última coisa que você diz antes de adormecer. Diga ainda que não esteja sentindo. Ações seguem o pensamento.
-
Nas profundezas da minha mente insone, eu entendo que esta época da criação de filhos pequenos vai acabar. Em um futuro não muito distante, nossos três meninos vão embora, e vamos ser deixados sozinhos. Eu paro e me pergunto às vezes como o meu casamento será então. Grande parte do meu futuro relacionamento depende do esforço que eu coloco agora. Eu não quero acordar daqui a 20 anos, casada com um estranho.
-
Como uma mãe jovem, eu não tenho muito tempo, dinheiro ou energia, mas posso escolher como distribuir o pouco que tenho. Agora, eu estou escolhendo gastar um pouco mais de mim com meu marido. É um dos poucos investimentos que eu sei que vai valer a pena no futuro.
-
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original How I quit letting my kids kill my marriage.