O que NÃO fazer se você quer que seu filho seja bem-sucedido na escola

Rebelar-se contra essas práticas comuns pode ajudar seu filho a gostar de aprender e prosperar na escola.

4,658 views   |   shares
  • Eu tenho uma filha e três filhos. Ao longo dos anos, meu marido e eu temos sido surpreendidos com a forma como cada criança é única. O que poderia ter funcionado com uma criança, nem sempre funcionou com a outra, independentemente do sexo. Mas, a realidade é que existem algumas diferenças claras na forma como meninos e meninas aprendem. Quando se trata de meninos e escola, encontramos algumas práticas comuns que provaram ser particularmente inúteis.

  • Aprenda com os nossos desafios e erros e reconsidere estas regras. Ficar longe destes métodos educacionais comuns pode ajudar o seu filho a prosperar em sua educação.

  • 1. Fazê-lo sentar-se durante o processo de aprendizagem

  • O layout do andar principal da nossa casa é de uma forma que se pode correr ao redor de um círculo através da cozinha, sala de estar e a outra sala, o que meus filhos fazem várias vezes ao dia. Quando é hora de trabalhar na tarefa de casa e projetos da escola, eles parecem querer utilizar o círculo ainda mais. Durante anos, eu briguei com eles por isso, falando para eles ficarem sentados até que tivessem terminado a tarefa. Eu descobri desde então que se movimentar na verdade ajuda os meninos a manter o foco por mais tempo.

  • Às vezes, meus filhos fazem suas tarefas de pé ou sentados em uma bola de yoga grande, e isso ajuda a clarear a mente. Como mostrado em um estudo publicado no Journal of Abnormal Child Psychology, o movimento pode aumentar a memória em trabalho dos meninos. Movimentar-se realmente ajuda as crianças a aprender, especialmente os meninos.

  • 2. Insistir em mandá-lo para o jardim de infância na hora certa

  • Em muitos casos, os meninos se desenvolvem mais lentamente do que as meninas, tanto cognitiva e emocionalmente. As habilidades motoras finas necessárias para a escrita, muitas vezes vêm mais tarde para os meninos também. Considere esperar um pouquinho a mais para mandar seu filho para o jardim de infância. Dar-lhe um ano a mais livre de horários, prazos e expectativas - com mais oportunidades de jogos imaginativos - pode ajudá-lo a ter mais sucesso no início de sua educação no jardim de infância. E o sucesso mais cedo ajuda os meninos a ter confiança nas suas próprias capacidades, o que leva a grandes conquistas dentro e fora da escola.

  • 3. Esperar que ele tenha as habilidades de leitura desde cedo

  • Advertisement
  • É comum para as meninas aprender a ler antes dos meninos. Um estudo realizado na Virginia Tech University descobriu que a área de linguagem do cérebro de um menino de 5 anos é comparável ao de uma típica menina de 3 anos. No entanto, o estudo também descobriu que, tipicamente, as habilidades de matemática e geometria amadurecem mais rápido nos meninos do que nas meninas. Seja paciente, mas consistente, no sentido de ajudar seu filho a praticar a leitura. Tornar a monumental tarefa de aprender a ler em uma batalha diária de vontades nunca é uma boa ideia, então comece devagar e em pequenas doses.

  • Certifique-se de pegar livros (ficção e não ficção) que vão interessar a seu filho. Tente mudar as coisas de vez em quando. Leia com ele usando uma lanterna em uma barraca ou em uma tenda de lençóis que vocês fizeram, ou às vezes revezem a leitura de cada página. Ler uma página a cada duas de um livro pode ser muito menos avassalador.

  • 4. Insistir que ele faça a tarefa assim que ele chega da escola

  • Alguns anos atrás, eu fiz a meta de fazer meus filhos terminarem a lição de casa assim que entrassem pela porta. Armada com o seu lanchinho para depois da escola e uma atitude decidida, eu ignorava os gemidos e suspiros e fazia com que eles se sentassem na hora e fizessem a tarefa. Era bom terminá-la no início da tarde, mas meu plano logo saiu pela culatra. Os meus filhos - meus meninos principalmente - tinham dificuldade em se concentrar em sua tarefa; eles estavam cansados depois de um longo dia na escola. Isso resultou em muita frustração para todos nós.

  • Agora, eu vejo os benefícios de dar às crianças um tempo para descansar, brincar e comer antes de começar a lição de casa. Dependendo da nossa agenda, nem sempre podemos fazer isso, mas esse processo me ajudou a ver que o que funciona para uma família pode não funcionar para a minha. Dar aos meus filhos um tempo de inatividade antes de começar a lição de casa os ajuda a se sentirem energizados e prontos para dar o seu melhor novamente.

  • 5. Deixar que os professores se encarreguem da educação sozinhos

  • A vida pode ser tão ocupada por vezes que podemos inadvertidamente nos desengatar da educação de nossos filhos. Nós podemos dizer a nós mesmos que seus professores são os profissionais na educação e têm as coisas sobre controle. Muitos professores são maravilhosos e fazem um excelente trabalho educando nossos filhos; no entanto, uma das melhores maneiras de ajudar nossos filhos a ir bem na escola é fazer de sua educação a nossa prioridade. Eu descobri que a maior parte do tempo, o tipo de escola que seu filho frequenta ou os tipos de professores que têm são menos importantes do que o envolvimento dos pais.

  • Advertisement
  • Se você está ativamente ciente das tarefas e notas de seu filho, os conceitos que ele está aprendendo, os amigos que ele está fazendo, e como ele se sente sobre a escola, você lhe envia a mensagem de que sua educação é importante para você. Seja voluntário na escola o máximo possível; se você trabalha durante o dia e não pode estar em sala de aula com ele, tente oferecer-se para as atividades da noite que a escola possa ter. Isso irá lhe ajudar a conhecer seus professores e amigos, mas o mais importante, você pode rapidamente ter uma noção dos desafios e triunfos que ele está enfrentando.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original What NOT to do if you want your son to succeed in school.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

An Idaho native, Deborah Goodman is an editor, writer, and mother of four now residing in Springville, Utah.

O que NÃO fazer se você quer que seu filho seja bem-sucedido na escola

Rebelar-se contra essas práticas comuns pode ajudar seu filho a gostar de aprender e prosperar na escola.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr