Qual é o seu estilo parental?

Que tipo de pai um psicólogo diria que você é? Que tipo de pai você quer ser? Leia estas quatro descrições para identificar seu estilo.

Heather Hale

Na década de 1960, a psicóloga Diana Baumrind estudou crianças na idade pré-escolar e seus pais, e suas observações levaram à identificação de quatro estilos parentais distintos. Depois de décadas de mais pesquisas, os psicólogos agora usam esses quatro estilos para educar e apoiar os pais. Embora nenhum rótulo de parentalidade resuma perfeitamente a todos, intensificar seu estilo parental lhe dá um ponto de partida para melhorar seu relacionamento com seus filhos. Leia estas quatro descrições para ver qual descreve o seu estilo atual.

1. Pais autoritários

Os pais autoritários têm um monte de regras e valorizam a obediência em seus filhos. Eles esperam grandes realizações, e oferecem pouca explicação para suas regras rígidas. Muitas vezes, os pais autoritários podem parecer arrogantes e severos. Os filhos de pais autoritários são muito competentes, mas eles não são muito felizes. Eles também têm uma autoestima muito baixa quando adultos.

2. Pais permissivos

Os pais permissivos precisam que seus filhos os vejam como um amigo, tanto que eles têm regras muito frouxas ou nenhuma regra. Pais permissivos deixam seus filhos saírem impunes de muitas situações só para não serem visto como os “vilões”. Esses pais não esperam um comportamento maduro de seus filhos, então seus filhos são muitas vezes pessoas que não conseguem alcançar seus objetivos e que têm dificuldade em regular o seu comportamento. Na idade adulta, as pessoas criadas por pais permissivos têm problemas com autoridade, o que leva a dificuldades na escola e no emprego.

3. Pais não envolvidos

Pais não envolvidos demonstram pouco interesse na vida de seus filhos. Eles podem estar distraídos com os seus próprios problemas de saúde mental ou ocupados tentando prover para sua família. Pais não envolvidos esperam quase nada de seus filhos e têm poucas ou nenhuma regra. As crianças criadas por esse tipo de pais não se dão bem na idade adulta. Eles têm baixa autoestima e pouca capacidade de alcançar objetivos.

4. Pais competentes

Quando os pais conduzem com competência eles definem diretrizes lógicas para a família, esperam comportamento apropriadamente maduro e criam seus filhos com amor e compaixão. Quando uma criança se comporta mal, o pai competente usa a situação como uma oportunidade de ensino, não uma razão para punição. Eles são geralmente muito carinhosos. Como adultos, pessoas com pais assim são felizes, cooperativas e têm uma boa dose de autorregulação. Os filhos de pais competentes são mais propensos a ter vidas adultas bem-sucedidas e produtivas.

Advertisement

Com base nas descrições acima, todos devemos nos esforçar para ser pais competentes, mas como podemos chegar lá? Aqui estão algumas sugestões para tornar o seu estilo parental mais competente:

  • Defina regras e consequências familiares claras com ajuda de seus filhos. Aplique-as de forma consistente.

  • Quando seus filhos se comportam mal, siga com as consequências, mas tenha o foco no ensino e não na punição. Dê aos seus filhos bondade enquanto eles cometem erros.

  • Esteja envolvido na vida diária de seus filhos. Participe de seus jogos e apresentações, envolva-se em sua escola e conheça seus amigos.

  • Dê aos seus filhos o apoio que eles precisam para ir atrás de seus interesses, e incentive-os a seguir e não desistir de suas atividades.

    Advertisement
  • Seja um líder em sua casa. Seja um exemplo de comportamento pró-social e trate seus filhos da maneira que você espera que eles lhe tratem.

  • Espere um comportamento apropriadamente maduro. Leia sobre marcos de desenvolvimento e designe seus filhos para ajudar em casa. Dê-lhes responsabilidades e não se apresse em salvá-los cada vez que eles derem um passo em falso.

Seus filhos precisam de sua participação amorosa em sua vida. Se você sente que não está cumprindo as expectativas como um pai, conforte-se em saber que as crianças são muito boas em perdoar, e você sempre pode começar agora a assumir a liderança em sua casa. Seus filhos não precisam de um pai como um amigo ou como um ditador. Eles precisam de um pai que eles possam seguir e ser seu exemplo para o resto de suas vidas.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original What’s your parenting style?.

Toma un momento para compartir ...

Heather Hale

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.