8 alertas para proteger seu casamento na era Facebook
Uma pesquisa realizada no ano de 2011 trouxe uma estatística alarmante aos casais: Trinta por cento dos divórcios mencionaram a palavra Facebook. Esses números vieram do Divorce-online, um serviço oferecido no Reino Unido.
Isabel Almeida
Uma pesquisa realizada no ano de 2011 trouxe uma estatística alarmante aos casais: Trinta por cento dos divórcios mencionaram a palavra Facebook. Esses números vieram do Divorce-online, um serviço oferecido no Reino Unido. É óbvio que o Facebook não pode ser culpado por divórcio algum, mas está claro que essa mídia social pode agir como um catalisador de problemas já existentes. Esses espaços virtuais já fazem parte de nosso cotidiano e existem redes sociais para tudo, inclusive para fins profissionais, que se mostram ser de grande importância. Diante disso o que fazer para proteger o seu casamento na era Facebook sem precisar excluir o seu perfil?
Fique atento a algumas dicas que podem ajudá-lo a navegar seguramente pela rede sem que o seu relacionamento afunde.
1. Status de Relacionamento
Deixe claro o seu estado civil. Orgulhe-se de seu cônjuge e compartilhe fotos de aniversário de casamento e outras comemorações. Esconder que é casado nas mídias sociais é o equivalente a andar por aí sem aliança no dedo. Cuide-se apenas para não expor indevidamente sua vida pessoal e profissional.
2. Não substitua o seu canal de comunicação por posts
Use as mídias sociais a seu favor para trocar mensagens de carinho com o seu cônjuge, mas não deixe que isso substitua as suas conversas olho no olho, pois estas consistem em uma conexão real com o seu companheiro, muito importante para a união do casal.
3. Compartilhem senha
O fato de compartilharem a senha, mesmo cada um tendo o seu perfil individual, passa tranquilidade ao cônjuge, pois é sinal de que não há nada para ser escondido. Isso não significa ficar seguindo e bisbilhotando tudo o que se passa no perfil da pessoa amada. Controle-se! Essa também pode ser uma medida prática, pois se houver alguma publicação indevida ou vírus no perfil seu companheiro pode acessar e excluir antes que maiores danos aconteçam.
4. Evite lavar roupa suja na web
Esse tipo de intimidade não precisa ser compartilhada e pode gerar rumores ou suposições falsas de que o seu relacionamento possa estar em crise, o que pode atrair mensagens consoladoras de terceiros e você não iria gostar nada disso.
5. Estabeleça algumas regras em conjunto
Embora cada um tenha o seu próprio perfil é interessante que construam juntos algumas regras para evitar conflitos, pois do contrário o seu cônjuge pode postar alguma foto de suas férias na praia e você não concordar com posts públicos de fotos em trajes de banho, por exemplo.
6. Não poste nada que possa ser mal interpretado
Evite marcar amigos com posts do tipo “Foi ótima a noite passada”, mesmo que você se refira à apresentação de algum trabalho da faculdade ou sucesso em fechar algum negócio importante em seu trabalho, pois pelo fato de estar fora de contexto algumas pessoas podem interpretar o comentário de maneira errônea e boatos indevidos podem surgir em torno de seu casamento.
7. Pergunte e responda pessoalmente qualquer dúvida sobre o Facebook do seu cônjuge
Se vir alguma foto compartilhada da pessoa amada ao lado de uma pessoa desconhecida do sexo oposto ou qualquer outro post que lhe pareça estranho não hesite em perguntar, pessoalmente e não online, sobre essas questões para que tudo seja esclarecido. Não tire conclusões precipitadas ou faça acusações descabidas.
8. Não adicione pessoas desconhecidas no seu perfil
O Facebook é um espaço de interação social e, portanto, nele existem pessoas de todos os tipos com objetivos diversos, inclusive o de paquerar, enganar e trair. Por isso, evite conversar com pessoas desconhecidas, pois muitas vezes um simples pedido de ajuda pode se transformar em um bate-papo interessante, posteriormente em um flerte. E quase sem perceber você acaba se envolvendo emocionalmente com outra pessoa, que possivelmente aparentará ser a pessoa mais perfeita do mundo, pelo fato de não conhecê-la pessoalmente. Isso tudo pode destruir aquilo que você tem de mais especial e real em sua vida: o seu casamento. Atente para os recursos de configuração e privacidade de seu perfil para evitar esse tipo de exposição.
“O verdadeiro amor não é uma questão de romance, mas sim de preocupação cuidadosa com o bem-estar do cônjuge” já dizia Gordon B. Hinckey.
Se amar é cuidar um do outro, essa máxima também vale para as redes sociais. Cuide de seu relacionamento na rede e fora dela, para que possa desfrutar de um relacionamento sólido, honesto e de confiança, características estas que não existem por si só, mas são cultivadas e desenvolvidas no dia a dia através das pequenas coisas.