8 alimentos que vão deixá-lo feliz
Evite colocar sua saúde em risco ao comer alimentos que só prejudicam sua saúde. Conheça os alimentos recomendados para ajudá-lo a se sentir feliz por mais tempo.
Adriana Acosta Bujan
Nossas emoções influenciam muito os alimentos que escolhemos comer diariamente. Se nos sentimos tristes, geralmente comemos alimentos gordurosos e açucarados para nos sentirmos melhor. O resultado é instantâneo, pois é só comê-los e já nos sentimos bem. Porém, depois de um tempo, a culpa vem e nos sentimos tristes novamente.
Talvez seja por essa razão que nossa alimentação seja desequilibrada. Daí a importância de conhecer os alimentos que podem ajudar a nos sentirmos felizes nos momentos em que estamos arrasados, angustiados e preocupados, para evitar a culpa e, assim, não afetar inconscientemente nosso organismo e metabolismo.
Muitos nutrientes contribuem para a melhora do humor. Geralmente são aqueles que contêm ferro, ácidos graxos, ômega-3, magnésio, potássio, selênio, zinco e vitaminas. Podemos encontrá-los em vegetais, de acordo com pesquisa de Laura R. LaChance e Drew Ramsey, publicada no World Journal of Psychiatry.
Existem hormônios no corpo chamados serotonina e dopamina, que liberam substâncias químicas que enviam ao cérebro a sensação de prazer. Para estimular a produção dessas substâncias, recomenda-se o consumo de determinados alimentos.
Comendo sem culpa
Tendo entendido o que foi dito acima, compartilho agora alguns alimentos que são recomendados para aumentar a sensação de felicidade. São eles:
1. Frutas
Como banana, maçã, uva, amora, mirtilo, laranja, manga, abacaxi e morango. Essas frutas contêm ingredientes ricos em antocianinas e antioxidantes, que ajudam a prevenir e reparar o estresse. Também favorecem a síntese do neurotransmissor do hormônio serotonina, por serem ricos em triptofano.
Você pode comê-las em pequenas porções para não desequilibrar seu corpo. As frutas devem geralmente ser consumidas pela manhã, pois fornecem a energia necessária para o dia.
2. Vegetais
Os vegetais também estão relacionados com a redução da depressão, por isso farão você se sentir feliz. Os recomendados são: aspargo, alcachofra, alface, espinafre, tomate, brócolis, cenoura, cogumelos; pois são fonte de magnésio e têm participação na produção de dopamina, que está relacionada à motivação e alegria .
3. Cereais integrais e grãos
São encontrados em grãos, pães, massas, arroz, aveia, nozes, amêndoas, grão de bico, castanhas, farelo e gérmem de trigo, pimenta, alho, lentilha, feijão e quinoa.
Esses alimentos são favoráveis ao trânsito intestinal, devido ao alto teor de fibras. Também contêm triptofano e lisina, substâncias que ajudam a aumentar os níveis de serotonina no corpo, elevando o astado de ânimo e melhorando o humor.
Vários vegetais listados acima contêm ácidos graxos ômega-3, essenciais para a produção de serotonina. Portanto, ajudam a reduzir o estresse e a depressão. Além disso, são bons para melhorar a memória, o aprendizado e estimulam o funcionamento do sistema nervoso.
4. Chocolate amargo ou escuro
Especialistas recomendam consumir 20 gramas de chocolate por dia, de preferência o amargo, por conter mais cacau. O chocolate ajuda a reduzir os níveis de estresse, devido ao seu alto teor de antioxidantes flavonoides, triptofano e feniletilamina, que o fazem se sentir mais feliz. Além de ajudar a restaurar os músculos do corpo, estimular a circulação e a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças do coração, como os ataques cardíacos.
5. Ovo
Esse alimento fornece proteína com todos os aminoácidos essenciais que ajudam a nos sentirmos bem e a termos energia. São ricos em vitaminas do complexo B, D, zinco, ômega-3 e iodo. A combinação desses nutrientes melhoram o humor e o bem-estar .
É recomendado incluí-lo em nossa dieta e consumi-lo no café da manhã, pois fornece a energia que nosso corpo precisa para iniciar o dia.
6. Alimentos probióticos
São alimentos naturais que, quando fermentados, contêm leveduras e bactérias vivas benéficas para o sistema digestivo, que influenciam a nossa saúde e melhoram o bem-estar.
Muitos deles contêm vitaminas importantes, como a K e as do complexo B, que proporcionam um bom desempenho do sistema imunológico, evitando que fiquemos doentes.
São encontrados no iogurte, kefir, missô, azeitonas, queijo cru, vinagre de maçã, molho de soja, chucrute e picles.
7. Salmão
É um alimento recomendado por sua grande quantidade de ácidos graxos ômega-3 e vitamina B12, que contribuem para a produção de serotonina, bons para o funcionamento do cérebro. Também fornece energia e ajuda no combate da depressão.
Além disso, o salmão ajuda a prevenir doenças relacionadas ao coração, como obstrução das artérias.
8. Mel
O mel contém kaempferol e quercetina, substâncias químicas que reduzem a inflamação no cérebro, e é ideal consumi-lo cru para evitar a depressão.
Lembre que consumir mel ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajudando a aumentar sua energia, reduzindo o cansaço e a fadiga, por isso você se sentirá feliz. Agora que você já sabe, pode adoçar suas bebidas favoritas com mel, substituindo o açúcar convencional.
Todos os alimentos citados acima contribuem para a redução dos níveis de estresse, a fadiga e depressão. Por isso que, ao ingeri-los, você irá se sentir com mais energia e mais animado, e está evitando colocar a sua saúde em risco.
Lembre-se de incluí-los em sua dieta diária e em porções adequadas.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 8 alimentos que te harán feliz