8 benefícios da amamentação que você tem que saber

Leite materno é ouro branco. Alimenta o corpo e a alma do seu bebê. Mas além disso, a amamentação traz grandes benefícios para você, mãe.

Emma E. Sánchez

Quando se fala do leite materno, pensamos imediatamente em todos os benefícios que ele traz aos pequenos; até a polêmica entre a amamentação e a fórmula. Em seguida, todas as mulheres começam a contar experiências, vivências pessoais ou de uma amiga, e você pode montar uma conversa controversa que pode durar horas. Mas hoje, neste artigo, vamos nos concentrar primeiro nos muitos benefícios que a mãe recebe quando amamenta seu bebê.

Quer que eu conte?

1 O leite materno faz parte do processo natural de reprodução, o que significa isso?

Quando a lactação ocorre desde o nascimento do bebê, de forma ininterrupta e com tomadas frequentes, interrompe-se a ovulação e a menstruação de maneira natural, pois os hormônios da amamentação interferem com os da ovulação impedindo-a e, portanto, se evita estar fértil (e, portanto, engravidar).

Isso é natural e normal, no entanto, não deve ser tomado como um método contraceptivo porque pode falhar, uma vez que os hormônios mudam quando a mãe introduz outros alimentos ao bebê e reduz tomadas de leite. Inclusive, a menstruação pode aparecer ou não, e a mulher volta a ser fértil e a engravidar. Quanto mais leite a mulher produz, menos chances há de gravidez, mas não é uma regra exata e varia de mulher para mulher.

O que é um fato, é que enquanto se amamenta, o corpo produz os hormônios que se necessita para a recuperação da gravidez e parto, e isso já é muito bom.

2 Lactação produz os hormônios necessários para contrair o útero

Quando o útero contrai, também ajuda a remover líquidos, restos de sangue e placenta e aumenta os níveis de oxitocina, o hormônio que ajuda a reduzir o sangramento pós-parto e, consequentemente, a mãe recupera a sua forma mais rapidamente.

Advertisement

3 Dar o peito ajuda na perda de peso de forma saudável

A única maneira saudável de perder peso e se recuperar após o parto é amamentando.

Após o parto, a mulher não deve ingerir nenhum produto ou medicamento para perder peso, pois põe em risco a própria saúde e a do seu filho.

4 Reduz o risco de osteoporose e câncer

São vários os estudos que comprovam que esses dois problemas de saúde estão diretamente relacionados à amamentação.  As mulheres que amamentam durante períodos de tempo mais longos apresentam menos incidência de câncer no útero, ovários e de mama.

5 Amamentar é mais rápido, saudável e até econômico

Não é a mesma coisa preparar uma mamadeira que você deve esterilizar, lavar constantemente, comprar o leite, aquecer a água e dar ao bebê com uma sucção que o faz engolir ar e, posteriormente, lhe dê cólicas, ou simplesmente procurar um lugar confortável para dar o peito ao bebê.

Para algumas mulheres, pode parecer um pouco incômodo amamentar o bebê no início, mas à medida que pratica, é o mais fácil, saudável e econômico que pode fazer.

Advertisement

6 A mãe relaxa

Enquanto o bebê suga, é produzida prolactina, hormônio responsável pela produção de leite, causando um efeito relaxante para a mãe e o bebê; e isso, mesmo que não acredite, faz você relaxar e descansar. A natureza é realmente incrível, só temos que deixar que os processos naturais aconteçam, e o que parece ser tão estressante está desenhado para fazê-la descansar em um período de vida muito exigente para a mulher.

7 A relação entre o filho e a mãe se fortalece

O contato visual que mãe e filho têm durante a amamentação é muito benéfico a nível emocional, é indispensável e altamente satisfatório.

8 A autoestima da mulher aumenta

Quando a mulher vê e sabe que é capaz de alimentar seu filho, acontecem muitas coisas positivas na mente e no espírito dela. Ela relaxa, aumenta sua autoestima e confiança, fazendo com que a maternidade se assuma e se desenvolva de uma maneira muito melhor.

E para o bebê, 2 grandes usos do leite materno que talvez desconhecia

1 Picolé ou sorvete de leite materno

Este é um grande segredo que eu gostaria que mais mulheres conhecessem, porque isso iria poupar-lhes muita dor de cabeça. Quando os primeiros dentes do bebê começam a despontar, ele sofre de muito desconforto, e o choro, o que deixa as mães loucas.

Para esses dias, você pode começar a preparar-se guardando algumas porções de leite e congelá-las em um molde de picolé ou em um copinho com um palito, tal como um picolé.

Advertisement

Quando seu pequeno sentir algum incômodo, em vez de lhe dar um brinquedo possivelmente sujo e que não vai acalmar sua irritação, ofereça-lhe o picolé.  O frio deixará as gengivas dormentes e ele estará ingerindo todas as substâncias que o leite materno oferece. Não precisa adicionar nada – muito menos açúcar.

2 Banco de leite

Nós, mães, conhecemos os benefícios do leite materno e conhecemos também as dificuldades que algumas mães podem ter para o produzir. Se tiver a sorte de produzir leite suficiente para seu bebê e até um pouco mais, você pode compartilhá-lo com outras mães que não têm a mesma chance.

Atualmente, existem bancos de leite em muitas localidades onde há inclusive serviços de coleta e processamento desse leite com controles de salubridade e, então, distribui-se para hospitais e mães que o solicitam para benefício dos pequenos.

Agora você sabe um pouco mais sobre os muitos benefícios desse produto maravilhoso que as mulheres podem gerar para os filhos, e para ajudar os filhos de outras mulheres, que, como nós, também estão se esforçando para criar e formar a nova geração da melhor forma possível. Quando nós, mulheres, nos apoiamos em vez de nos desqualificarmos, tudo começa a funcionar melhor e os benefícios são incalculáveis. Não se esqueça.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 8 beneficios de la lactancia materna que tienes que conocer

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.