8 coisas cotidianas que o adoecem de estresse e você nem sequer sabia

"A melhor arma contra o stress é a nossa capacidade de escolher um pensamento sobre outro". William James

Erika Otero Romero

O estresse é o mal de nossos dias. São muitas as pessoas que se queixam diariamente de mal-estar físico que, embora leve, gera incômodos. Mas, o que faz com que algumas pessoas sejam mais propensas a sofrer do que outras? As razões são várias.

Há aqueles que lidam melhor com a pressão e os problemas; eles são menos propensos a sofrer estresse. Há também aqueles que gostam de viver e agir sob pressão. Para ambos os grupos de pessoas, situações estressantes são a sua maneira de se sentir vivos. Em contrapartida, as pessoas que não têm tolerância à pressão da vida cotidiana adoecem ao primeiro sinal de dificuldade.

No entanto, essas não são as únicas razões que nos tornam mais propensos a sofrer estresse. Em seguida, vou expor algumas mais. Você se surpreenderá ao saber os danos que causam ao nosso corpo.

1 O fast food

Apesar de ser deliciosa e nos “livrar de problemas”, a verdade é que nada é mais prejudicial que essa dieta. Não estou dizendo que deva ser totalmente eliminada da dieta, mas se a alimentação se limitar apenas a este tipo de alimento, não só haverá estresse, como também um enfarte.

O problema com este tipo de comida é que tem grandes quantidades de gordura, açúcar e até mesmo estimulantes (café e bebidas energéticas). A gordura se acumula nas veias e artérias, o açúcar vai para o sangue e os estimulantes alteram o sistema nervoso; assim, é natural que o estresse se apodere da saúde física e mental.

Advertisement

Trata-se apenas de tentar que a maior parte da dieta seja composta por alimentos preparados em casa, por exemplo: frutas, vegetais, água. Com eles você desfrutará de uma boa saúde física e mental.

2 Maus hábitos de sono

Uma má noite de sono vai manter-nos o dia todo de mau humor e pouco tolerantes aos problemas diários. Vamos estar muito cansados para enfrentar o dia que nos espera e de mau humor.

Talvez nos sirvam alguns medicamentos naturais que nos ajudem a dormir bem. O que também vai nos ajudar é um banho quente e não comer logo antes de ir para a cama.

3 Pensar obsessivamente em coisas negativas

Acontece de ficarmos obcecados com as coisas más que nos acontecem; às vezes é inevitável e isso nos tira a paz. Quando nos empenhamos em ruminar os inconvenientes, enchemo-nos de ansiedade e adoecemos.

Pensar incessantemente nos problemas não resolve nada; faz é a situação ficar mais complicada do que já é. O que podemos fazer é tentar manter a calma; dessa forma acharemos mais fácil a solução, e teremos menos cargas emocionais.

Advertisement

4 Ter uma atitude negativa

A vida pode ser muito difícil, isso é certo; no entanto, a atitude pode mudar tudo. Há pessoas mais favorecidas que outras, é verdade; apesar disso, se elas têm uma atitude negativa até para elas a vida será adversa.

O que sofremos depende muito da atitude com que recebemos as coisas que nos acontecem. Para duas pessoas, o dia de seu casamento pode ou ser o evento mais feliz de sua vida ou uma tragédia, mas isso dependerá da atitude com a qual escolher vivê-lo.

É só uma questão de mudar a forma como vemos o que nos acontece. Se nos esforçarmos para ver a vida como uma oportunidade, as coisas mudarão sempre para melhor.

5 Assumir o papel de vítima

Somado ao ponto anterior, uma pessoa que se empenha em uma má atitude acabará assumindo o papel de vítima para que quem o rodeia tenha pena dele.

Não sei se essa atitude trará resultados favoráveis; mas, com certeza, acaba cansando aqueles que o rodeiam. Além disso, a pessoa que se concentra tanto nesse papel acaba sentindo que não tem controle sobre nada em sua vida e que, de fato, é vítima da própria vida.

Advertisement

6 Negligenciar aqueles que você ama

Acontece muito frequentemente. Afastar-se das pessoas que amamos e nos amam, pode acabar por nos isolar. A solidão pode realmente ser angustiante para muitos.

Aqui, acho que sabemos exatamente o que fazer. Não poupemos abraços, conversas amigáveis e busquemos ver aqueles que amamos com frequência; sei que não será tempo perdido.

7 Sobrecarregar-se com responsabilidades diárias

Ninguém aguenta um dia cheio de obrigações. Quer se trate de trabalhar em casa ou fora, uma pessoa que acaba por assumir obrigações que nem são dela terminará mal de saúde e estará logo à beira do colapso.

Se você é dona de casa, delegue obrigações tanto a seus filhos como a seu esposo. Se trabalha fora de casa e lhe sobrecarregam de trabalho, fale claro sobre suas responsabilidades ou aprenda a administrar melhor seu tempo. Às vezes, recusar gentilmente fazer algo que não é da sua responsabilidade é o suficiente para ser respeitado.

8 Uma vida sedentária

Geralmente quando há algo de errado com a saúde, é falta de exercícios. Não precisamos nos matar em uma academia. O que podemos fazer é caminhar todos os dias enquanto passeamos com o nosso animal de estimação; também ajuda muito ir trabalhar ou fazer compras de bicicleta. Essas formas de nos exercitar nos mantêm em forma e com saúde.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 8 cosas cotidianas que te enferman de estrés y ni siquiera lo sabías

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.