8 coisas que o estão impedindo de ter um sono reparador
Se o seu sono não está sendo restaurador, é hora de ler algumas dicas que podem ajudá-lo a combater a insônia ou melhorar sua noite de sono.
Camila Gómez
Ter um sono reparador é fundamental para conseguir cumprir todas as metas e compromissos que temos todos os dias. Se por algum motivo você não está conseguindo descansar o suficiente, é hora de analisar alguns aspectos que podem estar afetando seu sono:
1. Você está se exercitando muito pouco
Acredite ou não, os exercícios nos ajudam, entre outras coisas, a conseguir relaxar para ter um descanso reparador. E, muitas vezes, a falta de movimento é o que não está permitindo que descansemos como gostaríamos.
Reveja sua rotina e se perceber que é uma pessoa sedentária, é hora de inserir caminhadas, corrida ou algum esporte do seu agrado.
2. Falta de rotina
Não negligencie as horas de sono que você precisa ter. Lembre-se de que o recomendado é dormir oito horas por dia. Se por diversos fatores você não conseguir, então é hora de começar a planejar melhor o seu dia, tentando acostumar gradativamente o corpo a dormir mais.
3. O estímulo das telas
Os aparelhos eletrônicos são grandes vilões contra o sono. Pelo menos uma hora e meia antes de dormir, é importante desligar todos aqueles podem mantê-lo alerta: celular, televisão, rádio ou outro de uso frequente. Desta forma, você conseguirá fazer seu cérebro realmente “desconectar-se” de todos os estímulos à sua volta e, consequentemente, criar as condições necessárias para um sono reparador.
4. Quarto bagunçado
Procure manter seu quarto limpo, organizado e sem poluição visual, pois esses fatores podem atrapalhar na hora de relaxar confortavelmente para ter uma boa noite de sono.
5. Outros aspectos ambiente não estão ajudando
Ninguém consegue dormir, por exemplo, com muito barulho ou quando está muito frio ou muito calor. Portanto é importante criar o ambiente adequado para conseguir as 8 horas de sono reparador. Isole seu quarto contra qualquer som ou ruído que possa interromper seu sono, feche os vidros e a cortina, ajuste a temperatura do quarto e comece a relaxar.
6. Você não tira um cochilo quando tem a oportunidade
Tente tirar um cochilo depois do almoço ou no meio da tarde se estiver muito cansado, mas não deixe ultrapassar 20 minutos. Caso contrário, terá dificuldade para dormir bem à noite.
7. Nicotina, cafeína e açúcar
Se você adora tomar café à noite ou levar um copo de refrigerante para o quarto, é hora de parar. O mesmo se aplica se você fumar. Essas substâncias alteram o sono, pois sua composição química estimula o organismo, impedindo-o de descansar bem.
8. Você não está induzindo o sono
Não é necessário apagar a luz e ir dormir imediatamente, você pode, aos poucos, ir enviando sinais ao seu corpo para desacelerar gradativamente. Leve um livro para a cama, acenda a luminária com uma lâmpada fraca que indique que é hora de começar a descansar.
Se depois de colocar essas dicas em prática o problema persistir, é hora de procurar um especialista e fazer um diagnóstico para descobrir a razão de sua insônia ou identificar o que quer que o esteja impedindo de dormir bem. Pode haver outros problemas cujo tratamento adequado pode lhe proporcionar aquele sono revigorante que você tanto precisa depois de um dia exaustivo.
Leia também: 10 alimentos que ajudam no combate à insônia
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 8 maneras de tener un mejor dormir