8 conselhos para parar de odiar seu trabalho, passando a gostar mais do que faz
Acredito fortemente que esses conselhos o ajudarão a encontrar mais alegria no ambiente de trabalho, o que refletirá na sua vida pessoal e familiar.
Erika Strassburger
Em épocas de recessão econômica, muitas pessoas acabam tendo que trabalhar naquilo que não lhes agrada muito. Muitos precisam inclusive enfrentar problemas de relacionamento com colegas de trabalho e chefes, tendo que “engolir sapos” enormes para não ficarem desempregados.
A situação pode gerar um alto nível de estresse, ansiedade e até depressão, caso a pessoa não mude sua maneira de ver aquilo que faz e sua postura no ambiente de trabalho.
Se você está passando por esse problema, considere os conselhos abaixo. Acredito fortemente que esses conselhos o ajudarão a encontrar mais alegria no ambiente de trabalho, o que refletirá na sua vida pessoal e familiar.
1. Passe a valorizar mais as coisas positivas e deixe as negativas de lado
Em qualquer trabalho, por melhor que seja, você vai encontrar coisas negativas. Da mesma forma, nenhum trabalho ou ambiente de trabalho é cem por cento ruim. É o mesmo princípio de enxergar o copo meio cheio ou meio vazio: dar ênfase ao que há de bom e deixar para lá o que for negativo. Obviamente, não há como se fazer de cego diante de coisas ruins, mas dá para focar naquilo que é bom e valorizá-lo.
2. Foque naquilo que seu salário pode lhe proporcionar
Se o ambiente de trabalho e o trabalho em si não têm sido fontes de motivação, enquanto a situação não lhe permitir mudar de emprego, foque naquilo que seu salário lhe proporcionar. Independentemente de ganhar bem ou não tanto quanto gostaria, se estiver conseguindo viver com o que ganha, isso deve ser comemorado. Dê-se ao luxo de cometer alguma extravagância de vez em quando, mas sem exagero para não comprometer seu orçamento.
3. Encontre novos meios de cumprir suas tarefas
A rotina muitas vezes é massacrante, mas mudar a maneira de realizar as coisas ou encontrar meios mais eficazes e que aumentam sua produtividade pode ser bastante motivador.
4. Busque a reconciliação com aquele “colega chato”
Se o que está lhe deixando enfadado no trabalho é algum colega que o tratou mal ou que não gosta de você – ou você dele, a melhor coisa a fazer é conversar com ele, dizer que você deseja se dar bem com ele ou se reconciliar. Ele vai ficar positivamente surpreso e muito provavelmente irá querer colaborar para que isso aconteça. O diálogo é uma ferramenta milagrosa.
5. Invista no seu aperfeiçoamento profissional e busque uma promoção
Vá fazendo novos cursos e assumindo novas responsabilidades para que, quando abrir uma vaga em outro setor ou de chefia, você esteja apto a se candidatar. O fato de estar trabalhando em busca de uma promoção já é um fator motivacional por si só.
Caso trabalhe em uma empresa pequena e não há chances de ser promovido, vá se qualificando enquanto fica de olho nos “classificados” em busca de vagas para as quais valha a pena se candidatar.
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6. Adquira hábitos fora do trabalho que relaxem e desestressem
Para quem tem um dia cheio e estressante, nada melhor do que voltar para casa, tomar um banho e assistir a um bom filme ou série; ou sair para caminhar, correr ou praticar algum esporte; ou pintar, fazer croché ou outras artes manuais. O ideai é diversificar, desenvolver um hobby e praticar uma atividade física. As atividades físicas melhoram muito nossa saúde emocional e dão um gás para trabalhar.
7. Adquira uma atitude de gratidão
Com tantas pessoas desempregadas, muitas delas pais de família, sinta-se abençoado e grato por estar empregado. Agradeça a Deus por estar empregado e peça ajuda para gostar mais do que faz, inclusive daquela pessoa – se for o caso – responsável por fazê-lo ver seu trabalho de maneira tão negativa.
8. Veja se o problema não é você
Olhe com toda a sinceridade para dentro de si tentando descobrir aspectos em seu comportamento que possam ser responsáveis por tornar seu ambiente de trabalho negativo. Temos a tendência de achar sempre que o problema está no outro. Ao perceber que o problema está em você, você pode tomar as rédeas da situação e fazer as mudanças necessárias para que todos, não apenas você, sejam beneficiados com um ambiente de trabalho mais leve e descontraído.
Chega de acordar todos os dias com dor de estômago por ter que encarar aquele “trabalho horrível” ou “pessoa chata” no trabalho. Ao mudar de postura diante do trabalho e da vida, você vai ser muito mais feliz fazendo o que faz. Não espere para ser feliz quanto tiver o emprego dos sonhos. Seja feliz agora, com o que você tem.
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