8 desastres a evitar ao acalmar um bebê durante a noite
Os primeiros meses cuidando de um bebê são difíceis. Não os torne mais difíceis do que precisam ser. Evite estes oito desastres à noite e, finalmente, consiga aquelas tão desejadas horas de sono.
Katie Nielsen
A noite é o momento mais difícil do dia para novos pais. Eles já estão cansados de um longo dia de trabalho e cuidados com o bebê e, em vez de conseguir uma boa noite de sono de oito horas, eles vão conseguir algumas horinhas aqui e ali, entre amamentações, fazer o bebê arrotar e acalmá-lo. Aquelas longas horas no escuro podem parecer intermináveis.
Soninho merecido: Como fazer os bebês dormirem a noite toda
Existem alguns truques, porém, que os pais experientes aprendem para sobreviver nesses primeiros meses de vida do bebê. E há algumas práticas definitivamente boas e outras ruins quando se trata de acalmar o bebê à noite. Aqui estão oito coisas que os pais devem evitar quando estão nessa empreitada.
1. Ligar as luzes
Até mesmo uma luz noturna pode ser uma distração para um bebê, e ligar qualquer luz vai sinalizar a seu corpo que é hora de acordar. Sempre que possível, evite ter qualquer luz extra no quarto, ou coloque uma luz noturna em um canto em que o bebê não possa ver a fonte daquele brilho fraco.
2. Trocas de fralda desnecessárias
A menos que a fralda esteja encharcada ou fedida, pode esperar até a manhã seguinte. Ar frio e lencinhos umedecidos só irão acordar mais ainda o seu pequeno. Aplique mais talco ou pomada antes de colocá-lo para dormir, para evitar assaduras. Você também pode tentar usar uma fralda um tamanho maior ou uma que seja projetada para o uso noturno.
3. Preocupar-se com o sono
Apenas aceite agora que haverá muitas noites sem dormir em seu futuro. Esteja preparado para estar cansado e funcionar com menos horas de sono do que você jamais teve. Isto não é permanente. Chegará o dia em que o bebê vai dormir por períodos mais longos, e depois durante a noite toda, e você não vai mais se lembrar daquelas longas noites. Você só vai se lembrar de segurar e se aproximar de seu bebê e da visão de seu rosto angelical enquanto ele lentamente pegava no sono.
4. Bagunças na hora do arroto
Regurgitação não vai fazer mal, mas você não vai querer deixar seu bebê dormir coberto com ela, e você não vai querer dormir com seu cheiro em suas roupas. Portanto, use sempre um paninho para cobrir o seu ombro e camiseta, mesmo que seja um aborrecimento. É muito mais incômodo ter que trocar a roupa de todo mundo no meio da noite.
5. Negligenciar o cueiro
Os bebês adoram a sensação de estar enrolado no cueiro – eles sentem como se estivessem de volta no útero. Você provavelmente vai usar o cueiro nas primeiras semanas e, em seguida, ficar com preguiça e parar de fazer isso. É preciso tempo e esforço extra, e conforme os bebês ficam mais fortes e se movimentam mais, eles lutam contra isso. Mas fazer esse esforço poderia providenciar-lhe algumas horas extras de descanso entre amamentações ou permitir que o bebê durma por mais tempo de manhã. Confie em mim, com um recém-nascido, você estará disposto a fazer qualquer coisa, se isso significar mais horas de sono.
6. Fazer tudo sozinho
Ser pai/mãe é divertido e gratificante, mas também é a coisa mais difícil que você vai fazer na vida. Não coloque toda a pressão sobre si mesmo para acertar tudo ou tentar fazer tudo sozinho. Aceite ajuda quando for oferecida, e peça por ela quando você precisar. Não há nenhuma medalha por se esgotar mais do que o necessário, e você provavelmente vai ser menos paciente e compreensivo com seu filho se você não contar com a ajuda dos outros, mesmo que seja apenas para você poder tirar um cochilo durante o dia.
7. Tropeçar em brinquedos barulhentos
Na noite anterior, quando ainda estiver claro, guarde cada brinquedo ou obstáculo no caminho entre a porta e o berço. Confie em mim, não há nada mais irritante do que finalmente conseguir fazer seu bebê dormir, e então tropeçar em algo barulhento enquanto você sai do quarto, despertando a criança mais uma vez. Faça o caminho largo e reto. Você tende a tropeçar com mais facilidade no meio da noite.
8. Ficar muito estressado
À medida que as horas vão passando, e você percebe que está quase amanhecendo e você não conseguiu dormir quase nada, uma certa quantidade de estresse e frustração é compreensível. Afinal, como você vai conseguir sobreviver mais um dia, se não conseguir descansar? Como uma nova mãe, eu me preocupava constantemente com a minha falta de sono e me perguntava por que o bebê chorava tanto. O que eu poderia estar fazendo de errado? Por que os bebês dos meus amigos dormiam durante a noite com três meses e o meu ainda acordava duas ou três vezes durante a noite aos seis meses?
4 segredos para fazer seu bebê dormir em 20 minutos ou menos
A verdade é que bebês choram, e é normal. Nem sempre você vai saber o porquê, mas se você parar de se preocupar tanto e se concentrar em dar ao seu bebê o que ele ou ela precisa, a manhã vai chegar, e de alguma forma, você vai sobreviver.
_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 8 disasters to avoid when soothing a baby at night