8 dicas para substituir um semblante carrancudo por um sorridente
? Você já se olhou no espelho num momento de raiva? Se não, preste atenção, e faça algo para melhorar o semblante.
Erika Strassburger
Na maioria das vezes sou uma pessoa bem humorada. Tenho por hábito sorrir ao interagir com as pessoas. Mas quando me sinto muito sobrecarregada, muitas vezes meu semblante se fecha. Nem sempre consigo encarar esses momentos com a tranquilidade que deveria.
Certa vez, depois de um dia completamente exaustivo, eu acabei me zangando por algo que meus filhos haviam feito. Eu estava andando pela casa, de um lado para o outro, dando bronca neles, quando passei em frente a um espelho e me olhei momentaneamente. Fiquei impressionada como o que vi: um rosto tenso e carrancudo.
Fiquei me perguntando se eu fazia sempre aquela cara quando reclamava de algo ou lhes chamava atenção. Pensei no que as crianças sentiam ao terem de olhar para aquele rosto. “Será que elas ficam com medo de mim?”, fiquei me questionando, por um tempo, com sentimento de culpa. Mas como a culpa não serve para nada quando direcionada à autopiedade, decidi me esforçar para melhorar, ou seja, suavizar as expressões do meu rosto nos momentos de tensão.
Um rosto alegre e tranquilo contagia e cativa as pessoas. Transmite mais segurança, credibilidade e confiança, e contribui para que todo o ambiente fique mais leve. É bom estar rodeado por pessoas com um semblante assim. Por essas e outras razões, eu estou me esforçando para ter um semblante agradável mesmo nos momentos mais complicados.
Veja algumas coisas que estão me ajudando e poderão ajudá-lo também:
1. Olhe-se no espelho
Quando perceber que está começando a ficar nervoso ou irritado, corra para frente do espelho e observe a sua aparência. Respire fundo, lave o rosto e tente relaxar.
2. Faça uma massagem para aliviar a tensão
Use a ponta dos dedos para massagear a testa, parte do rosto que mais acusa a tensão. Massageie-a toda com movimentos circulares, principalmente entre as sobrancelhas. Usando ainda a ponta dos dedos, pressione todas as extremidades do rosto. Massageie também o pescoço com as duas mãos.
3. Treine um novo semblante
Fique mais um minutinho em frente ao espelho corrigindo a posição das sobrancelhas e da boca. Quando estamos estressados os cantos da boca tendem a cair. Treine alguns sorrisos suaves.
Este site, publicou uma matéria que menciona um estudo feito nos EUA com 169 estudantes universitários que foram treinados para sorrirem com a ajuda de hashis. ” Os pesquisadores treinaram-nos para sorrir de forma padrão, sem grandes esforços dos músculos faciais, de maneira genuína, usando a musculatura dos olhos e boca, e também para manter uma expressão neutra. Ainda com os hashis forçando-os a sorrir, os pesquisadores submeteram os estudantes a atividades estressantes (…). A pesquisa concluiu que aqueles que eram treinados para sorrir, especialmente da maneira genuína, tiveram batimentos cardíacos menos acelerados depois das atividades_.”
Em resumo, o sorriso faz o estresse diminuir e o coração desacelerar. Psicólogos chamam esse sorriso de hipótese do feedback facial. Sendo assim, até sorrisos forçados podem ajudar a melhorar o humor.
4. Pense em coisas positivas
Tente substituir a raiva por gratidão. Por exemplo, se você está irritado com seu chefe ou colega de trabalho, pense como é bom ter saúde, capacidade para trabalhar, um emprego de onde provém o seu sustento. Se o problema for com seus filhos, lembre de coisas engraçadas que eles fizeram, o quanto eles são importantes na sua vida, como seria a sua vida sem eles, etc.
5. Foque na solução do problema
Em vez de ficar se lamentando pelo ocorrido, pense o que pode ser feito para resolvê-lo. Se preciso, peça ajuda àqueles que causaram o problema.
6. Faça uma autoavaliação
Os problemas estão à altura do drama que você faz? Ou você está fazendo “tempestade num copo d’água”? Será que você não está usando o momento para despejar a raiva acumulada de outras ocasiões? Você tem se esforçado para ser tolerante e mais paciente?
Não adianta corrigir a postura, o semblante e deixar que problemas comportamentais e psicológicos afetem seu cotidiano e lhe tirem do sério. Se for este o caso, busque especializada.
7. Tire um tempo para relaxar
Todos precisam de descanso para o corpo e para a mente. O acúmulo de trabalho pode afetar o humor das pessoas e a forma como elas enxergam os problemas.
8. Não desista
Em muitas ocasiões você poderá ficar tão chateado, que vai querer mandar esses conselhos para o espaço. Se você não está vendo muito progresso ou tem recaídas de vez em quando, não desista. Recomece tantas vezes quantas forem necessárias.