8 dicas que a ajudarão a ser uma ótima dona de casa
Ser uma boa dona de casa não é uma tarefa simples. Requer prática, organização, disposição física e outras habilidades.
Erika Strassburger
As lições para se tornar uma boa dona de casa devem começar ainda na infância. Quando a mãe envolve as filhas na limpeza e organização da casa, na compra e preparação dos alimentos, no cuidado com as roupas, no uso adequado e econômico dos recursos, elas não ficarão assustadas nem se sentirão impotentes quando chegar a hora de cuidar da sua própria casa.
As donas de casa sabem o que significa dedicar-se integralmente aos cuidados do lar e da família. É um trabalho repetitivo, extenuante e, infelizmente, pouco reconhecido. Muitas pessoas ainda têm a ideia distorcida de que a mulher que não trabalha fora e “só” cuida da casa e da família, tem uma vida mansa.
Poucos param para pensar que a jornada da dona de casa vai além das 8 ou 10 horas diárias que as pessoas que trabalham fora dedicam ao seu trabalho. Elas são as primeiras a acordar e as últimas a dormir. Muitas delas estão o dia inteiro em função dos seus afazeres e, ainda, acordam durante a noite para verificar se o filho está coberto ou febril. No final do dia, quando o marido e os filhos chegam de seus compromissos e vão descansar, lá está ela cuidando do jantar e providenciando as coisas que eles precisam para aquela noite e para o outro dia. Quando eles acordam, sabem que têm uma roupa limpa para usar, que tem algo para comer no desjejum.
A função da dona de casa é, em suma, dar todo o suporte necessário para que todos na família possam cumprir seus deveres e viver da melhor forma possível. Para cumprir bem sua função, ela precisa ter boas noções de economia doméstica, culinária, nutrição, enfermagem, psicologia infantil, gerenciamento do tempo, cuidado de roupas, disciplinas diversas para auxiliar seus filhos nas tarefas, e por aí vai. Ela exerce um papel de coadjuvante. Ela não quer brilhar, só quer ver sua família unida, bem educada, saudável, segura, bem vestida e feliz.
Veja algumas dicas que lhe ajudarão a cumprir da melhor forma este papel:
1. Organize seu tempo
Estipule um horário para cada tarefa na forma de um cronograma mais simplificado. A organização nos horários permitirá que você faça as coisas com mais rapidez e eficiência. Ao preparar o seu cronograma, é fundamental que você o adeque à rotina da família, principalmente em relação aos horários de preparação das refeições.
2. Seja econômica
Uma boa dona de casa se empenha em combater qualquer tipo de desperdício. Veja algumas dicas para economizar:
-
Aproveite bem os alimentos.
-
Pesquise na hora de comprá-los.
-
Observe os prazos de validade, os restos na geladeira e nos armários.
Advertisement -
Minimize os gastos com energia elétrica, cuidando de lâmpadas acesas sem necessidade, aparelhos eletrônicos ligados ou em stand by, tempo do banho da família, etc.
-
Economize água durante a lavagem das louças e das roupas, reutilizando a água da máquina de lavar na limpeza da casa, etc.
-
Aproveite a melhor época (geralmente nos finais das estações ou nas trocas de coleção) para comprar roupas e calçados para a família.
-
Cuide da roupa da sua família na hora de lavar e passar, para não manchar ou estragar.
-
Use a quantidade suficiente de materiais de limpeza (observe as instruções nos rótulos).
Advertisement
Você pode aprender mais sobre como economizar lendo os artigos: 5 dicas financeiras para famílias de baixa renda, Como alimentar sua família com um orçamento apertado, Como ajudar sua família a economizar água e Dicas úteis para economizar energia elétrica.
3. Prepare um cardápio
Seria interessante você sentar com sua família para decidirem juntos o cardápio semanal. Procurem dar preferência a uma alimentação balanceada e nutritiva. Evite frituras e alimentos industrializados.
Com um cardápio em mãos, você não vai perder tempo pensando no que irá preparar, e poderá se organizar com antecedência, principalmente na hora das compras.
4. Mantenha a casa limpa e organizada
-
Ao acordar, arrume imediatamente as camas.
-
Lave as louças que for sujando. Mantenha a pia limpa.
Advertisement -
Tire o pó e varra a casa diariamente.
-
Recolha os lixos também diariamente.
-
Arranje um lugar para cada coisa.
-
Dobre e guarde logo as roupas que acabou de recolher, que não serão passadas.
-
Mantenha o banheiro seco e cheiroso.
Advertisement -
Use aromatizantes para manter a casa com cheiro de limpeza.
5. Cuide bem das roupas da família
Os cuidados com as roupas não devem ser dispensados somente na hora da lavagem e da passação. Consertar ou reformar roupas pode significar muitos reais a mais na carteira. Selecione aquelas que precisam de costura, de botões, de zíperes novos, de bainha, de tingimento ou outros consertos e reformas. Separe-as e reserve um dia na semana para fazer o conserto você mesma. O que não souber fazer, encaminhe a uma costureira ou outro lugar especializado. Só não deixe que a roupa caia em esquecimento. O tempo passa, ela para de servir ou sai de moda, e você perde dinheiro.
6. Saiba delegar tarefas
Não pense que pelo fato de você não trabalhar fora você precisa fazer tudo sozinha. Peça a ajuda dos filhos e do marido em algumas tarefas.
7. Dedique tempo à família
A boa dona de casa consegue organizar-se de forma que sobra tempo para ficar com a família: brincar com os filhos, assistir um filme, passear, namorar, etc.
8. Reserve um tempo para você
-
Tire um tempo para descansar sem se sentir culpada. Você precisa e merece.
Advertisement -
Cuide da sua saúde. Reserve uma hora diária para fazer caminhada, alongamento ou outro exercício.
-
Cuide da sua aparência (cabelos, unhas, a pele).
-
Cuide do seu intelecto. Leia livros, escreva num diário, faça pesquisas, faça cursos, atualize-se.
Muitas mulheres precisam trabalhar fora ou mesmo em casa, além de cuidar da casa e da família. Essas supermulheres precisam de muito apoio de seus maridos e filhos. Se você é uma delas, não pense que você vai conseguir dar conta de tudo sozinha. Converse francamente com sua família e peça ajuda.