8 formas perfeitas de se blindar contra as pessoas tóxicas à sua volta

Veja o que fazer para se proteger de pessoas que só pensam em se dar bem às suas custas.

Erika Strassburger

Abaixo estão 8 conselhos importantes para quem está cansado de ser vítima de pessoas mal-intencionadas.

1. Faça cara de paisagem quando ouvir uma fofoca

Jamais concorde ou apoie quando algo ruim for dito sobre uma pessoa boa (mesmo se a pessoa não for tão boa assim). Todo mundo tem defeitos, mas isso não nos dá o direito de compactuar com maledicências. Se alguém cometeu um erro grave, são as pessoas que estão diretamente relacionadas ao problema que têm que saber, não terceiros.

O artigo abaixo ensina algumas “técnicas” para se fugir de fofoqueiros:

2. Tome a decisão – agora mesmo – de jamais abrir mão dos seus padrões para agradar os amigos

Pensando melhor, um amigo de verdade jamais o persuadiria a ir contra seus padrões em troco do que quer que seja. Mas se alguém que você considerava um bom amigo lhe pedir para fazer qualquer coisa que seja contra suas crenças ou valores, vire as costas e vá embora.

Mas a decisão de fazer isso deve ser tomada AGORA, porque quando algo assim acontecer, você saberá o que fazer, e não ficará em dúvida nem se sentirá tentado a ceder.

Advertisement

3. Evite a companhia de pessoas que têm um estilo de vida oposto ao seu

Isso vale, principalmente, para quem tem crenças e valores elevados, tais como honestidade, sobriedade, castidade. Você não precisa ignorá-las ou tratá-las mal. Apenas evite ir com elas a ambientes que oferecem risco.

4. Não exponha os seus problemas a estranhos ou a pessoas que têm um “desleal” bem grande estampado no “currículo”

Não é para qualquer um que você pode relatar as dificuldades que está enfrentando no casamento, com os filhos ou no trabalho. Algumas pessoas só estão curiosas para saber o que está acontecendo, sem a mínima intenção de ajudar. Outras ficam na espreita esperando a chance de dar o bote: dar em cima do seu cônjuge, roubar seu emprego ou usar essas informações contra você. Selecione muito bem os amigos com quem você pode se abrir.

5. Seja discreto em relação a suas posses

Infelizmente, há interesseiros e oportunistas de sobra lá fora. Deixe que somente as pessoas mais íntimas saibam o que você tem, quanto ganha, para onde viaja nas férias etc.

6. Não dê trela a mentirosos

Há pessoas que já são famosas por contar mentiras, aumentar as coisas, se fazerem de vítimas. Outras, porém, continuam nos enganando porque ainda não sabemos que usam máscaras. Portanto, selecione muito bem no que acreditar. Não que você tenha que duvidar de todo mundo, faça isso apenas quando algumas delas falarem coisas absurdas, especialmente contra pessoas que você conhece. Vale aqui, também, o conselho dado no ponto 1.

7. Evite a companhia de pessoas que o(a) colocam para baixo

Há pessoas que sentem prazer em diminuir os outros. Se algum “amigo” anda fazendo isso com você, seja criticando ou debochando de suas roupas, da sua aparência, do seu comportamento, da sua casa, de seus pais, do seu cônjuge, dos seus filhos… é hora de dar um basta! Ainda que você tenha algumas coisas para melhorar, não é com críticas e zombarias que qualquer mudança ocorrerá. Você precisa de alguém que respeite as suas escolhas e ofereça ajuda com amor. A crítica não ajuda em nada.

Advertisement

8. Confie na sua intuição

Esse é o conselho mais importante de todos: se você sentir que algo está errado, se sentir-se mal na presença de alguém ou quando conversar com alguém (seja por WhatsApp, Messenger ou telefone), se sentir angústia ou dor de cabeça contínua sempre que está perto de determinada pessoa, algo pode estar muito errado nas intenções e ações dela. Proteja-se! Tive várias experiências desse tipo, e todas se confirmaram. Pena que algumas se confirmaram tarde demais.

Cuidado para não julgar mal

É preciso levar em conta que nem sempre as pessoas que fazem algo que acabou lhe trazendo prejuízos agiram de má fé. A psicóloga Simone Domingues disse à Delas iG: “Não é raro que ao tentar ajudar, [a pessoa] possa acabar atrapalhando. Como, por exemplo, quando um amigo interfere numa briga de casal e as coisas acabam piorando”.

Embora haja pessoas interesseiras e mal-intencionadas à sua volta, há também pessoas maravilhosas por toda parte, você somente precisa descobrir quem são (certamente já conhece muitas delas) e cercar-se delas. Não se esqueça, porém, de ser o tipo de pessoa que deseja ter perto de você.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.