8 maneiras em que a fé pode nos ajudar a curar as feridas da vida

A vida é uma viagem longa e árdua, onde todos sofremos ao longo do caminho. Muitas vezes é o resultado de nossas próprias escolhas, outras pela natureza da vida. Entretanto, a fé pode ajudar a curar todas as feridas.

Shelli Proffitt Howells

A vida é uma viagem ao longo de um caminho árduo e pedregoso. Todos sentimos dor ao longo deste caminho. Às vezes é o resultado de nossas próprias escolhas. Às vezes, é pelas mãos dos outros e às vezes, é simplesmente pela natureza da vida. A fé pode ajudar a curar todas as feridas.

1. Tenha fé na oração

. A oração poderá lhe trazer o conforto e a força para mudar. Quando você ora pode sentir o amor de Deus por você. Ele pode enviar pensamentos à sua mente para guiá-lo e ajudá-lo a sobrepujar as dificuldades de cada dia. Tenha fé de que ao pedir ajuda a Deus, Ele a enviará.

2. Tenha fé na palavra de Deus

. A leitura das escrituras e dos escritos sagrados de sua fé, assim como as palavras de inspiração, poderão ser uma grande fonte de força durante as provações. Poderão nos orientar e dar exemplos de outros grandes homens e mulheres que sofreram e foram curados.

3. Tenha fé em sua natureza divina

. Deus é o nosso criador e o Pai de todos nós. Com muita frequência nos vemos como pessoas falhas, muito fracas para superar os desafios e dificuldades que surgem em nosso caminho. Deus nos vê de forma diferente. Como seus filhos, Ele nos vê dotados de talentos e habilidades que nos foram dados para nos ajudar a crescer e a triunfar sobre todas as coisas. No entanto, é um processo. Creio que Deus é paciente quando vacilamos e fica orgulhoso quando conquistamos.

4. Tenha fé na sabedoria de Deus

A dor tem um propósito. Ela sempre traz mudanças. Você pode sentir remorso por erros do passado, o que o leva a fazer escolhas diferentes. Você certamente sentirá mais compaixão pelos outros que estão passando por momentos difíceis. Você cresce em humildade, paciência e empatia. Você se torna uma pessoa melhor, a pessoa que Deus quer que você seja. Honre o crescimento que conseguiu.

Advertisement

5 . Tenha fé no plano de Deus

Nossas expectativas não cumpridas podem ser uma fonte de sofrimento. Talvez uma relação que você esperava que durasse toda uma vida desmorone. Talvez você seja incapaz de seguir a carreira de sua escolha. Você poderá se curar das decepções quando aceitar que Deus tem um plano para você que inclui o maior potencial para a sua felicidade.

Quando fiquei doente com uma doença crônica, muitas coisas em minha vida mudaram. Tive que abandonar muitas das atividades das quais gostava e não pude mais trabalhar no campo que eu havia escolhido. Passei por um processo de luto conforme deixava minha antiga vida. No entanto, eu tinha fé que Deus iria me ajudar a construir uma vida significativa e satisfatória dentro de minhas novas limitações. Ao longo da vida persegui o sonho de me tornar escritora e tive oportunidades inesperadas que se tornaram disponíveis para mim.

6. Tenha fé nas bênçãos de Deus

Quando estamos sofrendo, muitas vezes é difícil ver as bênçãos em nossas vidas. Mas elas estão lá. Busque e reconheça as suas bênçãos. Cultive a gratidão. Aprecie as pessoas em sua vida, o amor e apoio recebidos. Desfrute as belezas da natureza. Mude sua perspectiva e reconheça que mesmo as provações e os desafios são bênçãos, porque lhe proporcionam uma oportunidade para crescer.

Meus filhos têm sido uma grande fonte de bênçãos em minha vida. Eles me dão abraços, dizem coisas engraçadas e me surpreendem enquanto os vejo crescer. Uma das minhas músicas favoritas é a risada de minhas crianças. Ouvir suas risadas é certamente uma maneira de trazer à minha mente as abundantes bênçãos que Deus me deu.

7. Tenha fé nos mandamentos de Deus

. Seguir os mandamentos de Deus é o caminho de volta para a alegria. Uma das coisas que ele nos pediu é que nos perdoemos uns aos outros. Quando perdoamos alguém que nos feriu, não estamos dizendo que o seu comportamento esteja correto. Em vez disso, voluntariamente trocamos nossa mágoa e raiva pela paz de espírito. O perdão acelera o processo de cicatrização.

Advertisement

Também é importante que aprendamos a perdoar a nós mesmos. Muitas vezes, nos debatemos em nossos erros repetidas vezes. Por alguma razão é mais fácil imaginar que Deus perdoará as outras pessoas e não a nós e chegamos a acreditar que estamos de alguma forma muito distantes de sua graça. Deixe de lado o seu passado, aprenda com ele, perdoe-se e siga em frente.

8. Tenha fé na perspectiva de Deus

. Lembrar que há vida além da morte pode ajudar a manter as coisas na perspectiva correta. Em vez de protestar contra as injustiças da vida, você poderá aceitar mais as suas próprias circunstâncias. Entenda que Deus irá recompensá-lo pela sua fidelidade em todas as coisas e que corrigirá todos os erros que aconteceram com você. Acreditar que irá se reunir algum dia com seus entes queridos que já partiram poderá lhe trazer conforto.

Sei que é possível que eu nunca me cure de minha doença crônica. A despeito das experiências maravilhosas que vivi, se acreditasse que esta vida fosse o fim dessa existência certamente me sentiria enganada. Pela razão de acreditar que há vida após a morte, sinto que sempre haverá muito pelo que seguir em frente.

Não podemos evitar os solavancos e contusões da vida, mas a fé pode ajudar-nos a curar nossas feridas.

_Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original 8 ways faith can help us heal, de Shelli Proffitt Howells

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Shelli Proffitt Howells

Shelli Proffitt Howells tem bacharelado pela BYU, é uma esposa feliz e mãe de seis filhos.