8 passos para tornar realidade suas resoluções de ano novo

Dizem que a definição de insanidade é fazer sempre a mesma coisa esperando um resultado diferente. Proponho 7 passos para que seus desejos de Ano Novo finalmente se concretizem.

Yordy Giraldo

Desde os olmecas, e em toda a Mesoamérica, havia uma celebração que acontecia a cada cinquenta e dois anos, chamada Novo Fogo: era a oportunidade de recomeçar a vida, celebrando que o quinto sol não havia acabado. A ideia era que, se depois desse tempo o mundo não acabasse, eles teriam diante de si uma nova oportunidade, a chance de viver um novo ciclo cheio de novas esperanças.

Não é preciso esperar tanto para pensar ou repensar metas, sonhos, desejos: na verdade, cada momento que vivemos é uma oportunidade. Embora, claro, não é menos verdade que os finais de ano têm um simbolismo diferente, mais sintonizado com a ideia de novos começos, pois, depois da meia-noite do último dia do último mês, o contador volta ao começo para escrever coisas diferentes nas mesmas folhas.

E apesar disso, é típico fazermos a nossa lista de desejos para acompanhar com as uvas e o brinde, para que dificilmente os concretizarmos. Além disso, muitas vezes não voltamos a vê-la depois da primeira quinzena de janeiro.

1. Um compromisso familiar

A intenção, hoje, é nos encorajar a implementar ações que nos ajudem a romper essa dinâmica doentia de não nos preocuparmos, para que isso que queremos passe de um pensamento a uma realidade em nossas vidas. E não há melhor maneira do que fazê-lo em família. Isso mesmo, um excelente primeiro passo para realizar os desejos de Ano Novo é torná-los um projeto familiar.

Temos o costume de traçar planos pessoais, mas que tal definirmos metas juntos para variar? 

Advertisement

A próxima coisa que devemos levar em conta não é fazer uma lista de desejos volúveis, mas coisas que você realmente deseja que aconteçam em sua vida e que você sabe que, com pouco ou muito esforço, pode alcançar, porque nada inspira e incentiva mais do que ter sonhos. 

Agora, como definir essas metas familiares?

2. Dar um passo de cada vez

Benjamin Franklin, em seu livro The Good Man’s Book, dá várias recomendações para mudarmos nossas vidas passo a passo. Uma delas é não exagerar nem se sentir obrigado a atingir 12 objetivos. É melhor estabelecer poucas metas e objetivos, mas com os quais você está disposto a se comprometer, ou mais, mas pelos quais você vai lutar.

3. Definir prazos

Além disso, não se esqueça de definir prazos para alcançá-los, e se dê uma recompensa cada vez que cumprir metas e atingir um objetivo. Isso o ajudará a não se distrair e aumentará suas chances de sucesso. Também não se esqueça de colocar sua lista em um local visível e revisá-la periodicamente.

4. Estabelecer uma rede de apoio

Outro ponto importante é compartilhar esses objetivos. Peça ajuda aos seus entes queridos para serem seus cúmplices e seu grupo de apoio. Você não apenas terá o melhor dos bastões: compartilhar objetivos implica união familiar e fará com que o que começou como um projeto de noite em família se torne um objetivo comum.

Advertisement

5. Orar

Talvez pareça que estou fugindo do assunto, e não importa a religião que você professe: a ideia é que você tenha consciência de sua espiritualidade e agradeça pelo que você é e tem. Apenas saber que existe Alguém acima de nós, de quem dependemos e a quem somos gratos, coloca-nos em condições de aspirar a coisas novas.

6. Preparação

Não tome nada como garantido, lembre-se de que o que vale a pena requer tempo, esforço e um plano para alcançá-lo, então faça uma lista do que você deve fazer para alcançar seus sonhos, assim você concluirá o processo. Seja seu próprio gerente de projetos, você aprenderá algumas coisas sobre você e como está comprometido com seus desejos.

7. Esforce-se a partir de hoje

Não viva sua vida em função do amanhã. Parece banal, mas nem por isso menos verdadeiro. Como disse Tagami Kikusha : “O ontem já passou e o amanhã ainda é incerto”. Essa frase contém toda a verdade da nossa existência, a única certeza que temos é este momento. Cabe a nós fazer valer a pena.

8. Faça de seus sonhos sua mola propulsora

Por isso, recomendo, peço, imploro que faça todas aquelas coisas que deixam você feliz e que o aproximem dos seus sonhos hoje, agora, e repita isso todos os dias. E quando chegar ao fim do caminho trilhado na vida, você agradecerá a si mesmo.

Mais uma vez: partilhe essa nova dinâmica com a sua família, transforme-a numa tradição, num ritual de Ano Novo que, além de uni-los, é uma oportunidade para estimular a autoanálise, onde você está e onde quer chegar. De resto, desejo-lhe um excelente novo ano e que se lembre de que tudo começa com uma ideia, um desejo e um primeiro passo para que seja concretizado.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Quieres que tu lista de propósitos de año nuevo, ahora sí se cumpla?

Toma un momento para compartir ...