8 pensamentos que toda mãe tem no primeiro mês de maternidade
As mães têm muita coisa em comum. Conheça seus pensamentos no primeiro mês de maternidade.
Shana Padilha
Durante a gestação é tanta coisa para ler. Muita informação para absorver, muitas metas de como será com a chegada do bebê. Até aprendemos um pouco ao observar algumas famílias, mas apenas com a chegada do bebê é que realmente seremos capazes de desenvolver tudo que foi aprendido.
As mães têm muita coisa em comum. Conheça seus pensamentos no primeiro mês de maternidade.
É no primeiro mês de nascimento que ficamos mais inseguras. Isso é natural. Todas as mães têm esse sentimento.
Quero amamentar exclusivamente com leite materno
Será algo maravilhoso. O ideal é isso mesmo. O leite materno, além de passar mais afeto, também é o alimento mais completo.
Mas, se por algum motivo não for possível amamentar, seja por ter pouco leite, falta de experiência, falta de paciência (que é algo muito comum, embora poucas mães falem), reavalie seus motivos e converse com seu médico e com o pediatra. Juntos verão o melhor para a criança.
Meu corpo vai voltar ao normal?
Não se preocupe muito com isso. Tudo tem seu tempo. Pode demorar um pouco, afinal, o corpo fica nove meses se transformando. Amamentar ajuda muito a mãe também em sua recuperação.
Preciso de ajuda
Se puder ter alguém para ajudar nos primeiros quinze dias será maravilhoso. Nessa fase a mãe precisa se recuperar. O bebê também é um membro novo na família, então nesse início ambos estão se adaptando.
O que devo comer?
Alimente-se bem, continue com a alimentação equilibrada da gestação. Bastante água e frutas. Água ajuda na produção de leite.
Se o leite empedrar?
Algumas mães têm muito leite e ficam com medo de empedrar. Uma dica: Ofereça várias vezes o peito para a criança. E se mesmo assim não for suficiente, massageie o peito com movimentos circulares e esvazie a mama. É natural no início parecer uma produção descontrolada, mas com o tempo o seu organismo vai produzir o leite de acordo a frequência de mamadas do seu filho. Mais um ponto da perfeição da natureza humana.
Ele vai ter cólica?
Cuide da sua alimentação e observe como o seu filho age após suas refeições. É bom observar e até anotar para ter um controle melhor. Só que alguns bebês sofrem mais de cólica que outros.
Durante quanto tempo o bebê vai dormir?
Alguns dormem muito bem, outros levam um tempo até entrar na rotina de uma noite de sono inteira. Cada criança necessita de um tempo. Mas desenvolver uma rotina para hora de dormir e essencial.
Será que ele está respirando?
Toda mãe pensa isso, principalmente quando eles dormem uma noite inteira pela primeira vez. É normal levantarmos várias vezes para verificar como o bebê está. Não é exagero, é cuidado.
É normal no primeiro mês com o filho em casa surgir muitas dúvidas. Converse com sua mãe, amiga, médica e saberá que isso tudo e outras dúvidas são naturais nesse primeiro mês.
Seja forte. No início não é nada fácil, mas com o tempo entramos no ritmo.