Seu cônjuge está com “faiva”?

Você leu certo. É "FAIVA" com F. É o estado quando você ou seu cônjuge costumam chegar em casa do trabalho irritados ou nervosos, brigando por coisas bobas. Se isso estiver acontecendo com vocês, podem estar com "faiva." Leia mais.

Aaron & April Jacob

Este artigo foi originalmente publicado no site Fortalecer o Casamento, e é republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Você leu certo: “Faiva” = fome e raiva. A solução é simples: Comida.

Você conhece o sentimento

Você não come há horas. Você está exausto depois de um longo dia, e seu cônjuge quer falar sobre dinheiro, ou sobre os sogros, ou de ter um bebê – qualquer número de temas potencialmente tensos… Você explode! Você não é racional, lógico nem legal. Você está com faiva.

Faiva também descreve um estado de ser. Descreve quando alguém está de mau humor – por uma razão ou outra – onde esse “mau humor” poderia facilmente ser curado através de um simples ato como comer, beijar, fazer exercícios, ter uma massagem, tirar um cochilo, etc. (Nós amamos “Beijar o problema”)

O tempo certo para conversar

Ter uma conversa dura com seu cônjuge quando um de vocês está com “faiva” raramente produz os resultados desejados. É provável que você faça ou diga algo do qual vai se arrepender mais tarde. É importante avaliar onde seu cônjuge está emocionalmente assim você pode ser cauteloso ao trazer à tona questões sensíveis ou difíceis.

Advertisement

Assim como atletas se preparam antes de um grande jogo ou alpinistas reúnem todo o equipamento essencial antes de uma escalada técnica, é importante que tanto você quanto seu cônjuge tenha suas necessidades básicas atendidas antes de saltar para um “tema quente”.

Ter suas necessidades básicas satisfeitas irá ajudá-los muito a estar em um estado de espírito onde as conversas difíceis podem ser abordadas com sucesso. Talvez você já tenha visto a sigla PARE antes. Quer dizer: Precisado (faminto), Abandonado, Raivoso e Esgotado. Se você acha que um ou mais dos adjetivos acima descreve você ou seu cônjuge quando você quer falar sobre algo importante, lembre-se que vai ser muito melhor, primeiro curar o clima antes de abordar a conversa difícil. Confie em nós.

Então, PARE, e não tente empurrar a discussão desconfortável para o seu cônjuge, se ele ou ela está enfrentando algum dos seguintes sentimentos:

1. Precisado (Fome)

Problema:

Sua esposa não come há horas. Seus níveis de açúcar no sangue caíram, e ela não tem energia suficiente para pensar com clareza. Ela está com fome. Não é uma fome do tipo “acho que vou comer alguma coisa”. Em vez disso, é do tipo um “me alimente agora ou eu vou morrer”. Você entendeu.

Advertisement

Solução:

Alimente-a. Esperamos que seja algo delicioso – algo que ela ama. Enquanto ela come, não tente falar sobre qualquer coisa profunda – apenas mantenha o bate-papo normal. Quando você restaurar seus níveis de açúcar no sangue ao normal, será mais fácil restaurar seus níveis emocionais ao normal também.

2. Abandonado

Problema:

Você acabou de chegar em casa de uma longa semana de trabalho que passou fora da cidade. Talvez seja uma série de semanas de trabalho longe de casa. Só porque você estava fora da cidade, não significa que o tempo parou. Questões surgiram e têm que ser discutidas, e a lista de coisas “para fazer” no fim de semana cresceu exponencialmente. Para piorar as coisas, você e seu cônjuge não têm sido capazes de se conectar tanto diariamente devido às viagens e diferenças de horário, e vocês estão se sentindo muito solitários e distantes um do outro.

Solução:

Advertisement

Quando você se reunir com sua esposa depois de vários dias ou uma semana de intervalo, é crucial encontrar tempo para se reconectarem. Não pule para uma sessão de perguntas e respostas a ela sobre suas realizações enquanto você estava fora. Em vez disso, dê-lhe um abraço gigante e beije-a, deixe que ela saiba o quanto você sentiu saudades dela, e expresse o quanto é bom estar de volta em seus braços. Isto irá restabelecer uma mentalidade de equipe que alavancará a conversa para os itens que precisam discutir. Sem esse momento crucial para se reconectarem, você pode acabar tendo uma esposa que deseja que você fique longe de casa – ou pelo menos tentando saber por que o reencontro que vocês tanto esperavam teve um começo tão rochoso para ambos.

3. Raivoso

Problema:

Seu esposo está chateado com alguma coisa no trabalho, ou um problema com seus familiares, ou amigos, ou até mesmo com você. Ele não quer falar. Ele quase lhe morde quando você termina de dizer qualquer coisa para ele. Você está um pouco assustada, ele também pode explodir a qualquer momento (lembre-se abuso de qualquer modo é completamente inaceitável).

Solução:

Fique longe. Dê-lhe algum espaço. Mais uma vez, ofereça alimento (ou até mesmo “algo amoroso” mais forte). Deixe que ele se acalme. Diga-lhe que você se preocupa com o seu dia e com o que está deixando-o chateado. Apoie-o enquanto ele experimenta uma série de emoções. Ele vai se acalmar em breve e tudo ficará bem novamente.

Advertisement

4. Esgotado

Problema:

A falta de sono ou de tempo pessoal, ou simplesmente o ritmo muito rápido da vida por muito tempo, pode ser uma verdadeira fonte de tensão em um casamento. É difícil, na melhor das hipóteses, construir a unidade e muito mais estar em sintonia com o seu cônjuge quando vocês se sentem completamente esgotados.

Solução:

Tirem algum tempo para descansar. Todos podem se concentrar em ter um pouco mais de descanso – não apenas fisicamente, mas emocionalmente, espiritualmente e intelectualmente. Descanso e relaxamento podem vir de várias formas, seja como um casal ou individualmente. Nossas atividades favoritas podem incluir tirar cochilos juntos, dar uma caminhada, abraçar-se no sofá ou comer iogurte congelado. Pode também ser ler um livro, ouvir música, assistir a um programa ou comer salgadinhos. Seja qual você escolher, certifique-se que ambos, você e seu cônjuge, consigam tempo de renovação e descanso regularmente (isoladamente ou em conjunto). Pode ser muito tentador dizer: “Há tanta coisa para ser feita que eu não posso simplesmente abrandar e ter um tempo livre”. Mas confie em nós, ter tempo para descansar vai aumentar drasticamente e mesmo ampliar sua eficiência e colocá-lo em um estado de espírito em que você vai ser muito mais capaz de ter conversas difíceis e tomar decisões sábias.

O PARE realmente se resume a conferir onde você e seu cônjuge estão emocionalmente e, em seguida, atender a essas necessidades básicas para que vocês possam negociar com sucesso a jornada da vida juntos. A vida é maravilhosa. Ela foi criada para ser maravilhosa, e pode ser se você e seu cônjuge procurarem atender às necessidades um do outro de forma amorosa e solidária.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Aaron & April Jacob

Somos duas pessoas casadas e felizes, trabalhando constantemente para nutrir o nosso casamento e cuidar um do outro.