8 ideias úteis de presentes para crianças

Você foi convidado para uma festa infantil? O que comprar de presente de Natal? Dia das crianças? Listamos algumas dicas para te ajudar.

14,270 views   |   14 shares
  • Para os papais e mamães de plantão é rotineira a visita a lojas de brinquedos. Também conhecemos todos os comerciais de televisão, propagandas em revistas e tudo o que se trata de novidades em brinquedos e desejos dos nossos pequenos. Tios, tias, madrinhas, avós e afins, todos partilham do mesmo conhecimento. Sempre tem uma criança na família ou filho de algum amigo que nos leva a procurar informações a esse respeito. Porém, nem sempre o que está em alta no mercado ou nas propagandas pode ser bacana para todas as crianças, nem sempre o que sua criança deseja, ou diz que deseja, é válido para ela.

  • O presente não deve ser necessariamente um brinquedo da moda, nem unicamente um brinquedo, pode ser algo diferente. Avalie o perfil do presenteado, suas necessidades, seus gostos, o que ele já tem e o que ele não tem. Considere o que você gostaria de proporcionar, quais incentivos provocar, não leve em conta apenas o valor do presente ou o tamanho do embrulho, criança gosta sim de caixas grandes e bonitas, mas esse efeito é passageiro, dependendo da sua escolha o efeito do presente pode ser mais eficaz.

  • 1. Roupas

  • "Criança não gosta de ganhar roupas, gosta de brinquedos!" Alguém disse essa frase e em muitas situações se encaixa, mas não em todas. Depende muito da fase na qual a criança está. Caso ela já esteja mais vaidosa, se importando mais com o que veste, uma roupa (do gosto dela) será um ótimo presente. Crianças menores, entre 1 ou 2 anos, realmente preferem brinquedos, mas as roupas não deixam de ser um bom presente, os pais adoram e as crianças também, quando usam "a roupa que o tio fulano deu" eles se sentem.

  • 2. O brinquedo da moda

  • Aquele brinquedo que tem propaganda pra todo lado e todas as crianças querem, talvez seja um facilitador no momento de escolha. Mas, não deixe de avaliar a idade indicada.

  • 3. Brinquedos educativos

  • O brinquedo tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, em especial nos aspectos cognitivos e motores. Um brinquedo educativo estimula a criatividade, o pensar, o interagir e os movimentos motores. A criança pode necessitar ou não de estímulos especiais, pode ser bastante esperta, mas um incentivo a mais nunca é exagero. Esses brinquedos, além de atuarem de forma educativa, são bem atrativos e simples, ganhando rapidamente a atenção da garotada. Exemplo disso são as peças coloridas que possibilitam montar diferentes coisas; os blocos de madeira para montar castelos; quebra-cabeças; jogo da memória; kits para colorir; jogos com objetos e seus nomes; entre outros.

  • Advertisement
  • 4. Instrumentos musicais (de brinquedo)

  • Pode ser de "verdade" também, depende do bolso e da idade da criança. Mas os instrumentos musicais de brinquedo, seja em madeira ou outro material, são na medida certa para as mãos e os braços que iram manuseá-los. A música tem diferentes influências na vida de qualquer ser humano, mais forte ainda na vida das crianças. O brincar com instrumentos musicais pode ser mais divertido do que qualquer outro objeto, a criança cria seu próprio som, recebe imediatamente o resultado do seu trabalho. Ao receber um instrumento musical de presente a criança ganhará também a oportunidade de brincar, se divertir, socializar, estimular sua percepção e os sentidos como o tato e a audição, além de treinar sua concentração. Que presentão!

  • 5. Brinquedos retrô/antigos

  • Para crianças com faixa etária acima dos 6 anos, é bem interessante o contato com o passado. A criança passa a compreender que houve outra época, outros interesses, outros objetos que deram origem aos que temos hoje. Brinquedos antigos não significam velhos ou usados. O conceito de um carro de brinquedo que você brincava quando criança, a boneca semelhante a sua, o jogo interativo que você e seus amigos jogavam, pode sim, interessar e muito à nova geração e ser um diferencial na hora de presentear alguém que certamente está cercado de tecnologia.

  • Tem dicas ótimas no artigo 20 brinquedos baratos que você amava quando era criança e que seus filhos amarão ganhar de Natal.

  • 6. Livros

  • A leitura para crianças é fundamental para sua imaginação e contato com o mundo. Por meio de uma história a criança voa, vai longe, fantasia, brinca, vive uma nova história. Essas experiências são essenciais para uma infância feliz, e uma base mais essencial ainda para um ser humano em desenvolvimento. Existem livros para todas as idades e gostos, para quem sabe ler ou não, para usar tanto no banho como na hora de dormir. Seja para ler sozinho ou com um adulto, o livro é um ótimo presente, um verdadeiro companheiro, um amigo e tanto. Não pense duas vezes, caso esteja querendo presentear com um.

  • 7. Super-heróis e Princesas

  • Como já vimos até aqui, fantasiar é sinônimo de infância feliz. Com isso, heróis e princesas não podem ficar de fora. A criança precisa se colocar no lugar do outro, brincar de ser alguém, de ter superpoderes ou de ser uma princesa imortal. Claro que tudo dentro da normalidade, reconhecendo desde cedo o que é fantasia e o que é realidade. Super-heróis e Princesas pode ser uma grande pedida, considerando sempre se sua criança gosta dessa categoria de brinquedos. Eles podem ser bonecos ou bonecas, fantasias, acessórios, jogos interativos, ou algo que os faça sentir-se heróis ou princesas.

  • Advertisement
  • 8. Brinque com as profissões

  • Toda criança admira alguma profissão, seja por gostar muito do pai, ou da mãe, do vovô, do tio, enfim, eles acham o máximo ser policial, guarda de trânsito, bombeiro, gari, motorista, médico. Tem profissão para todos os gostos. Presentear a criança de acordo com a profissão que ela já admira é proporcionar o momento de ser quem ela tanto quer, seja por meio de um brinquedo ou fantasia, um caminhão de lixo ou viatura da polícia. Existem brinquedos com acessórios médicos; recolha de lixo; carros e utensílios de construção civil; seguranças; salvamento; culinária e muitos outros ofícios que seu pequeno provavelmente já conhece.

  • Na hora de escolher o melhor presente não deixe de considerar o gosto da criança, ele pode indicar inclusive que ela pode sim se interessar por algo que ainda não conhece. Evite estímulos violentos, caso ela goste desse tipo de brinquedo, apresente algo novo que pode ser divertido também. Pense sobre a posição dos pais referente aos estímulos que o presente poderá trazer, se você gosta de armas, os pais podem não gostar ou um videogame agora talvez não seja o que os pais desejam para o pequeno.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

8 ideias úteis de presentes para crianças

Você foi convidado para uma festa infantil? O que comprar de presente de Natal? Dia das crianças? Listamos algumas dicas para te ajudar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr