Não reduza o casamento a um contrato: Busque a graça do Senhor

Se você entrar em um casamento pensando que poderia falhar, o seu progresso pode ser limitado e seu casamento não terá esperança. Em vez disso, busque a graça do Senhor para ajudar você e seu cônjuge.

6,277 views   |   3 shares
  • Quando eu estava trabalhando como editora de conteúdo da Web, li vários artigos sobre a importância dos acordos pré-nupciais. Esses artigos me deixaram triste, porque a criação de um acordo pré-nupcial sugere que o casal espera que o casamento fracasse. Um acordo pré-nupcial sugere que o casamento é um contrato. Ver o casamento desta forma pode limitar o progresso e justificar qualquer falta de esforço completo. Talvez o pior de tudo, a visão do casamento como um contrato pode levar à desesperança se alguém erra, sugerindo que a falha ocasional deve levar à anulação.

  • Esqueça o contrato. No casamento, ambos devem dar tudo de si, bem como suporte na fraqueza. Mesmo que possa não ser o suficiente, no entanto. Casamentos não podem realmente ter sucesso sem a graça amorosa de Deus. Este artigo irá discutir três razões por que a graça é necessária em um casamento.

  • A graça ajuda nos esforços para se tornar completo

  • Uma frase comum é: "Ele me completa." Não há nada de errado em ter um cônjuge cujos pontos fortes são seus pontos fracos. O problema surge quando as pessoas usam isso como desculpa para não superar sua insensatez.

  • Por exemplo, eu não sou uma pessoa muito confiante, mas o meu marido é. Sua confiança não me fará nenhum bem quando eu tiver que fazer uma apresentação. Tampouco em uma entrevista de emprego, ou quando eu estiver tentando fazer um novo amigo. Para o meu próprio benefício, eu preciso tornar-me confiante. Como posso fazer isso?

  • Outro exemplo. Digamos que um marido tem uma fraqueza para o álcool. O fato de a mulher nunca ter provado álcool na vida não vai ajudá-lo a menos que ele escolha mudar. Mas, seu autocontrole e apoio, bem como o seu desejo de vencer, não será suficiente. O que vai torná-lo o suficiente?

  • A graça de Deus

  • Falando da graça do Senhor, Paulo escreve em Tito 2:14: "Ele [Cristo] se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar [...]"

  • Porque Cristo deu a vida por todos, todos podem se tornar puros. No entanto, você não pode simplesmente ficar parado e esperar pela ajuda do Senhor. Em Romanos 5:2 afirma: "por meio de [Cristo] obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes." Efésios 2:8 acrescenta: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."

  • São necessárias a fé no Senhor mais a graça.

  • Mas a fé é mais do que apenas a crença. Trata-se de ação: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma" (Tiago 2:17).

  • Advertisement
  • Em outras palavras, você tem que acreditar e então fazer um esforço para mudar. Como é declarado em 1 Pedro 5:10: "O Deus de toda graça ...depois de terdes sofrido por pouco tempo, vos restaurará, vos confirmará, vos fortalecerá e vos porá sobre firmes alicerces." Quando você se esforça, o Senhor o ajuda a mudar.

  • À medida que cada um dos cônjuges passa pelo processo de mudança aproxima-se mais do outro e do Senhor. Quando eu me tornar confiante, serei mais feliz e mais capaz de servir e apoiar os outros, incluindo meu cônjuge. Quando aquele marido vencer sua fraqueza para o álcool, ele será capaz de se concentrar mais em sua família.

  • Mas não se esqueça que, enquanto uma pessoa busca a graça do Senhor, perdão e apoio do cônjuge são essenciais.

  • A graça ajuda a perdoar e chegar a um acordo

  • Talvez seu cônjuge tenha feito algo para magoá-lo. Ou talvez ele ou ela tenha uma peculiaridade que o irrita. Em vez de se deter sobre essas coisas, você deve fazer o melhor para ajudar. Mateus 5:44 proclama: "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem." Mateus 6 diz que o Senhor só nos perdoará se nós perdoamos aos outros. Se Deus quer que amemos e perdoemos nossos inimigos, ele deseja muito mais que façamos as pazes com nossos cônjuges.

  • Lembro-me de ler um artigo em uma revista religiosa, há algum tempo chamado de "A Síndrome do grapefruit." A autora relata como havia várias coisas que a incomodavam sobre seu marido, incluindo a forma como ele comia grapefruit. Ela sugeriu ao marido que cada um escrevesse o que lhes incomodava sobre o outro e discutissem o assunto. Quando foi a vez de seu marido apontar o que lhe incomodava, ele se limitou a afirmar que não conseguia pensar em nada irritante sobre ela. Ela chorou ao perceber que tinha deixado coisas mesquinhas incomodá-la, o que poderia ter tido consequências terríveis.

  • Mas como vencer as coisas pequenas ou perdoar as grandes? Tudo volta ao primeiro texto citado nesta seção: orar pelos outros, amá-los e servi-los. É realmente difícil odiar alguém que você continuamente ora para amar, ou a quem você costuma servir, porque Deus o ajudará a mudar através da graça.

  • A graça ajuda a ver que nenhum de vocês pode ser perfeito agora. Além disso, também pode ajudá-lo a aceitar que nem você nem o seu cônjuge serão perfeitos a qualquer momento em breve.

  • Mas o Senhor só se preocupa com o esforço.

  • Advertisement
  • Minha mãe uma vez me contou uma história que ouviu de um líder de igreja. A filha do líder pediu-lhe uma bicicleta. Sabendo que não tinha muito dinheiro, ele disse a ela para economizar seus centavos. Algumas semanas depois, ela lhe trouxe 61 centavos. Cheio de amor, ele decidiu levá-la para comprar a bicicleta. Ela chorou quando percebeu que não tinha o suficiente. O pai disse que, se ela desse a ele o que tinha, mais um abraço e um beijo, ele iria cobrir o que faltava. Ele então explicou que era o mesmo com o Senhor. Depois de nossos melhores esforços, Ele diz: "Dê-me tudo que você tem, e eu vou fazer o resto."

  • Há esperança de que você possa mudar através da graça. Procure buscá-la em seu casamento, e ambos vencerão.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Don't make marriage a contract: Seek the Lord's grace.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Katrina Lynn Hawkins is a graduate of Brigham Young University, a Utah native, and a freelance writer.

Website: https://www.facebook.com/profile.php?id=100005550465353

Não reduza o casamento a um contrato: Busque a graça do Senhor

Se você entrar em um casamento pensando que poderia falhar, o seu progresso pode ser limitado e seu casamento não terá esperança. Em vez disso, busque a graça do Senhor para ajudar você e seu cônjuge.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr