O que uma dona de casa realmente faz

Todas as mães trabalham, mas o trabalho de uma dona de casa é um pouco diferente. O que é, exatamente, que ela faz o dia todo?

3,923 views   |   3 shares
  • Eu tenho que admitir que, antes de me tornar uma dona de casa, eu tinha algumas ideias preconcebidas sobre como seria esse trabalho: o jantar na mesa às seis horas, tempo gasto fazendo artesanato e peças de arte queridas com os mais pequenos, a casa completamente organizada e apenas a paz e ordem geral ao meu redor. Nem preciso dizer que eu estava prestes a ter um grande choque quando eu realmente tive o privilégio de me tornar uma dona de casa. Eu descreveria os meus dias agora como um lindo caos. Por mais que eu tente ter uma aparência de ordem na casa, normalmente não é assim que funciona. Muitas pessoas têm me perguntado o que é que eu faço todos os dias desde que desisti das salas de reuniões para brincar com as crianças. Aqui está a minha resposta:

  • Meu trabalho é criar as minhas crianças, e embora não haja qualquer recompensa financeira envolvida, a recompensa emocional é impagável.

  • Eu não desisti da minha carreira. Eu mudei de carreira. Cuidar de crianças em tempo integral é tanto uma carreira quanto ir a um escritório todos os dias. Eu trabalho tanto, se não mais, criando meus filhos como quando era uma funcionária de tempo integral. Eu escolhi não trabalhar fora de casa. Eu não desisti da minha vida. Eu não desisti da minha identidade. Eu adicionei a ela. No entanto, não é tudo "artesanatos e projetos de arte". Nossa casa tornou-se uma zona franca. Isso significa que há menos de uma estrutura ou horário, e o ambiente é aberto a mudanças a qualquer momento (e ela geralmente acontece). Qualquer momento pode ser um momento de ensino. Consequências são aceitas e recompensas dadas. Recolher brinquedos se transforma em um divertido jogo (na maioria das vezes) e birras levam a um momento "pense no que você fez". Agora eu tenho tempo para interagir com meus filhos em todos as situações, não apenas durante a noite após o trabalho. É maravilhoso e desafiador, tudo ao mesmo tempo.

  • Eu sou a presidente da melhor organização sem fins lucrativos em todo o mundo.

  • Uma dona de casa geralmente faz de tudo, desde o planejamento das refeições até cuidar da limpeza quando terminam as refeições. Ela também dá banhos, dá caronas, planeja festas de aniversário, lida com as finanças, faz as compras de supermercado e certifica-se de que há sempre papel higiênico suficiente. Ela honestamente é a chefe executiva de sua casa.

  • Eu faço essas coisas agora. Antes de eu deixar meu trabalho, meu marido e eu dividíamos várias responsabilidades domésticas. Nós dois estávamos trabalhando e sabíamos que ambos precisavam ajudar. Agora que eu estou em casa, eu sinto que é minha responsabilidade cuidar da casa. Isso é bom para nós, como um todo. Muitas das coisas que nós deixávamos passar antes por causa da falta de tempo, são coisas que eu faço agora. Eu cozinho com mais frequência. Eu limpo áreas obscuras (como rodapés) que eu esqueci que existiam, e eu lido com todos os aspectos da administração de uma casa. A melhor parte é, agora, quando meu marido está em casa, podemos apenas relaxar e desfrutar nosso tempo ao invés de preenchê-lo com trabalho doméstico e outras obrigações. Eu sou responsável por priorizar e organizar a vida dos membros da minha família, e isso é uma grande responsabilidade.

  • Advertisement
  • Eu sou uma conselheira, líder de torcida e juíza, tudo de uma vez.

  • Pessoas que acham que donas de casa estão desperdiçando sua educação realmente não sabem de nada. Eu recebi o meu mestrado em psicologia - e acredite, eu o uso o tempo todo (e não apenas para psicologia reversa). Eu sou a pessoa a quem meus filhos recorrem quando eles precisam de conforto, encorajamento e quando há um problema. Eu enxugo lágrimas e dou os melhores abraços. Eu dou confiança aos meus filhos para voltarem para o parquinho. Eu escuto os "dois lados da história" antes de pegar um brinquedo e dar um sermão sobre compartilhar. Diariamente, uso habilidades que nunca havia usado antes de ter filhos. Eu não consigo pensar em nenhum melhor uso para minha educação do que utilizá-la com meus filhos.

  • Eu sou uma estudante na aula da vida.

  • Mais do que qualquer outra pessoa em minha família, eu fui a que aprendeu mais de ser uma dona de casa. Além de desenvolver algumas habilidades incríveis em Lego e ser capaz de cantar cada palavra da música tema da Mickey Mouse Clubhouse, eu aprendi paciência, compaixão e, acima de tudo, amor. As doces ações de meus filhos estão constantemente me ensinando a ser uma pessoa melhor. Sua honestidade e amor puro são testamentos para mim de que eu sou a pessoa que é verdadeiramente abençoada por estar passando cada dia com eles.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original What a stay-at-home mom really does.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Megan Shauri se formou em Antropologia com mestrado em Psicologia. Ela mora em Salt Lake City e é mãe de gêmeos.

O que uma dona de casa realmente faz

Todas as mães trabalham, mas o trabalho de uma dona de casa é um pouco diferente. O que é, exatamente, que ela faz o dia todo?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr