Aproveite o momento: Um tempo que não volta mais

Você sente que a vida está constantemente passando de forma muito rápida? Aqui estão algumas maneiras de encontrar o botão de pausa.

1,617 views   |   shares
  • Todos vivemos vidas ocupadas. Entre o trabalho, escola, família, e todas as pequenas atividades que fazemos em um dia, 24 horas não parece ser tempo suficiente para fazer tudo. Eu me ouvi muitas vezes usando a frase "nós precisamos nos apressar" para os meus filhos porque eu literalmente não tinha tempo para esperar eles tentarem colocar as próprias meias ou aguardar seus passos dolorosamente lentos até o carro.

  • Mesmo que eu seja a principal razão da minha vida ser tão ocupada como ela é, tenho medo de que um dia vou acordar, meus filhos vão ter crescido e saído de casa, e vou me arrepender de não acalentar aqueles pequenos momentos para os quais não tinha tempo quando eles eram mais novos. Para evitar que isso aconteça, sei que preciso fazer algumas alterações a fim de desacelerar e aproveitar o momento ao invés de deixar a vida passar por mim. Aqui estão algumas coisas que já comecei a aplicar em minha vida.

  • 1. Estar na hora

  • Odeio estar atrasada. Infelizmente eu normalmente estou, por isso estou sempre ansiosa e estressada na hora em que chego ao meu destino. Estes sentimentos são sentidos pelos meus filhos, então eles, por sua vez, tornam-se ansiosos e estressados. Todo o processo de ir a algum lugar se transforma em um evento apressado e louco comigo gritando com meus filhos e silenciosamente amaldiçoando cada sinal vermelho. Esta não é a melhor maneira de tentar aproveitar o momento. A solução, porém, é simples: sair mais cedo. A fim de fazer isso, eu tentei dobrar a quantidade de tempo que acho que vai demorar para ficarmos prontos. Se eu precisar de 30 minutos, eu me dou uma hora.

  • Algo sempre aparece. A fralda suja, um sapato perdido, ou uma birra podem me atrasar. E ao dar-me tempo extra, posso levar as coisas em um ritmo mais lento e não me estressar se tiver que gastar cinco minutos extras explicando que realmente é importante usar calças ao sair de casa para um pequeno de 2 anos desafiador. Isso cria um ambiente muito mais calmo e relaxante que é refletido no comportamento de todos.

  • 2. Desligar os eletrônicos

  • Reserve um tempo a cada dia para desligar todos os aparelhos eletrônicos. Isso inclui TV, rádio, celulares e tudo o que possa ser ligado na tomada. Já comecei a fazer isso recentemente e sinto que é uma ótima maneira de retardar as coisas. O que eu descobri foi que, quando não há nenhum ruído para distraí-los, meus filhos compõem músicas para cantar e dançar, tocam piano e até mesmo leem livros uns para os outros. Esses pequenos momentos podiam nunca ter acontecido se eu continuasse com a TV ligada o dia todo.

  • Advertisement
  • 3. Isto inclui a câmera

  • Como uma blogueira ávida e fã de scrapbooks, eu quero registrar cada momento de nossas vidas. Já tenho o título perfeito para minha foto, se eu apenas conseguisse que as crianças fizessem a pose certa. Mas isso quase nunca acontece, então ao invés disso eu gasto 10 minutos tentando fazê-los sorrir e olhar para a câmera, o que por sua vez tira a atenção da atividade que eles estão tentando aproveitar. Às vezes eu tenho que dizer a mim mesma para apenas colocar a câmera de lado e participar plenamente de tudo o que estamos fazendo. Será que isso significa que eu posso perder a imagem de perfil perfeita? Sim. Mas não há nada de errado em manter alguns momentos especiais para si mesmo para reviver através de contar a história verbalmente pelos próximos anos.

  • 4. Assistir ao pôr do sol

  • Eu adoro assistir ao pôr do sol. É uma atividade que me obriga a diminuir o ritmo. Não importa o quanto eu tente, eu não consigo fazer o pôr do sol ser mais rápido do que ele quer. O sol irá se pôr todos os dias, não importa o que aconteça. Se o dia foi bom, mau, feliz ou terrível, isso vai acabar e nós podemos começar de novo amanhã. O pôr do sol é como um gatilho para eu parar o que estou fazendo e ter um momento para pensar sobre o meu dia. O pôr do sol é ainda melhor quando tenho o meu marido sentado ao meu lado com uma criança no colo. Nós tentamos criar o hábito de dizer uma coisa boa e uma coisa ruim que aconteceu conosco durante o dia, e pelo que estamos ansiosos para amanhã. Mesmo se estamos separados, nós podemos parar e assistir o pôr do sol sabendo que o outro está fazendo a mesma coisa.

  • 5. Tirar férias

  • Eu sou uma grande defensora de férias. É quase uma obrigação aproveitar o momento enquanto estamos de férias. Elas nos permitem uma pausa na rotina da vida diária, e dar aos nossos corpos e mentes uma recarga de tempo. Férias podem ser em algum lugar exótico e novo ou em nossas próprias casas. Você não tem que sair do estado para estar de férias, mas você tem que tirar uma folga do trabalho e outras responsabilidades.

  • 6. Diário

  • Eu sempre mantive algum tipo de diário desde que eu era muito jovem. Quer se trate de um diário físico da minha juventude, um livro de letras de música da minha adolescência ou um blog eletrônico em minha vida adulta, eu sempre tive alguma maneira de gravar as minhas atividades, pensamentos e sonhos. Agora eu posso olhar para trás para esses momentos através destas formas gravadas e lembrar de coisas que eu possa ter esquecido. Ele me ajuda a rastrear onde estou na minha vida e onde eu quero estar. Eu posso encontrar mudanças que eu preciso fazer, habilidades que eu ainda quero dominar e metas que eu concluí. Enquanto escrevo, eu começo a reviver os momentos do meu dia, semana ou mês e valorizo mais uma vez os momentos especiais que tive, ou até mesmo me limpo de uma mágoa ou decepção pela qual passei. Para mim, é a melhor forma de aproveitar o momento.

  • Advertisement
  • O ponto é que cada dia lhe oferece uma nova oportunidade de desfrutar os momentos. Hoje é um novo dia, o que você vai fazer com ele?

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Enjoy the moment.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Megan Shauri se formou em Antropologia com mestrado em Psicologia. Ela mora em Salt Lake City e é mãe de gêmeos.

Aproveite o momento: Um tempo que não volta mais

Você sente que a vida está constantemente passando de forma muito rápida? Aqui estão algumas maneiras de encontrar o botão de pausa.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr