5 ideias para trazer o espírito natalino ao lar

Sem gastos extras nem horas em filas, faça seu natal mais doce este ano, corra que ainda dá tempo.

Tatiane Bellini Covre

Todos os anos, penso em fazer meu Natal diferente, mais significativo, menos materialista e com o foco no que realmente importa: Jesus.

Com o passar dos anos, meus fracassos têm sido maiores do que meus sucessos. Porém, agora tenho dois filhos, e isso faz toda a diferença, pois desejo que eles cresçam entendendo o verdadeiro significado do Natal, sabendo que o mais importante é o amor, a união e o coração voltado para Jesus.

Quando vamos a um aniversário, levamos presente para o aniversariante, pensamos nele ao comprar o presente, ele é o centro, o motivo da festa. Mas você já percebeu que muitas vezes no Natal nossa atitude chega algumas vezes a ser distorcida? Compramos presentes para nossos familiares e amigos, fazemos uma bela ceia e festejamos, mas, infelizmente (e muitas vezes sem perceber) esquecemos do mais importante: o aniversariante. É como se preparássemos uma festa de aniversário e não convidássemos o aniversariante, festejamos, comemos, trocamos presentes, e com tudo isso, nos esquecemos do dono da festa daquele dia.

Para que isso não aconteça mais, nem comigo nem com você, aqui vão cinco ideias para trazer o verdadeiro sentido ao nosso Natal e podermos, assim, sentir o espírito natalino em nosso lar e levá-lo ao coração de todos os que, mesmo que por alguns minutos, entrarem em nosso lar:

1. Conheça a história do Natal

Pelo menos uma semana antes, reserve um tempo em família para ler na Bíblia as passagens sobre o nascimento de Jesus. Se você tiver crianças em casa, pode até montar um teatro para a véspera de Natal, simples, porém, com muito significado; envolva os adultos; fantasie todos com lençóis e coisas que tiver em casa. Toda essa leitura e preparação trarão o espírito natalino ao seu lar. Agora, se é difícil reunir todos para ler, leia você e aproveite algum momento em que estejam juntos e, entusiasmadamente, vá contando a história, não conte tudo de uma vez, para deixá-los esperando a continuação.

Advertisement

2. Monte um presépio em cada cômodo da casa

Pode ser de papel mesmo, e junto com cada um, coloque uma parte da história do nascimento de Jesus. Use sua criatividade! Você pode colocar na sala Jesus, Maria e José, na cozinha, os pastores, no banheiro, os reis magos e em baixo de cada um sua parte na história.

3. Faça uma pequena reunião

Peça a opinião de todos sobre como ter um Natal mais significativo, e assim torná-lo inesquecível. Anote as ideias e envolva todos para colocar em prática; avise amigos e familiares que vão comparecer sobre as mudanças e acréscimos, assim todos ajudam.

4. Músicas e hinos

São excelentes para trazer o espírito natalino ao seu lar. Comece a tocá-los dias antes e, é claro, toque-os na véspera e no dia de Natal. E se alguém ou toda a sua família gostar de cantar, que tal fazer um coral familiar? A escolha da música, os ensaios e a união trarão mais paz a seu lar.

5. Presenteie o aniversariante

O último e mais importante para mim é dar ao aniversariante, Jesus, o presente que Ele mais deseja: nossos corações! Uma mudança de comportamento, tirando o que é ruim e substituindo pelo que é bom; mostrando, assim, a Ele que valorizamos seu enorme sacrifício; dando valor e importância real ao seu nascimento, e, assim, sendo mais cortês com o próximo, mais compreensivo com quem erra, mais amigo de quem nos maltrata, menos rancoroso com quem nos ofende; seguindo, assim, Seu exemplo perfeito. Agindo dessa maneira, estaremos presenteando a Jesus, e sentiremos o reflexo disso em nossas vidas, sentindo a paz que só Jesus traz para os nossos corações.

Não estou dizendo que devemos deixar de presentear quem amamos nem deixar de preparar uma deliciosa ceia, estou dizendo, sim, que devemos convidar o aniversariante para a festa.

Advertisement

Sei por mim mesma que cada pequena mudança que conseguimos fazer em nós pode melhorar tudo ao nosso redor, que não precisamos esperar que tudo mude para mudarmos, mas sim, que devemos mudar mesmo em meio a pressões e oposições e, assim, veremos milagres acontecerem. Faça do seu Natal este ano um doce milagre.

Toma un momento para compartir ...

Tatiane Bellini Covre

Tatiane Bellini mora em Porto Ferreira Sp Brasil.