Punição x Reforço: Obtendo o comportamento que você quer de seus filhos

Como você pode fazer seus filhos se comportarem sem gritar, bater ou fazer ameaças? Aqui estão três sugestões.

9,967 views   |   22 shares
  • Às vezes, parece que tudo o que fazemos como pais é disciplinar nossos filhos, mas nós entendemos o que disciplinar realmente significa? O objetivo de disciplinar as crianças não é puni-los por mau comportamento. Em vez disso, a disciplina é uma ferramenta para conseguir o comportamento que queremos. Em última análise, as crianças que recebem disciplina tornam-se disciplinadas na forma de pensar, agir e falar. Disciplina é uma coisa boa, desde que não seja sempre através da punição.

  • Durante a década de 1930 até a década de 1950, o psicólogo B.F. Skinner estudou condicionamento operante, ou como usamos a disciplina para ganhar um comportamento desejado. Através de décadas de pesquisa, Skinner identificou maneiras eficazes de incutir disciplina em crianças. Ao compreender seus três métodos, aprendemos como obter o melhor comportamento de nossos filhos.

  • Punição

  • Quando muitos de nós pensa em disciplina, nossas mentes vão imediatamente para punição. O objetivo da punição é parar um mau comportamento como bater, morder, gritar ou responder. Punição também é muitas vezes reacionária, o que significa que acontece depois que uma criança já fez algo ruim. Punição positiva é quando os pais acrescentam algo, como palmadas ou tarefas extras, em resposta ao mau comportamento de uma criança. Punição negativa é tirar algo, que pode incluir a limitação do tempo no computador ou castigo.

  • Punição certamente tem seu lugar na criação dos filhos, mas não é o método mais eficaz de disciplina. É muito mais difícil parar um comportamento do que evitar um mau comportamento, em primeiro lugar. Cérebros humanos preferem buscar recompensas ao invés de evitar a punição, o que significa que a punição tem limitações naturais.

  • Reforço negativo

  • Quando reforçamos um comportamento, tentamos fazer um comportamento desejado acontecer mais vezes. Como pais, queremos reforçar as coisas tais como a escuta, obediência, compaixão e cooperação. Nós usamos reforço negativo ao tirar algo ruim quando o nosso filho faz algo certo. Por exemplo, adiando a hora de ir para a cama depois que um adolescente prova ser confiável é um reforço negativo. Outro exemplo é quando você para de ficar pedindo ao seu filho para limpar quando ele termina suas tarefas.

  • Advertisement
  • Reforço negativo é um passo enorme na direção certa, mas ainda não alcança todo o potencial para trabalhar por uma recompensa. Também exige um monte de restrições antes de chegar ao bom resultado, o que pode colocar uma pressão sobre o seu relacionamento com seus filhos.

  • Reforço positivo

  • O padrão de ouro de aprendizagem operacional é o reforço positivo. Usar o reforço positivo torna nossos lares mais felizes e nossos filhos mais bem-sucedidos. O reforço positivo é quando você adiciona algo desejável seguido do bom comportamento, como parabenizar seu filho por um trabalho bem feito ou dar guloseimas.

  • As crianças respondem muito bem ao reforço positivo, principalmente porque elas querem a nossa aprovação. Quando montamos sistemas de reforço positivo, isso dá aos nossos filhos a posse em seu processo de disciplina. Este sentimento de envolvimento desenvolve o tipo certo de autoestima, em oposição à autoestima rasa que vem com os elogios vazios. Em vez de depender de encontrar falhas, coerção ou intimidação, o reforço positivo permite dizer aos seus filhos o que você ama sobre eles de maneiras específicas e significativas, e isso é fundamental para a construção de relacionamentos amorosos.

  • Se você quiser adicionar mais reforço positivo em sua casa, comece com um sistema de símbolos. Um sistema de símbolos é qualquer representação física de boas ações - tais como adesivos, bolinhas de gude ou bolinhas de algodão - que as crianças ganham para trocar por prêmios. Os prêmios podem variar desde coisas simples como escolher uma refeição para dias especiais ou um brinquedo novo. Escolha o que funciona para sua família e as idades de seus filhos. Como um bônus adicional, os sistemas simbólicos também ensinam as crianças a planejar metas de longo prazo e autodireção, habilidades importantes para a vida adulta bem-sucedida. Além disso, lembre-se que a forma mais fácil de reforço positivo é elogio específico e significativo. Diga aos seus filhos quando eles fizerem algo certo.

  • Disciplinar é um processo capacitante para ambos os filhos e os pais quando feito corretamente. Se você se pegar usando punições com muita frequência, pense em maneiras de uniformizar o equilíbrio. Não vai demorar muito até que os seus filhos estejam se comportando do jeito que você sempre sonhou.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Punishment vs reinforcement - Getting the behavior you want from your kids.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.

Website: http://www.thesecretlifeofparents.com/

Punição x Reforço: Obtendo o comportamento que você quer de seus filhos

Como você pode fazer seus filhos se comportarem sem gritar, bater ou fazer ameaças? Aqui estão três sugestões.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr