8 maneiras suaves de ajudar a sua criança a dormir durante a noite (sem choro)

Se você está lutando com uma criança que simplesmente não dorme, aqui estão algumas coisas que fizemos e que achamos bem eficazes.

Katie Clark

_Este artigo foi originalmente publicado no blog “Clarks condensed” e republicado aqui com permissão dos autores Katie e Forrest Clark , traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger

Apesar dos conselhos de algumas pessoas bem-intencionadas, nunca recorri ao método de “deixar chorar” com Jack. Eu acredito que todos os pais têm o direito de tomar a melhor decisão para o seu filho, e Forrest e eu nunca nos sentimos bem em deixar Jack chorando até dormir, apesar de seus problemas de sono terríveis. Ele teve problemas de saúde desde o dia em que nasceu, e que muitas vezes resultam em dor, só por isso, não acho que seja a decisão certa para nós. E antes que algum de vocês pense que eu estou lhe julgando caso você use tal método, eu não estou. Ele só não é o método certo para nós!

Por causa dessa decisão de não usar o método de deixar chorar eu me pego à procura de dicas de cima a baixo para ajudar Jack a dormir melhor. Mesmo que ele tenha demorado um pouco mais para dormir durante a noite, valeu a pena o esforço e as noites sem dormir. Ele agora vai para a cama com muita facilidade (bem, pelo menos quando estamos em casa) e também tira um cochilo todos os dias de duas e quatro horas. Eu gosto de pensar que estamos sendo recompensados por essas muitas noites sem dormir.

Se você está lutando com uma criança que simplesmente não dorme, mas por qualquer motivo não quer usar o método de deixar chorar, aqui estão algumas coisas que fizemos e que achamos bem eficazes. Algumas dessas ideias são baseadas no livro Solução Para Noites Sem Choro, que eu recomendo . É muito bem escrito e tem algumas ótimas dicas. Embora nenhum destas sejam soluções rápidas, eu acredito que sejam formas suaves para ajudar seu filho a se sentir mais confortável!

1. Rotina

As crianças são criaturas de hábitos. Eu acho que uma das coisas mais importantes que você pode fazer é estabelecer uma rotina de sono desde o início. Com Jack, normalmente o colocamos para dormir no mesmo horário todas as noites, mas não deu certo até que finalmente começou a ser uma rotina muito específica antes de dormir, o que fez com que ele não só parasse de lutar contra nós quando o colocávamos na cama, mas passou a ser o início de nossos rituais noturnos. Tenho certeza de que nossa rotina parece um pouco boba para alguns, mas funciona. Uma noite, quando eu estava longe de casa tirando algumas fotos para a minha cunhada, Jack estava tendo problemas para ir dormir, então eu cantei para ele através do telefone a música que eu sempre cantava, e isso ajudou.

Advertisement

Pode ser difícil assegurar-se que seu filho vai dormir por volta da mesma hora todas as noites, mas é importante tentar fazê-lo. Seus corpos começam a ser treinados para se cansar em torno do mesmo horário, se for algo que acontece repetidas vezes. Se você está colocando o seu filho para dormir em momentos aleatórios, pode confundi-lo, tornando-se difícil levá-lo a dormir sempre!

2. Conforto

Eu acho que é importante ter certeza de que seu filho está confortável e que ele saiba que você não o abandonou. Querendo ou não quando você decide deixar seu filho chorar até dormir é uma escolha sua, mas deixe que ele saiba que você não o abandonou aos lobos.

À noite, antes de colocar seu filho na cama, não se esqueça de certificar-se de que ele está com a fralda limpa (quem quer dormir molhado? Nenhuma criança, claro) e que as roupas que está vestindo são apropriadas para o clima e temperatura. Houve algumas vezes que colocamos nosso filho na cama com apenas um pijaminha, e ele acordou mais cedo do que o normal, porque estava com frio.

Dar a seu filho um item de conforto durante a noite é uma ótima ideia, também. Quer se trate de um cobertor favorito, um bicho de pelúcia, ou qualquer outra coisa, ter algo para abraçar durante a noite pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho. Para o meu filho, tem que ter alguns de seus pequenos trens, seu cobertor “Grammy”, e seu bichinho de pelúcia bebêantes que ele nos deixe sair do quarto.

3. Tempo para desacelerar

Isso é algo que Forrest não abre mão. E parece que antes de dormir é quando Jack fica mais tenso, especialmente quando passamos algum tempo com a família. Para qualquer um, pode ser difícil ir da diversão acelerada para a tranquilidade ininterrupta. Logo antes da hora da soneca ou de dormir, levamos cerca de 10-15 minutos ajudando nosso filho a relaxar um pouco. Isso geralmente envolve a leitura de um livro, ou apenas aconchegar-se no sofá, mas de qualquer forma, descobrimos que ele dorme mais facilmente se não estiver ligado.

Advertisement

E quando você pensa sobre isso, não é assim mesmo para a maioria de nós? Eu sei que quando eu tento ir para a cama depois de exercício bastante intenso, ou até mesmo após assistir a um programa de televisão cativante, eu tenho dificuldades para adormecer. Pode levar algum tempo para relaxar, mas os 10 minutos que leva valem a pena, pois impedem 60 minutos de choramingar e tentar evitar o sono.

4. Associações do sono

A autora do livro A Solução Para Noites Sem Choro sugeriu a criação de “associações de sono”, que é basicamente algo que a criança associa com o sono. Isso pode ser qualquer coisa como música suave, um cobertor, óleos essenciais de lavanda em um difusor – mas tem que ser algo que só é usado durante o sono. Pode levar algum tempo para criar uma associação de sono, mas depois de um pouco de consistência, estas associações de sono podem ser incrivelmente poderosas e reconfortantes. Para Jack, temos alguns ruídos brancos que é só colocar direto antes de dormir ou antes da soneca, e assim que começa, ele cai no sono logo depois.

5. Use seu cobertor

Isso é algo que funciona melhor com crianças mais jovens (com menos de um ano). Os bebês são geralmente confortados imensamente pelo cheiro de sua mãe, especialmente à noite. E já que você provavelmente não quer subir no berço e dormir com eles, colocar um cobertor, ou mesmo uma peça de roupa perto deles com seu próprio cheiro pode ajudar a acalmá-los.

Quando Jack era menor, muitas vezes coloquei a manta dele (a marca Aden e Anais são as melhores) em volta do meu pescoço, como um cachecol, por cerca de duas horas antes de colocá-lo na cama. Quando chegava a hora de dormir, eu o aconchegava dentro da manta, e eu sentia que isso o ajudava a cair no sono mais rápido e por mais tempo. Não é recomendado colocar cobertores ou travesseiros soltos na cama de um bebê; mantenha isso em mente.

6. Banho

A maioria das crianças se sente aliviada com um banho, e isso pode realmente ajudá-los a dormir melhor. Jack não é uma dessas crianças – ele odiava a hora do banho desde que tinha cerca de nove meses de idade. No entanto, a partir de tudo que li, dar em seu filho um banho agradável, quente antes de dormir pode ajudar a acalmar a sua mente e corpo e prepará-los para a cama. Lavanda é um perfume que é frequentemente associado ao relaxamento, por isso, se o seu filho não é sensível a cheiros, eu recomendaria começar a usar um xampu de lavanda ou banho de espuma. Nós sempre gostamos de usar Lavanda e Camomila da Baby Magic.

Advertisement

7. Descarte problemas de saúde

Como já mencionei antes, a nossa principal razão para evitar o método de deixar chorar com Jack foi por causa de seus problemas de saúde. Ele teve problemas digestivos, refluxo ácido, e infecções de ouvido desde bem novinho, o que afeta o sono. Isso foi algo que descobri depois de várias visitas ao médico, e eu sou grata por ter investigado por que ele tinha tantos problemas para dormir. Depois de infecções de ouvido incontáveis, o implante de tubos, foi o que imediatamente o ajudou a dormir melhor. Os problemas de estômago têm sido mais difíceis de ajudar, e ele de vez em quando ainda acorda por causa deles, mas não tanto como antes.

Nem todas as crianças com problemas para dormir, estão tendo problemas de saúde. No entanto, algumas sim, e se o seu filho não dorme, ou chora inconsolavelmente por horas, com certeza você deve consultar o seu médico. Nunca se sabe se há algum problema subjacente! Se você achar que seu filho está tendo uma grande quantidade de gases, uma coisa que você pode fazer é usar um medicamento como dimeticona. Nós nunca tivemos muito sucesso com isso (já que os problemas de Jack eram mais do que apenas gases), mas eu sei que muitas mães não abrem mão dessas gotas.

8. Paciência

Não é realista esperar que o seu filho passe a dormir durante toda noite, após algumas semanas do nascimento. Também não é realista pensar que ele não vai dar um pouco de trabalho. Haverá sempre aquelas crianças que começam a dormir a noite toda, sem problemas, super cedo, e em seguida, haverá outros que, apesar de seus melhores esforços, se recusam a dormir por um tempo muito longo. Embora possa ser incrivelmente frustrante e cansativo, tente lembrar que “isso também vai passar.” É mais fácil falar do que fazer, eu sei. Mas eu prometo, vai chegar um momento em que seu filho vai dormir a noite toda, e você vai sentir saudades daqueles afagos no meio da noite.

Como sempre, tenha cuidado com cobertores, bichos de pelúcia ou outros objetos no berço do seu filho, especialmente quando são bem novinhos.

Toma un momento para compartir ...

Katie Clark

Katie Clark is an undergraduate at BYU majoring in Print Journalism. She is originally from Colorado, but currently lives in Provo, Utah, with her husband and son.