5 coisas para se lembrar se o seu filho estiver deprimido

Infelizmente, as crianças podem sofrer de depressão. Quando isso acontece, é importante procurar ajuda profissional, a fim de ajudá-los a trabalhar em seus sentimentos.

Lynn Scoresby

Infelizmente, as crianças podem sofrer de depressão. Quando isso acontece, é importante procurar ajuda profissional, a fim de ajudá-los a trabalhar em seus sentimentos. Quando crianças estão deprimidas, perdem o interesse em atividades que normalmente desfrutam, elas se afastam, têm uma mudança na aparência, declínio de desempenho acadêmico, elas experimentam tristeza prolongada e extrema e podem tornar-se obcecadas com a morte ou contemplar o suicídio.

Há várias razões para uma criança sofrer de depressão e outros fatores de risco. Alguns eventos que podem causar uma criança a cair em um estado de depressão incluem divórcio, morte de um membro da família, desafios acadêmicos, estressores familiares (tais como as dificuldades econômicas ou um pai perder o emprego), ser vítima de abuso infantil (sexual, físico ou emocional) ou ser vítima de bullying. Seu filho tem um risco maior de desenvolver depressão se há membros da família que foram diagnosticados com depressão. É importante perceber que as crianças não vão apenas “sair” de um estado depressivo mais do que um adulto.

1. Sempre discuta sentimentos abertamente

Se o seu filho não se sente confortável ou seguro discutindo seus sentimentos (tanto os positivos quanto os negativos), ele tem mais chances de se tornar mais profundamente deprimido. Explique para a criança que seus sentimentos são uma parte dela e são aceitos, irá ajudá-la a expressar esses sentimentos para você. Pedir a uma criança para suprimir as lágrimas ou raiva é contraproducente, e pode ser prejudicial, aprofundando o desespero que ela está sentindo.

2. Ensine e seja um exemplo de automensagens positivas

Ao falar sobre si mesmo, certifique-se de evitar termos depreciativos. Isso simplesmente mostra ao seu filho que a autoaversão é aceitável. Quando você ouvir seu filho falar negativamente sobre si mesmo, gentilmente o lembre que você o ama e que você preferiria que ele não falasse negativamente sobre alguém que você ama. Ao substituir o diálogo interno negativo por um positivo, seu filho pode então trabalhar para dominar seus pensamentos. Substituir pensamentos será mais difícil e exigirá mais prática, com a ajuda de um profissional.

3. Não economize nas experiências e atividades prazerosas

Seu filho pode expressar um desejo de ser deixado sozinho, mas faça todo o possível para incluí-lo em atividades familiares divertidas. Dê ao seu filho algo para antecipar. Algumas ideias possíveis são jogos em família, piqueniques, passeios esportivos em família, viagens, férias, etc.

Advertisement

4. Não tente fazer tudo sozinho

Se a depressão de seu filho não estiver melhorando ou estiver piorando, encontre um profissional especializado no tratamento de crianças e adolescentes com problemas emocionais. Você pode obter uma indicação no escritório de seu pediatra, ou ligando para o programa de saúde mental de seu município.

5. Quando você precisa procurar ajuda imediatamente

Seu filho precisa de ajuda imediata, se ele ou ela falam sobre pensar em morrer ou querer ferir a si mesmo. Isso deve ser levado a sério, e imediatamente. Ligue para o consultório do seu médico para uma consulta o mais rápido possível. Se você não conseguir ajuda de forma conveniente, você sempre pode levar seu filho ao pronto-socorro mais próximo para obter ajuda.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 things to remember if your child is depressed.

Toma un momento para compartir ...

Lynn Scoresby

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.