6 atividades inesquecíveis para unir a família

Juntos já fizeram de tudo o que podiam. Mas algo novo e diferente pode trazer a união que tanto procuram.

8,056 views   |   22 shares
  • Como família somos ligados genetica e afetivamente. Amamos uns aos outros, cuidamos e desfrutamos da tão benéfica companhia daqueles que são tão nossos. Como qualquer outro relacionamento precisa ser cultivado, preservado e investido, a relação familiar não é diferente, requer atenção e cuidado dobrado. Se algo não vai muito bem, caso os membros da família escontram-se distantes é preciso analisar os motivos e solucionar o problema a fim de fortalecer os laços e unir novamente a família.

  • Cada família tem sua peculiaridade, sua própria rotina, seus interesses mútuos, hobbies, e conhecem bem as atividades de lazer que preferem praticar. Porém, quando até as atividades recreativas se tornam rotineiras é hora de mudar, algo novo pode sacudir a relação do grupo, trazer mais união e marcar a vida de todos. Segue algumas sugestões:

  • 1. Dance!

  • Normalmente a ala mais jovem da família frequenta danceterias, bailes ou festas de amigos. O que para os mais velhos, ou para as crianças, acaba parecendo impróprio. Errado! Experimente oferecer essa oportunidade para todos a sua volta, do mais novo ao mais velho, estando em um hambiente familiar, rodeados de conhecidos todos irão se soltar e aproveitar a festa, as risadas e a diversão são garantidas. Se a vovó, o vovô ou o bebê não podem ir até o baile, leve o baile até eles em casa mesmo. Uma boa música já será o suficiente. Se possível acrescente efeitos especiais com iluminação própria, contrate um profissional ou improvise. Eu já experimentei e recomendo. Para as crianças existem lugares nas grandes cidades que promovem bailes próprios para a idade deles, os pais também se divertem e a família toda fica feliz. Em São Paulo, por exemplo, temos a Disco Baby que acontece quinzenalmente em uma famosa casa noturna da cidade.

  • 2. Viaje

  • É de praxe pensarmos em viajar quando o assunto é fugir da rotina, passar mais tempos juntos, unir a família, fortalecer as relações, viver algo inesquecível. Se for possível invista mesmo. Ao distanciar-se de casa, do trabalho, das atividades exaustivas do dia a dia ficamos menos estressados e passamos a ser companhias mais agradáveis e vice-versa. Em um ambiente novo as coisas tomam outro sentido, vemos tudo por outro anglo. Outro benefício também são as atividades que podemos desenvolver no campo ou na praia, totalmente diferentes para quem mora em cidade grande, por exemplo. Mas não se cobre muito, não precisa ser a viagem, o melhor hotel, o melhor destino, promova aquilo que lhe é permitido. Ouvi recentemente um relato de uma mãe brasileira que dizia: "Levei meus filhos a Disney, planejei durante muito tempo, fizemos muitas economias para realizar esse sonho. Quando voltamos perguntei qual fora a atividade que mais gostaram na viagem, para minha supresa minha filha respondeu: "A guerra de travesseiros que fizemos aquela noite no quarto."

  • Advertisement
  • 3. Faça guerra

  • Não faça uma longa viagem para fazer algo tão simples como pular na cama com seus filhos, se forem pequenos. Faça guerra de travesseiros, de água, de terra, deite-se no chão, brinque com tintas, rabisque-se lambuse-se. Encoraje os mais velhos e os mais durões a voltarem a ser criança novamente. As crianças são peças fundamentais na união da família, aprendam com elas, entre no jogo delas e quando se derem conta os problemas junto com a desunião se dissiparam e momentos inesquecíveis ficarão plantados no coração de todos os envolvidos.

  • 4. Reforme a casa

  • Como algo tão estressante pode unir e tornar-se inesquecível para a família? Se todos se envolverem pode sim ser divertido e representar a reconstrução, o renascimento de uma nova relação. Quando criança, meu pai, por motivo de trabalho passou uma longa temporada fora de casa, poucos dias antes de partir, eu, meu pai e meu irmão pintamos a casa. O que ficou em nossa lembrança foram as fotos divertidas que fizemos, a sujeira que causamos, os conselhos que ouvimos enquanto trabalhamos e o resultado final que desfrutamos durante o período que meu pai esteve fora.

  • 5. Comemore

  • Não deixe as datas passarem em branco. Não deixe de comemorar o aniversário do seu filho, ou de qualquer familiar por alguma desavença. Comemore a segunda-feira, comemore o Dia das Crianças, faça um almoço ou um grande evento, mas não deixe de desfrutar da companhia daqueles que você ama. Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, ou qualquer data comemorativa pode até ter objetivo comercial, mas podemos aproveitá-las para marcar a infância de nossas crianças, surpreender nosso parceiro, encantar nossos pais, nossos velhinhos, nossa família.

  • 6. Vá à igreja

  • A religião tem o poder de ligar as pessoas a sua espiritualidade. Tornando-as mais dóceis, amorosas, pacientes e dedicadas, características que facilitam a aproximação com o próximo e dirigem as relações por um caminho mais tranquilo. Frequentar a igreja, participar das atividades, servir ao próximo e juntos acreditarem um bem maior, dividindo a mesma fé, certamente a união será a consequência mais fácil que todos irão desfrutar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

6 atividades inesquecíveis para unir a família

Juntos já fizeram de tudo o que podiam. Mas algo novo e diferente pode trazer a união que tanto procuram.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr