Deixando de focar em problemas e buscando soluções

Todos passam por dificuldades ao longo desta jornada na Terra, a diferença é que alguns sofrem menos com elas, não porque sejam mais fáceis, mas porque aprenderam a buscar soluções ao invés de sofrerem.

1,984 views   |   1 shares
  • Quem não passa por problemas e dificuldades na vida? Quem já não teve a experiência de passar algumas noites de insônia pensando nas contas para pagar? Quantas pessoas passam por esse tipo de problemas todos os dias? É fato que os problemas e dificuldades que todos enfrentam no decorrer da vida fazem parte da existência e acabam por trazer aprendizado e maturidade.

  • No entanto, quando a concentração é maior no problema em si do que na solução dele é preciso mudar o foco. De nada adianta martirizar-se por alguma dificuldade e perder noites e mais noites de sono. Na hora do contratempo, é preciso contar com muita energia e criatividade e encontrar soluções para resolvê-lo. Concentrar-se na solução e não na dificuldade é, na maioria das vezes, um exercício de autodomínio.

  • Os problemas justamente acontecem na vida para que todos possam criar a habilidade de resolvê-los. E só obterão sucesso os que entenderem isso.

  • Focando em soluções

  • Ayrton Senna, um grande piloto brasileiro de Fórmula I, conhecido por suas vitórias em corridas embaixo de chuva, confidenciou certa vez que quando pequeno, estava na liderança de uma corrida de kart quando começou a chover. Senna foi perdendo posições aos poucos para outros corredores, até que saiu da corrida. A chuva o atrapalhara. Ele poderia ter terminado sua carreira ali, por se convencer de que não poderia ser um grande piloto se não tivesse a habilidade de correr sob a chuva. Isso era um grande problema.

  • No entanto, com foco na solução, Senna passou a treinar por horas e horas embaixo da chuva até que alcançou a perfeição sobre as pistas molhadas, ganhando várias competições sob chuva forte e passou inclusive a ser conhecido como o rei da chuva. Um bom exemplo!

  • Dedicação é um treinamento com ação

  • Talvez seja necessário empenhar algumas horas na solução de algum contratempo, talvez seja necessário até mesmo um treinamento, porém, será um tempo usado sabiamente. Com o foco no objetivo correto. Com certeza, as horas usadas para buscar uma solução serão muito mais recompensadoras do que aquelas que foram despendidas em noites mal dormidas ou na cura de dores relacionadas ao estresse de tanto focar no objeto errado.

  • Foco na solução e ação.

  • Mahatma Gandhi já ensinava: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

  • Usar o tempo com sabedoria, tendo foco no objetivo correto e agir, são os caminhos que levarão à composição das habilidades necessárias para superar os desafios que a vida impõe.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Deixando de focar em problemas e buscando soluções

Todos passam por dificuldades ao longo desta jornada na Terra, a diferença é que alguns sofrem menos com elas, não porque sejam mais fáceis, mas porque aprenderam a buscar soluções ao invés de sofrerem.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr