5 etapas essenciais para ensinar as crianças sobre o real significado do Natal

Transforme a noite de Natal de seus filhos em um momento ainda mais significativo.

5,766 views   |   1 shares
  • A partir dos três ou quatro anos de idade as crianças já compreendem que o Natal é a época do ano em que se reúnem com a família, comem coisas gostosas e ganham presentes. Mas como podemos ensinar nossos filhos sobre o real significado desta ocasião?

  • Existem inúmeras maneiras e oportunidades para se instruir os pequenos sobre a comemoração natalina. Selecionamos abaixo algumas ideias simples e que podem ajudar as crianças a não esperarem apenas pelos presentes.

  • 1- Aprender as histórias bíblicas

  • Para que a família fique mais unida e tenha mais harmonia, é importante ter algum tempo juntos. Os pais podem determinar um horário e dia da semana específico para isso. Durante essas reuniões, os familiares podem conversar sobre as necessidades e os desafios que enfrentam e também se divertir. Uma dessas oportunidades pode ser utilizada para ler as passagens bíblicas sobre o nascimento de Cristo. Para que a atividade seja mais divertida, as crianças podem ser fantasiadas e encenar as histórias narradas. O teatrinho pode ser repetido na noite do Natal.

  • 2- Cantar músicas de Natal

  • A música tem poder para ensinar e emocionar as pessoas. Existem muitas belas letras natalinas. A família pode escolher uma canção e aprender a cantá-la. Ao memorizarem juntos as estrofes e melodias, podem surgir novas oportunidades de aprendizado.

  • 3- Decorar a casa

  • A decoração natalina também ajuda a criar um ambiente propício para o aprendizado. Além de ter boneco de neve, rena e Papai Noel espalhados pela casa, inclua também um presépio e símbolos que representem a história de Cristo. As crianças podem criar enfeites personalizados. Ao elaborar, por exemplo, estrelas para árvore de Natal, podem aprender sobre a anunciação de Cristo.

  • Advertisement
  • 4. Ajudar os necessitados

  • Escolham atividades que mudem o foco do "receber" para o "doar". Os valores da solidariedade são enraizados quando oferecemos de nosso tempo, habilidades e recursos. Ao longo das semanas que antecedem o Natal, ajudem as crianças a identificarem oportunidades de servir outras pessoas, como amigos e familiares. As crianças podem ser incentivadas a ajudar a preparar cartões de Natal, alimentos ou presentes artesanais. Podem ainda doar alguns de seus brinquedos mais antigos para os necessitados, visitar um idoso ou enfermo na noite do Natal ou aprender a orar pelos que passam por dificuldades.

  • 5- Ensinar sobre gratidão

  • É claro que a espera pelo Papai Noel e os presentes fazem parte da comemoração. As crianças também aprendem sobre amor, carinho e afeto ao serem servidas e cuidadas. Mas certifique-se de ajudá-las a agradecerem pelo que receberam. Ao aprenderem a ser gratas, com o tempo, também serão capazes de reconhecer as bênçãos diárias que recebem de Deus.

  • Ler histórias bíblicas, cantar hinos, decorar a casa ou prestar serviço, seja qual for a estratégia escolhida para ensinar as crianças sobre o simbolismo do Natal, o importante é que a família se esforce continuamente para transmitir boas tradições e princípios aos filhos. Não nos preocupemos demais com a quantidade de atividades que fazemos, mas com o amor que dedicamos ao realizar cada delas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Isabella Araújo é jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e é mestranda do curso de Literatura Portuguesa da Universidade do Porto.

5 etapas essenciais para ensinar as crianças sobre o real significado do Natal

Transforme a noite de Natal de seus filhos em um momento ainda mais significativo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr