Drogas no quarto de seu filho: 7 coisas que você deve fazer

Você está arrumando o quarto de seu filho e se depara com drogas ou álcool. Descrença, raiva, tristeza, há tantas emoções. O que você deve fazer?

David Simonsen

Você está limpando o quarto do seu filho depois de ter pedido a ele para fazer isso pela sétima vez. Enquanto faz isso, você se depara com algum tipo de álcool ou drogas. No começo você está em choque, e então a negação vem. Depois você fica com raiva. Tentar descobrir uma boa maneira de lidar com a situação pode ser a diferença entre a construção de uma relação mais forte com seu filho ou a criação de uma fenda ainda melhor em sua relação com ele. Aqui estão algumas coisas para se lembrar quando você tiver que lidar com essa situação.

1. Você não está sozinho

Todos os dias, pais do mundo todo têm filhos que estão envolvidos em drogas e álcool. Isso não quer dizer que está tudo bem, mas isso não significa que você não tem que passar por esse tempo desafiador e desconfortável sozinho.

2. Tenha um plano

Seria muito fácil ter uma reação negativa instintiva ao encontrar drogas ou álcool no quarto de seu filho. Haverá um grande número de emoções que você vai sentir, e você pode querer cuidar do problema ali mesmo. Sim, isso poderia ser uma crise, e não é algo que você será capaz de resolver nas próximas horas. É sábio ter um plano de ação. Quando você vai falar? Quem vai estar presente com vocês? Que perguntas você vai precisar que ele responda? Se você tem esses tipos de coisas mapeadas com antecedência, sua conversa pode ser muito melhor quando você abordar seu filho.

3. Não aja com raiva

É completamente compreensível estar bravo com esta nova informação que você acabou de descobrir. No entanto, tentar demonstrar sua preocupação por alguém no meio da raiva geralmente não funciona bem. Especialmente se você fizer isso com um adolescente. Eles ouvem e sentem sua raiva ao invés da mensagem real. A raiva é uma emoção secundária. O que você realmente está sentindo é algo mais semelhante à dor, tristeza, decepção ou perda. Essas são as emoções sobre as quais você deve falar.

4. Você está no comando

Até certo ponto, você, como pai/mãe, deve estar no comando da vida de seu filho. O fato de que você encontrou o que encontrou deve informá-lo claramente de que você PRECISA ficar no comando. Seu filho está no caminho errado e você precisa ajudá-lo a voltar ao curso. O desafio aqui é se você mesmo estiver fora de curso. Será muito mais difícil colocar seu filho de volta nos trilhos. Parte da razão pela qual ele poderia estar usando drogas é devido a algo que você pode ou não estar fazendo. A autoavaliação vai ser importante nesse processo. Se você estiver usando drogas ilegais e seu filho sabe disso, será muito difícil ele ouvir você. Certifique-se de que você não está fazendo coisas que prejudicam o seu controle sobre sua vida.

Advertisement

5. Junte apoio

Você não precisa fazer isso sozinho. Desde que você está no comando vai ser importante reunir apoio em torno de si mesmo e seu filho. Este apoio pode ser de formas variadas. A forma mais imediata de obter apoio é com um cônjuge ou pessoa amada que possa ajudá-lo. Juntos vocês podem pensar em algumas maneiras de implementar um novo plano em casa. Reunir outros membros da família, membros da igreja ou até mesmo amigos íntimos também pode ser útil. Se você absolutamente não tem ninguém por perto para prestar apoio, então outros sites e grupos de apoio podem ser um bom lugar para procurar por esse apoio.

6. Permaneça constante

Os filhos precisam de consistência em suas vidas. Isso não é diferente. Uma vez que você tem um plano e reuniu apoio agora você precisa permanecer constante. Você não pode deixar que as coisas fiquem no caminho de sua consistência. As coisas, infelizmente, podem precisar ser organizadas em sua vida, a fim de fazer as coisas funcionarem de uma forma consistente.

7. Ame seu filho

Quando você teve seu filho, tenho certeza de que nunca imaginou que ele iria usar substâncias ilegais um dia. Em vez disso, você tinha grandes esperanças e sonhos para ele. No núcleo do seu relacionamento com ele, havia amor. Esse amor o levou a ficar acordado a noite com ele quando ele estava doente, preparar suas refeições favoritas, levá-lo a lugares que ele amava. Este amor é o que vai ajudá-lo a seguir em frente agora. Ele irá ajudá-lo a permanecer consistente e fazer as coisas difíceis quando se trata de ajudar seu filho. O amor não é simplesmente uma emoção, é também uma ação. Você pode e deve amar o seu filho, mesmo em meio a essas circunstâncias difíceis.

A coisa importante a lembrar através desse processo é o valor da ação controlada e amor. Embora esta descoberta possa causar sua parcela de dor, o resultado final pode ser um de esperança, recuperação e compreensão.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Drugs in your kids room – 7 things you must do.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

David Simonsen

Dr. David Simonsen é marido, pai e terapeuta. Ele gosta de aprender, rir e ser criativo.